Brasil, essa é sua cara!

Coluna publicada no JORNAL DO PORTO dia 19-6-2020

Brasil, essa é sua cara!


Tristeza 1

Muito me deixa triste e indignado ver algumas pessoas torcendo pela extinção dos jornais impressos. Ficam felizes com alguns jornais sendo fechados. Insistem em dizer que os jornais e revistas estão em decadência. Mas me digam aqueles que gostam de leitura e de entretenimento, aqueles que gostam de informação com credibilidade. Que formam opiniões. O que vale mais? Um jornal impresso ou vários faketoides de internet? Blogs de matérias chupadas? Ainda muitos desses faketoides com uma coluna só! Blogs e sites sem conteúdo algum. E quando fazem algo sério uns nem acreditam e na maioria das vezes sem fontes concretas e dignas, ou seja, só porcaria.

Tristeza 2

Em sua maioria só fake news. Essas pessoas que torcem para a extinção do jornal impresso, estão torcendo junto para a extinção da imprensa, como estamos vendo muitas querendo isso, pelo simples motivo dos jornais impressos e revistas noticiarem os fatos. A era digital tem que ser aliada do impresso e não achar que os jornais e revistas impressas não são mais mídias. É mídia sim, e é forte. Quando muitos pelejam para ter curtidas e visualizações, os papéis já saem na frente disso com seus fiéis assinantes e leitores. E não nessa loucura de ganhar "likes" usando de subterfúgios baixos e rasteiros. Com brigas, intrigas e o falar mal das pessoas. É isso o que chama a atenção para a leitura de alguns. Infelizmente e com muita tristeza é o que vemos hoje.

Tristeza 3

Estamos vendo profissionais da área da mídia digital se achando os deuses da publicidade, mas a que custo isso? Focam somente em seu mundo e não ampliam horizontes para o que já existe há séculos. Antes da internet já existia rádio, já existia televisão, jornais e revistas. E todos continuam, ou seja, a internet veio para agregar, e não destruir. Existe espaço para todos, agora imaginem isso interligados. Puxando a sardinha para nossa brasa aqui do Jornal do Porto, estamos galgando esse caminho. Interligando todos em uma marca só, seguindo exemplo dos grandes jornais que permanecem mais vivos do que nunca. Então cada jornal que se fecha a cada crítica em derrubar a impressa em geral é a democracia se ruindo para uma terra sem lei e ordem. Criando assim a bolha do que mais é comentado é o mais "legal", deixando de lado outras opiniões no anseio de mais e mais curtidas.

Câmara

A sessão da Câmara esta semana foi mais uma vez sem grandes novidades. Aqueles mesmos pedidos de sempre, um parabéns aqui, outro parabéns ali. Os cumprimentos maiores foram, claro, para o início das obras da ponte do córrego Santa Rosa, que teve cerimônia e tudo mais na manhã de segunda-feira, com a presença de 8 dos 10 vereadores que aprovaram o pacote de obras de R$ 26 milhões no ano passado.

Ponte

Já que toquei no assunto, um ano após o anúncio das obras do pacote de R$ 26 milhões vemos que as coisas vão caminhando bem. O Cefer (Centro Empresarial Ferreirense) já está quase todo pronto com infraestrutura, asfalto e condições de abrigar as empresas que compraram os lotes, muitas já iniciaram construção. A ponte do Santa Rosa também iniciou, com um pouco de atraso, é verdade, mas porque tentaram melar ou atrasar a concorrência. Porém, o que importa é que começou e terá 10 meses para a obra ficar pronta, beneficiando muita gente e dentro de um plano maior de um grande anel viário, conforme disse o prefeito na cerimônia de segunda-feira. E ainda dentro do pacote tem a pavimentação da avenida Mariano Procópio, que ligará com o acesso à ponte.

Moita

Aliás, conversinha ouvida esta semana entre políticos ligados ao prefeito Rômulo, depois do início das obras da ponte, dizia que já roçaram até uma moita de bambu que tinha pelos lados do Santa Rosa. Tá pequenininha agora.

Anésia 2

A outra grande obra do pacote, a urbanização do Jardim Anésia 2, que vai se chamar Jardim Esperança, também teve contrato assinado com a empresa vencedora e já começaram a chegar na região as tubulações que servirão como galerias. Importante obra de impacto social, pois ali existem mais de 500 moradias, é cerca de 5% da população. É bastante coisa.

Décadas

Importante sempre lembrar que essas obras são esperadas há décadas pela população. Sempre se falou em distrito industrial – até compraram terreno que foi trocado por dívida –, sempre se falou em urbanizar o Anésia 2, sempre se falou numa nova ponte sobre o Santa Rosa, para ficarmos nesses "nós atados" mais vistosos e que nunca eram desatados.

Hospital

Parece que tem muita gente conseguindo verba para o nosso Hospital Dona Balbina. Que bom. A população com certeza agradece o empenho de todos.

Calmaria

Enquanto não se define se haverá adiamento das eleições ou não, as articulações de bastidores continuam. É verdade que, por conta da pandemia, tudo está muito mais quieto do que se previa. Geralmente faltando 4 meses para as eleições municipais, nos pleitos anteriores, já víamos muito mais movimentação, reuniões, fotos daqui, fotos de lá, matérias daqui, textos de lá, "conquistas", "conquistas" e mais "conquistas". Agora, será que é por causa da pandemia mesmo ou seria outro motivo?

Mistério

Agora, mistério mesmo é pelo lado do grupo do MBD, do (ex) casal Rasi. Como ambos não poderiam se candidatar, as especulações recaem sobre o vereador Élcio Arruda, que já disse em entrevista ao JP que tinha pretensões, do despachante Kiko Ribeiro e do professor Henrique Perondi. Fizemos um contato com este último na semana passada para uma entrevista, enviamos perguntas, estava tudo praticamente acertado, mas de última hora o envio das respostas foi adiado. Enfim, continua tudo muito estranho por aqueles lados. Parece digo, só parece que o PTB também está procurando uma aliança também para o ex-casal.

Cada um, cada um

Sim, pelas postagens que circularam nas redes sociais, Maurício Rasi e Viviane Santana não dividem mais as escovas de dentes. Mas, pelo que também vimos em uma publicação esta semana, continuam juntos na política. Mostram assim maturidade. E que sejam felizes em novos caminhos. Afinal a vida conjugal cabe somente ao casal, como diz um velho ditado: "Briga de marido e mulher ninguém tem que meter a colher".

Difícil 1

O número de casos de covid-19 está subindo no município e em todo o Estado, principalmente no interior, o que fez até o governo Doria "rebaixar" várias regiões na régua da flexibilização, inclusive a de Araraquara, à qual pertence Porto Ferreira. Tem muita gente irritada com o governador, muita gente querendo voltar logo a uma "vida normal". Mas, temos que considerar que o governador não tem tanta culpa assim. Porque muita gente não está cumprindo as medidas de distanciamento! Pronto, falei.

Difícil 2

É só dar uma volta pela cidade e ver o que tem de gente que não usa máscara, ou que usa de jeito errado, gente aglomerando, gente se reunindo nos finais de semana em festinhas, gente que não respeita distância em filas, gente se reunindo escondida para jogar bola em pleno centro da cidade e bairros(!). Enfim, temos até sorte de termos o número atual de casos. Era para estar bem maior. A verdade é que aquele medo inicial passou, as pessoas pensam que não existe mais perigo. Quando é justamente o contrário.

Parabéns

Também está de parabéns a equipe da Vigilância, Secretaria da Saúde e principalmente o pessoal da Assessoria de imprensa que diariamente trazem os números da Covid-19 em suas plataformas digitais e bem divulgado pela população, mas... sempre tem aqueles que desconfiam dos números isso sempre vai existir, portanto estão aí sendo divulgados, agora se acreditam ou desconfiam já é outra conversa.

Maioria no Supremo

O Supremo formou maioria pela continuidade do inquérito das fake news, que investiga uma rede de notícias falsas usada para atacar autoridades, entre as quais os próprios membros do tribunal. As investigações atingem apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O julgamento deveria ser concluído ontem, após o fechamento da coluna.

Liberdade de expressão

Ao apresentar seu voto, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, disse ter enviado à primeira instância 72 casos que envolvem ataques ao Supremo. "Nenhum trata de liberdade de expressão, de críticas, ou xingamentos. Tratam de ameaças, atentados, tentativa de coação", afirmou.

Liberdade de expressão 2

Algumas pessoas confundem a liberdade de expressão com desafetos, ódios, inveja, dor de cotovelo, intriguinhas e por aí em diante. Não se contentam enquanto não desmoralizar através de extorsão e ameaças. Fake News inventam, aumentam e não servem para nada a não ser para seu próprio ego e arrogância. Pronto tá falado.

Ações do Supremo

Desde o início da semana, o Supremo autorizou prisões de apoiadores bolsonaristas e quebra de sigilo bancário de 11 parlamentares governistas. O presidente reclama de perseguição. Mas já tinha passado da hora de as autoridades fazerem alguma coisa. Só quem é vítima de fake news sabe o estrago que causa. É crime e ponto.

Weintraub na mira

O Supremo também decidiu manter Abraham Weintraub como investigado no inquérito das fake news. O ministro da Educação já chegou a defender a prisão dos ministros do tribunal, chamando-os de "vagabundos". O governo Bolsonaro tentava tirá-lo da mira por meio de um habeas corpus, que acabou rejeitado.

Educação parada

Balançando no cargo, Weintraub é uma das figuras mais contestadas da equipe de Bolsonaro. Desde que assumiu em abril de 2019, confronta quem considera inimigo, numa lista que vai de estudantes a ministros do Supremo. Já as decisões que toma na área educacional sofrem críticas de especialistas. Cogitava-se que sua demissão poderia ocorrer ontem.

Mais ameaças

Além do inquérito das fake news, outras investigações do Supremo emparedam Bolsonaro e seu entorno. Na quarta-feira, o presidente voltou a fazer ameaças. "Eu não vou ser o primeiro a chutar o pau da barraca. Eles estão abusando (...) Então, está chegando a hora de tudo ser colocado no devido lugar", afirmou.

E o Queiroz?

Só que ontem, quando eu fechava estas linhas, veio a notícia da prisão do Fabrício Queiroz, ex—assessor de Flávio Bolsonaro e que estava foragido. Pior, foi preso numa casa que pertence ao advogado dos Bolsonaro, em Atibaia! Fortes emoções eram previstas. Nem vou comentar mais nada porque de ontem pra hoje muita água deve ter passado embaixo dessa ponte.

Recadinho direto

Ema, ema, ema e ema de novo.

Cada um com sua pauta. Não venha implorando para dar moral não! Ahh e quando copiar e colar não mudar as entrelinhas, acrescentar nomes e nem retirar. Isso não é ético e muito menos profissional.

Claro isso não faz parte da estirpe de algumas pessoas.

Se é que sabe o que seria isso. Ética. Estirpe então!!!! Recado dado.

Colher de chá

Estirpe

Classe ou categoria

1 classe: categoria, tipo, espécie, qualidade, variedade, nível, casta, grupo, natureza, ordem, estofa, laia, camada, esfera.

Tronco familiar:

2 genealogia: ascendência, procedência, progênie, ascendentes, antepassados, antecessores, filiação.

Origem de uma família:

3 origem: família, raça, linhagem, casa, etnia, sangue, cepa.