Brasil, essa é sua cara!

Coluna publicada no JORNAL DO PORTO dia 12-6-2020

Brasil, essa é sua cara!


Agradecimento

Agradeço a todos que nos parabenizaram pela passagem de 43 anos, de luta, trabalho e dedicação, isso mesmo, trabalho. Matérias com credibilidade, respeito às pessoas que merecem, empresas que fazem suas publicidades, os assinantes fiéis e colaboradores responsáveis sempre foram a maior fortaleza desse semanário. Portanto, agradeço a todos pela confiança em nós depositada, perfeição está longe. Visto isso até pela capa da semana passada, para aqueles que não repararam e para aqueles que observaram a falha nas datas do jornal. Mas isso acontece, não deveria, mas falha mostra o verdadeiro humano que somos. Mais uma vez o nosso muito obrigado e desculpem nossas falhas.

Parceria

E por falar em parceria, quem está dando aquela força para o site do Jornal do Porto é o programa Sangue Caipira, do amigo Renato Almeida. As programações e lives você poderá seguir através do site em uma aba especial para o Sangue Caipira. Valeu, Renato, e a todos do Sangue Caipira pela parceria.

Fórmula

Uma das fórmulas usadas no Jornal do Porto é não ficar olhando se a grama do vizinho é mais verde. Plantamos as flores, algumas com alguns espinhos em nosso caminho, mas sempre inovando, procurando novos parceiros e novas alianças. Sempre procurando aglutinar, compactar, juntar mais pessoas boas do nosso lado e expurgando e exorcizando aqueles que nos fazem mal, nos invejam e nos criticam em demasia e sem noção. Só isso. O ódio e a inveja cegam a tal ponto de nunca aceitarem. Mas... bola para frente. Quem já completou 43 anos de estrada não precisa provar capacidade alguma para ninguém. Sem extorquir e apenas fazer o jornalismo sério. Apenas isso. Por isso está dando certo com o site jornaldoporto.inf.br, por isso indo muito bem o Jornal do Porto TV, também nossa parceria com a Comunidade FM, nosso aplicativo e outras mídias em redes sociais. Imaginem, é só isso que faz sermos o que tentamos ser. Para todas essas pessoas do bem que acreditam em nosso trabalho tenho muita gratidão.

Chantagem a parte

Nada de tablet, R$ 3 mil pra cá R$ 5 mil pra lá. Somente um celularzinho. Pior ainda que ser um chantagista é não conseguir fazer a chantagem pegar. Precisa dar presente de grego para ver se pega sua chantagem. Pior que ser um criminoso desse nível é ser um frustrado até nisso. Credo Ave Maria 3 vezes. Nem para isso serve, olha que tenta bastante. Já passei por isso e sei muito bem como é. Isso é um verdadeiro disco voador (baixinho, chato e que ninguém acredita). ETÂ traque faiado.



Corpus Christis

Com a chegada dessa data muita gente fica emocionada. Viva Corpus Christis

Em defesa a honra

Nessa época existe pessoas ofendendo a honra dos outros. Isso sim é crime e olha que em defesa da sua honra a coisa pega fogo. Vemos o Supremo, e as Câmaras do Legislativo correndo atrás de fakes e dai por diante.

Gentileza 1

As pessoas dizem que gentileza gera gentileza, e acredito que é uma verdade. Na última sexta-feira, na live da Rádio Comunidade FM sobre o aniversário do Jornal do Porto – e que homenagem, hein? – o apresentador Paulo Carvalho divulgou vários vídeos gravados especialmente para a data, com muitas homenagens e gente do mais alto gabarito. No momento em que estava apresentando o vídeo do ex-deputado e ex-prefeito Dorival Braga, o Paulinho interrompeu para entrada do prefeito Rômulo Rippa, ao vivo. O apresentador certamente estava preocupado com a agenda do prefeito, que encontrou um tempinho para participar do programa, e preferiu interromper o vídeo do Dorival, que certamente seria reapresentado na íntegra depois. Mas o prefeito Rômulo mostrou muita sensibilidade e não permitiu a interrupção. Aproveitou o momento e ainda rasgou elogios a Dorival Braga e suas histórias, chamando-o inclusive de "mestre". Muito legal.

Gentileza 2

Coincidência ou não, no sábado o ex-prefeito André Braga compartilhou em seu Facebook uma publicação de Rômulo Rippa, que falava sobre fake news que envolviam uma família que teria se infectado com a covid-19. Inventaram umas bobagens, o prefeito publicou que aquilo era fake news e o ex-prefeito ajudou a difundir a informação verdadeira. Lembrando que ambos devem ser adversários nas eleições que se avizinham. Que o respeito e a gentileza já demonstrados perdurem, que as campanhas sejam focadas em propostas, porque ninguém mais aguenta baixaria e fake news. Campanha suja só interessa a quem é sujo. Pronto, falei.

Parabéns e lombada

A última sessão da Câmara Municipal não teve confrontos e correu suave. Muitos "parabéns, parabéns, parabéns", como sempre. Um dos cumprimentados desta vez foi ao prefeito Rômulo Rippa, extensivo ao comitê de enfrentamento da covid-19, pelo desempenho frente a pandemia. Fora isso, 300 mil indicações de lombada, pedidos de serviços de zeladoria – muitos vereadores, aliás, deveriam ser fiscais do setor de obras – e não muito mais que isso. A cabeça agora já deve estar voltada às eleições.

Vai adiar ou não? 1

Por falar nas eleições, ainda continua o dilema se o pleito vai ser adiado ou não. Uma decisão já tomada é que as convenções partidárias poderão ser feitas de forma online. É a pandemia acelerando um processo de modernização, algo positivo.

Vai adiar ou não? 2

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, recomendou esta semana aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e Senado, Davi Alcolumbre, o adiamento das eleições devido à pandemia. Barroso conversou nos últimos dias com muitos médicos e especialistas na área da Saúde para formar sua recomendação.

Vai adiar ou não? 3

De modo diverso, a Procuradoria-Geral Eleitoral enviou ofício também aos presidentes do Legislativo defendendo a manutenção das datas de primeiro e segundo turnos. A Procuradoria sustentou que a adoção de um protocolo de segurança, associado à redução do número de casos da doença – previsto em estudos estatísticos – permitirá que as votações ocorram em 4 e 25 de outubro, conforme calendário da Justiça Eleitoral. No documento, também foi defendida a impossibilidade de prorrogação dos mandatos em curso e que, caso seja "inevitável a modificação das datas, que o adiamento não ultrapasse 30 dias. Nesse caso, a sugestão do Ministério Público Eleitoral é que as votações ocorram em 25 de outubro (1º turno) e 15 de novembro (2º turno)".

Vai adiar ou não? 4

TSE e PGE podem e devem defender seus pontos de vista. Mas, quem manda mesmo, é o Congresso, pois uma alteração só é permitida por meio de emenda constitucional. E a maior bancada legislativa é o tal do Centrão (por que você acha que o presidente Bolsonaro quer "comprar" os deputados dessa ala, hein?). E o Centrão se posicionou nesta terça-feira contra o adiamento das eleições. Se eu tivesse que apostar um real hoje, eu apostaria que as datas originais serão mantidas.

E 2022?

As eleições presidenciais estão ainda longe, mas o cientista político Gaudêncio Torquato fez uma breve análise dos quadros que estão hoje em evidência. Confira:

"- Fernando Henrique – O tucano-mor expressa uma visão abrangente, tem prestígio junto ao empresariado, mídia, intelligentsia. Sempre ouvido e procurado pelos tucanos. Mas sem poder de mobilização. Não une partidos.

- Lula - Cada vez mais se isola. Entende o Brasil como território perdido pelo PT, mas possível de ser resgatado. Sem sintonia com a realidade. Não quer ceder espaço a outros. O ciclo Lula passou. Difícil ganhar papel de comando de uma Frente Ampla.

- João Doria – Governador de São Paulo, Estado mais forte do país – 46 milhões de votos – potencial candidato à presidência da República em 2022, Doria pode se tornar uma opção do centro-direita. Mas se avoluma teor crítico contra ele. Considerado extremamente ambicioso e sem querer repartir poder. Imagem muito ligada à nata do empresariado mais jovem. Não tem forte adesão popular.

- Fernando Haddad - O quadro mais preparado do PT. Mas uma ilha. Carece de apoio intenso no próprio partido, mas sobre sua imagem derrama-se parcela da imagem do PT, sempre lembrado por falcatruas.

- Wilson Witzel – Era uma esperança no início do governo, envolve-se em uma teia de acusações. Um ex-juiz que não carrega a boa imagem da magistratura. Acusado de prestigiar velhos esquemas.

- Ciro Gomes - Polêmico, linguagem desabrida, muito questionado por lideranças políticas. Bem informado, boa bagagem acadêmica, respeitado por economistas, sempre atento à pauta nacional. Mas é alvo de intenso tiroteio. Velha carta do baralho.

- Jair Bolsonaro – O mandatário-mor é uma fonte inesgotável de crises. Visão radical, armamentista, forte influência dos filhos (filhocracia), cercado de generais, passa a imagem de ser um transtorno à política e um risco à governabilidade. Interesse em manter a polarização com o PT. Mostra-se despreparado. E responsável pela imagem negativa do Brasil na paisagem internacional.

- Marina Silva – Perfil que denota fragilidade. Imagem positiva na esfera ambientalista. Não tem capacidade aglutinativa. Era Marina passou.

- Luciano Huck - Empresário e apresentador de programa popular na maior TV do país, um perfil apolítico, mas sem densidade no espaço do conhecimento da realidade nacional. Imagem de que pode ser o testa de ferro de poderoso grupo de mídia. Passível de questionamentos.

- Rodrigo Maia – Com uma boa folha de serviços prestados ao país, no comando da Câmara Federal, carece de apoio popular. Tem uma agenda cheia e pode ser um eficiente quadro na articulação para 2022.

- Flávio Dino - Imagem que se projeta além da fronteira do Maranhão, o governador pode ser componente de uma chapa majoritária Federal, mas é pequeno para encabeçar o posto principal de candidato a presidente. Boa fluência. Mas, sob o aspecto partidário, restrito.

- Rui Costa e Camilo Santana- Os governadores petistas da Bahia e do Ceará seriam naturais lideranças arejadas para ocupar espaço no PT, mas Lula não dá condições. Faltam a ambos visibilidade mais ampla no país. E sua performance dependerá dos resultados a serem alcançados pelo combate à epidemia em seus Estados.

- Paulo Câmara – Limitado a Pernambuco, o governador do PSB é um quadro ainda pouco conhecido, podendo vir a ser estrela do partido mais adiante. Ao PSB falta densidade nacional.

- ACM Neto - O prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto, pode entrar bem na articulação política de 2022, e tem apoio popular na Bahia. Também não representa novidade na política.

- Davi Alcolumbre – Ganhou imagem no comando do Senado, mas com pequena possibilidade de ter dimensão nacional.

- Guilherme Boulos – Perfil contundente do MTST, restrito a pequeno espaço numa das extremidades do arco ideológico.

- Eduardo Leite - O governador do RS, do PSDB, tem perfil jovial, mas limita-se à região Sul.

- Romeu Zema- Esperava-se mais do governador mineiro, mas o Novo, seu partido, não tem sobressaído na esfera política e governativa.

- Paulo Hartung – O ex-governador do Espírito Santo é um nome de respeito, agindo hoje como conselheiro político. Parece desinteressado em perfilar na linha de frente.

- Sergio Moro – Sem o palanque da visibilidade como ministro, pode perder espaço e ser canibalizado por outros nomes. Perfil apolítico, tem condições de ser atraído por algum partido e entrar na arena de 2022. Dependerá da situação do país".