Ao pé da letra

Coluna publicada no JORNAL DO PORTO dia 29-5-2020

Ao pé da letra

Espelho, espelho meu...

Nossa, esta "historinha" do espelho, espelho meu... deve ser tão antiga que atravessa gerações e ela é tão própria para todas elas.

Quando era criancinha, ainda de colo, eu já ouvia essa "historinha". Era legal pra caramba. Mas só passei a entender sua mensagem e seu significado educativo depois de muitos e muitos anos. Antes era mesmo só mais uma "historinha" pra gente dormir. Entretanto, essa "historinha" vive até hoje graças as suas mensagens educacionais que pode transmitir.

Quando a minha mãe, minhas irmãs, minhas tias contavam para mim essa "historinha" ela tinha um significado, hoje quando ouço esta mesma "historinha", sei plenamente o que ela significa como conteúdo educacional e que são adaptadas à vida real diariamente obedecendo aos desejos de cada um dos personagens que se protagonizam com seus próprios espelhos.

"Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonito do que eu?". E o espelho, responde: "não na face da terra, senhor". Isto é tudo que queremos ouvir sobre nós mesmos!

Assim, podemos inquerir diariamente os nossos espelhos sobre tudo que impositivamente queremos.

Senão vejamos:

Certa vez, um político, graças a sua astúcia chegou ao ponto mais alto de sua carreira política, e diariamente se punha diante do espelho, antes mesmo de sair do palácio, e fazia a sua indagação ao seu magnifico espelho que tinha no saguão principal de sua residência oficial: "Espelho, espelho meu, existe alguém mais poderoso que eu?". O espelho também todo imponente respondia: "Não meu amo, não existe não e jamais existirá". O todo poderoso político saia altivo e faceiro para a sua jornada diária.

Assim, seguiram-se quatro anos sem falhar um dia sequer de sua missão como todo poderoso. Entretanto, como tudo na vida tem seu fim, no último dia de seu diálogo com o seu fiel escudeiro espelho, fez a mesma pergunta: "espelho, espelho meu, existe alguém mais poderoso que eu?". Então aquele que era realmente o seu único fiel, lhe respondeu silenciosamente, "sim senhor, o povo". Naquele instante, o maravilhoso espelho caiu ao chão, partiu-se em milhões de pedaços desfazendo toda a magia de poder que o político imaginava ter.

Mas, como nem tudo na vida se desfaz com mágica, o então político voltou a residir num condomínio em sua casa anterior, mais modesta, sem glamour, sem pompa, e, mesmo assim, como todo vicio, voltou a se relacionar com seu espelho mais simples, mais modesto, e perguntou-lhe: "espelho, espelho meu existe alguém mais poderoso que eu?". Dentro da experiência adquirida, o espelho antes de responder fixou olho a olho com sua imagem e semelhança e respondeu: "Pelo menos aqui, como síndico deste condomínio, não senhor."

Moral da "historinha": "Todo poder emana do povo". Qualquer semelhança, com qualquer história recente do Brasil é mera coincidência.

Condolências

Faleceu no último dia 23 de maio, o advogado Ruy Alberto Vicentini. Ele trabalhou por 17 anos no Fórum onde gozava do prestígio junto à classe forense local, sendo secretário direto de vários juízes que passaram pela Comarca de nossa cidade. Trabalhou na Câmara Municipal de Porto Ferreira onde se aposentou como assistente de diretor, além de colaborar em diversas instituições e órgãos não governamentais de nossa cidade. Também teve uma vida voltada ao esporte ferreirense como atleta e colaborador.

É com pesar que noticiamos o falecimento do amigo Dr. Ruy Vicentini, pois quando achava um tempinho ele passava pela redação do Jornal do Porto sempre trazendo uma mensagem de estímulo ao trabalho do pessoal da redação e diretores, especialmente quando mais precisávamos deste estímulo amigo, dando-nos forças nos momentos difíceis que se passamos nesta jornada de 43 anos de existência. Várias foram as vezes que o Dr. Ruy prestou homenagens aos juízes e desembargadores que trabalharam em nossa terra, através das páginas do JP, sempre em forma de gratidão e de respeito aos magistrados.

À família do Dr. Ruy Vicentini enviamos nossos sentimentos de pesar pela partida do amigo e homem fraterno que foi.

A vida... continua...

Contudo, sobretudo, antes de tudo, além de tudo...

Eduardo Bolsonaro critica imprensa: 'Merecem o futuro que se avizinha'. (msn – Notícias)

Segundo o meu amigo Policarpo, "o que será que se passa na "cabecinha brilhante" do deputado?

------------------------------------------------

"Não haverá outro dia como ontem, acabou!", diz Bolsonaro sobre inquérito das fake news. (Reuters)

Segundo o meu amigo Policarpo, "o que será que se passa na "mente brilhante" do Presidente?

------------------------------------------------

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um habeas corpus para suspender imediatamente o depoimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, determinado pelo ministro da corte Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das chamadas fake news. (Reuters)

Segundo o meu amigo Policarpo, "o que será que se passa na "cachola brilhante" do ministro da Educação? Ele já é bem crescidinho para não ter "medo" de falar o que pensa em depoimento, como fez na reunião ministerial mostrada no vídeo do dia 22 de abril de 2020. Será que deu "piti nu home"?

-------------------------------------------------

Fake News é uma palavrinha "dus" diabo. O idioma português é bem mais claro. É o seguinte: desde quando quem é correligionário das notícias falsas na internet pode ficar impune diante da lei? Numa democracia todo cidadão tem direito de se expressar da maneira que lhe convém, basta apenasmente que assuma o que fala e o que se escreve, e mais, é livre para fazer o que quiser, roubar, ofender, o direito de e vir, etc., etc., e tal. É simples assim, mas, terá que assumir suas responsabilidades, civis e criminais. Isto vale para o mais humilde cidadão, como para o Presidente da República, assim como, para qualquer tipo de liberdade. "O meu direito termina onde começa o do outro". Ponto final.

Frase

"Este Supremo Tribunal Federal, no exercício de seu nobre mister constitucional, trabalha para que, onde houver hostilidade, construa-se respeito; onde houver fragmentação, estabeleça-se diálogo; e onde houver antagonismo, estimulem-se cooperação e harmonia", disse o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que saiu em defesa da Corte quarta-feira (27/5), após o órgão receber duras críticas e ameaças devido à decisão do ministro Alexandre de Moraes de autorizar uma operação da Polícia Federal contra apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e parlamentares pró-governo em fake news (notícias falsas) pela internet.