Confederação Brasileira de Taekwondo confere a Academia Olimpo em Porto Ferreira autorização para ministração de aulas

Confederação Brasileira de Taekwondo confere a Academia Olimpo em Porto Ferreira autorização para ministração de aulas

Recentemente a Confederação Brasileira de Taekwondo expediu para a Academia Olimpo Fitness Club autorização para funcionamento da pratica de Taekwondo nos termos da Lei 9.615/98 tendo como Professor Responsável Osni Luciano Martins – Faixa Preta 2º Dan de Taekwondo – Registro nº 0551 sob a supervisão do Mestre responsável Luis Carlos de Oliveira – Faixa Preta 4º Dan de Taekwondo e Faixa Preta 4º Dan de Hapkido da Academia Águia da cidade de Pirassununga.


De origem coreana, Taekwondo significa "a arte de usar os pés e as mãos na luta". Há mais de dois mil anos, o rei Ching Heung, da 24ª dinastia Silla, formou uma tropa de elite com guerreiros especialistas em combates corporais. Batizado de Hwa Rang Do, o grupo funcionava como os samurais japoneses. Além de exímios lutadores usando armas como lança, arco e flecha e espada, os integrantes dessa tropa se especializaram em artes marciais, em especial o soo bak, que utilizava amplamente os pés e as mãos. No período da dinastia Koryo (924-1392), os mestres desenvolveram 25 posturas de luta, cujas técnicas formaram a base para o nascimento do Taekwondo que se conhece hoje.

Do ponto de vista do preparo físico, o Taekwondo desenvolve a força, a velocidade, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência. Pessoas se ambos os sexos e a partir do 4 anos de idade podem começar a pratica deste esporte. No Brasil, a modalidade foi introduzida em 1970, com a chegada do mestre Song Min Cho a São Paulo. O primeiro Campeonato Brasileiro aconteceu em 1973, ano em que foi fundada, na Coreia do Sul, a World Taekwondo Federation (WTF), entidade que organizou, já em 1973, o primeiro Campeonato Mundial.

Nas Olimpíadas de Seul-1988 e de Barcelona-1992, o Taekwondo participou como esporte de exibição. Ficou ausente dos Jogos de Atlanta-1996 e retornou em Sydney-2000, quando foi incluído no programa olímpico e passou a valer medalhas.