A maioria dos iPhones e iPads já está atualizada com o iOS 13, revela a Apple

A maioria dos iPhones e iPads já está atualizada com o iOS 13, revela a Apple

Uma das coisas que os usuários da Apple mais podem se gabar com relação aos consumidores do Android é o fato de as atualizações de sistema operacional serem muito mais rápidas — e estão a cada ano mais ágeis. Segundo a própria companhia da Maçã, mais de 77% dos aparelhos lançados nos últimos quatros anos já estão atualizados com o iOS 13, e 70% de todos os iPhones e iPads atualmente em serviço estão rodando o sistema operacional em sua versão mais atual.

De acordo com esse relatório, o iOS 12 ainda mostra uma boa atividade e está em 23% dos telefones — estava em 38% em outubro, no mês de estreia do novo sistema. As taxas de upgrade nos tablets é um pouco diferente. Atualmente, a fabricante afirma que está o iPadOS está em 79% dos iPads lançados nos últimos quatro anos, com o restante no iOS 12.

Imagem: Reprodução/Apple

Ainda em relação aos iPads, do total, 57% das unidades ativas estão com o iPad OS, 27% usam o iOS 12 e 16% ainda possuem outros sistemas operacionais anteriores. Embora os números sejam muito bons, eles apenas repetem a mesma taxa da troca do iOS 11 para o iOS 12 — em 2019, o iOS 12 estava em 78% de todos os iPhones, iPads e iPods Touch lançados nos últimos quatro anos.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Vale destacar que, ainda que o iOS 13 esteja bem estável em quase todos os smartphones da companhia, o sistema apresentou vários bugs e já tinha duas grandes correções em andamento antes mesmo de sua estreia oficial. O software está na versão 13.3.1, otimizado na semana passada.

Apple já está em tantos dispositivos ativos quanto as máquinas com Windows

Que o mundo tem muito mais máquinas com o sistema operacional Windows, isso todo mundo já sabe, embora o Linux e o macOS sejam os prediletos de grande parcela dos usuários. Mas, agora, uma pesquisa vem para deixar a Microsoft em alerta.

Ao anunciar a receita do trimestre fiscal, a Apple afirmou que já está presente em 1,5 bilhão de dispositivos ativos — o mesmo número de máquinas confirmadas pela própria Microsoft a operar com Windows. "Durante o trimestre de férias, nossa base ativa instalada de dispositivos cresceu em cada um dos nossos segmentos geográficos e agora atingiu mais de 1,5 bilhão. Vemos isso como um poderoso testemunho da satisfação, engajamento e lealdade de nossos clientes — e um grande impulsionador do nosso crescimento geral", diz a companhia, no documento.

Imagem: Reprodução/Apple

Mesmo que esse avanço seja algo impressionante, há um certo "truque" nesses números: a grande parte dos aparelhos com sistemas da Apple é composta por iPhones, que não competem exatamente na mesma seara de produtividade dos PCs, que, munidos de Windows, ainda são líderes isolados nesse quesito. De qualquer forma, a presença de uma rival em produtos que todo mundo também usa todo dia não deixa de ser um feito a se ficar de olho no mercado.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: