Há 50 anos, Brasil e Inglaterra faziam partida histórica pela Copa do Mundo

Há 50 anos, Brasil e Inglaterra faziam partida histórica pela Copa do Mundo

A partida, disputada no estádio Jalisco, em Guadalajara, marcava o encontro dos dois melhores times do grupo 3, que ainda tinha Romênia e Tchecoslováquia. Os ingleses tinham a melhor defesa da competição e os brasileiros o melhor ataque.

O confronto foi muito disputado, com poucas chances de gol. A melhor oportunidade ocorreu aos 12 minutos. Carlos Alberto lançou para Jairzinho, que cruzou na medida para Pelé. O camisa 10 subiu mais que todo mundo e cabeceou forte para o chão, mas do outro lado tinha Gordon Banks, que operou um milagre, uma defesa de puro reflexo, que ficou reconhecida até hoje como a maior intervenção da história das Copas.

Depois disso, já na segunda etapa, a Seleção enfim chegou ao seu gol, que foi o único do jogo. Com o relógio marcando 20 minutos, Carlos Alberto cruzou para Tostão, que tentou um primeiro chute que bateu na defesa e voltou para ele. Na sequência, o atacante tocou para Paulo Cesar, que devolveu. Tostão então jogou a bola por entre as pernas de Moore e cruzou para Pelé, que rolou para Jairzinho soltar um foguete e fazer o gol da vitória.

Essa foi a segunda partida do Brasil no Mundial do México, que terminou justamente com a terceira taça brasileira. O elenco que reunia craques como Pelé, Jairzinho, Rivelino e Carlos Alberto, encerrou a competição com 100% de aproveitamento.

Ficha técnica:
Brasil 1 x 0 Inglaterra
Data: 07 de junho de 1970;
Estádio: Jalisco, em Guadalajara, no México;
Público: 66.843;
Árbitro: Abraham Klein (Israel);
Gol: 59? Jairzinho (BRA);
Cartão amarelo: Francis Lee (ING);

Brasil: Felix, Carlos Alberto, Piazza, Brito e Everaldo, Clodoaldo, Paulo César Caju, Tostão (Roberto), Rivelino, Jairzinho e Pelé. Técnico: Zagallo.

Inglaterra: Banks, Cooper, Labone, Moore e Wright, Mullery, Ball, Charlton (Astle), Lee (Bell), Peters e Hurst. Técnico: Alf Ramsey.

O post Há 50 anos, Brasil e Inglaterra faziam partida histórica pela Copa do Mundo apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.