BRK Ambiental realiza nesta terça (23) mais uma intervenção em Porto Ferreira para redução do índice de perdas de água

BRK Ambiental realiza nesta terça (23) mais uma intervenção em Porto Ferreira para redução do índice de perdas de água


A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, vai realizar nesta terça-feira, dia 23, a instalação de um macromedidor em uma adutora de água tratada responsável por levar a água produzida na Estação de Tratamento de Água abastecendo todo o setor norte de Porto Ferreira.

Os macromedidores que são equipamentos semelhantes aos hidrômetros, mas instalados em redes para medir a quantidade de água enviada para os setores de abastecimento do município. Com esses equipamentos é possível calcular o volume de água enviado para um bairro e, assim, compará-lo com o total, de fato, consumido pelos moradores (volume esse medido via hidrômetros). A diferença desses volumes representa possíveis desperdícios, por isso esses dados são analisados para direcionar os investimentos em combate às perdas, orientando a busca por vazamentos e irregularidades.

A intervenção desta terça faz parte do trabalho contínuo para redução do índice de perdas de água que a empresa executa na cidade. Entre as principais ações executadas em 2019, estão a instalação de dez equipamentos hidráulicos em pontos estratégicos nas redes de distribuição de água. A iniciativa tem a finalidade de equalizar a pressão da água, evitando possíveis rompimentos na rede de distribuição de água.

"O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Porto Ferreira e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. É um trabalho que vai ocorrer durante toda a concessão, uma vez que reduzir o índice de perdas e mantê-lo em patamar adequado exige planejamento e ações contínuas por parte da concessionária", explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Em 2020, estão previstas instalações de outras unidades de equipamentos hidráulicos responsáveis por equalizar a pressão e mais 08 macromedidores em diversos pontos da rede de distribuição de água.

Oscilação no abastecimento de água

Por conta da intervenção, treze bairros da cidade podem ter oscilações no abastecimento de água entre a noite desta terça-feira, dia 23, e a madrugada desta quarta-feira, dia 24. Os trabalhos ocorrerão nesse horário para minimizar o impacto na população.

Diante da situação, a concessionária reforça a importância do consumo consciente. Os bairros afetados são: Santa Cruz, Botafogo, Cristo Redentor, Jardim das Palmeiras, Vila Real, Santo Afonso, Las Palmas, Porto Bello, Jardim Recreio, Centenário, Paschoal Salzano, Recreio São Lazaro e Paulo Calixto.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação á gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.