BRK Ambiental lança campanha sobre preservação da água no Dia Mundial do Meio Ambiente

Ação reforça a importância do recurso hídrico, atualmente o principal aliado na prevenção ao coronavírus, e incentiva descarte adequado de resíduos domésticos

BRK Ambiental lança campanha sobre preservação da água no Dia Mundial do Meio Ambiente


Indispensável na prevenção ao novo coronavírus, a água é um recurso finito e que deve ser preservado. Diante desse desafio, a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, lança uma campanha que incentiva o descarte adequado de resíduos domésticos, para contribuir com a preservação dos recursos hídricos, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa é protagonizada pela Vovó Palmirinha, referência na gastronomia brasileira.

A apresentadora reforça a importância do descarte adequado do óleo de cozinha e aponta que até o uso do ralo de pia é essencial para evitar a contaminação de lagos, rios e mares. Para se ter uma ideia, cerca de 32 milhões de toneladas de lixo, das 79 milhões de toneladas produzidas pelo Brasil em 2018, foram descartadas de forma inapropriada, incluindo a rede de esgoto.

Na grande São Paulo, 5,5 mil toneladas de lixo foram retiradas do esgoto no período de um ano, de acordo com a última estatística do Portal Tratamento de Água. No entanto, a rede de coleta de esgoto brasileira foi projetada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólidos com água. O descarte irregular danifica o sistema de esgotamento sanitário e prejudica os mananciais, as matas ciliares, a fauna e a flora em geral.

"Descartar óleo na pia é um dos grandes problemas relacionados ao mau uso das redes de esgoto, pois pode contaminar até 20 mil litros de água, o que resulta na poluição de córregos e rios. Diante disso, escolhemos a Vovó Palmirinha, que é uma pessoa carismática e respeitada por diferentes públicos, para reforçar a mensagem de que simples mudanças no dia a dia podem contribuir com o meio ambiente", reforça Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

A campanha foi produzida pela agência OKE e conta com spot de rádio, vídeo e peças para redes sociais. Além disso, envolve 100 influenciadores digitais para a disseminação das dicas sobre a destinação correta do lixo doméstico.

Conheça a campanha:

Instagram

Facebook

YouTube