Tesla fecha 2019 com mais de 350 mil carros entregues e aumento de receita

Tesla fecha 2019 com mais de 350 mil carros entregues e aumento de receita

A Tesla apresentou nesta quarta-feira (29) o seu relatório financeiro do último trimestre de 2019, representando uma reviravolta para o ano conturbado da companhia. Os últimos meses foram os melhores do ano fiscal, com rendimento de US$ 7,3 bilhões, um aumento de 17% na comparação trimestral e 2% contra o mesmo período de 2018.

Grande parte disso foi a ampliação da produção do Model 3, aumentando as vendas da companhia no ano. No trimestre, ela fabricou 86 mil Model 3, um aumento de 9% em relação aos três meses anteriores e elevação de 42% na comparação anual. Contudo, foram entregues 92 mil Model 3 a consumidores, um aumento trimestral de 16% e anual de 46%.

Total de carros da empresa no acumulado anual (Arte e dados: Tesla)

Os modelos S e X também apresentaram maior produção no fim de 2019, mas há queda de 29% na comparação anual. A companhia também passou a marca dos 350 mil carros entregues em 2019.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Tabela de vendas e fabricações da empresa (Arte e dados: Tesla)

A Tesla ainda deve aumentar a sua capacidade de produção na fábrica de Fremont, nos Estados Unidos, com possibilidade de produzir até 400 mil Model 3 e Y por ano. Ela também iniciou as entregas na China, com capacidade de 150 mil Model 3/ano. A produção no país, contudo, foi interditada pelo governo para controle do coronavírus na região, o que deve afetar o início de ano.

Outro motivo de avanço no final de 2019 foi a ampliação de vendas para o mercado internacional da Tesla. No ano, a companhia ganhou bastante espaço no mercado europeu e chinês.

Companhia conseguiu espaço com a venda do Model 3 (Arte e dados: Tesla)

A previsão, portanto, é de números ainda melhores para 2020. "A entrega de veículos deve confortavelmente ultrapassar 500 mil unidades", diz o documento da empresa. Ainda, por conta das novas fábricas e do modelo Y, há expectativa de que a produção seja maior que as vendas no próximo ano.

Números consolidados da companhia (Arte e dados: Tesla)

O relatório completo está disponível no site da Tesla.

Leia a matéria no Canaltech.