Liga de Basquete Feminino encerra temporada por causa da pandemia

Liga de Basquete Feminino encerra temporada por causa da pandemia

A temporada 2020 da Liga de Basquete feminino foi precocemente encerrada nesta terça-feira em virtude da pandemia do coronavírus. O anúncio foi feito pela organização da competição, após decisão tomada pelas equipes participantes em uma videconferência realizada na manhã desta terça.

"Foi decidido que a competição não será realizada, haja vista a pandemia que nosso país ainda vive. Mês a mês, estávamos estudando as possibilidades de retorno e, ontem (22) à noite, tivemos uma reunião virtual com os médicos da Confederação Brasileira de Basketball, que colocaram com propriedade as inseguranças que poderiam haver nos jogos. Procuramos preservar a integridade de nossas atletas e comissões técnicas. Com isso, a liga e os clubes optaram por cancelar a temporada", disse o presidente em exercício da LBF, Valter Ferreira.

O campeonato havia começado em 8 de março, e foi paralisado apenas seis dias depois. Apenas três jogos haviam sido disputados: Ituano x Santo André (71 a 73), Vera Cruz Campinas x Pró-Esporte Sorocaba (98 a 85) e Sampaio Basquete x Sesi Araraquara (76 a 46). Oito equipes de quatro estados estavam no campeonato.

Assim como na NBb, encerrada em maio, a temporada da LBF também não terá um campeão. A ideia vinha sendo combatida desde o início da quarentena. Um protocolo médico chegou a ser elaborado para a retomada, mas sem garantias, não foi colocado em prática.

Havia até o planejamento de retomar os jogos em agosto, em apenas duas sedes, com apenas um turno e jogos únicos nos playoffs, seguindo recomendações médicas e cuidados de distanciamento.

O formato chegou a ser aprovado pelas equipes, segundo a LBF, mas acabou sendo anulado na reunião desta terça. "Acreditamos que foi a melhor forma possível. Com essa medida, nós conseguimos preservar a todos, e torcemos para que possamos fazer, em 2021, uma temporada muito mais forte, com essa pandemia controlada. Agradecemos a todos os patrocinadores, equipes, comissões, todos que se empenharam ao máximo nesta questão", explicou Ferreira.

* Com Estadão Conteúdo