Áurea Martins festeja 80 anos com 'Iluminado sentimento'

Áurea Martins festeja 80 anos com 'Iluminado sentimento'

Cantora lança single em que apresenta parceria póstuma do moderno compositor Valzinho com Ronaldo Bastos. Áurea Martins faz 80 anos em 13 de junho e, na véspera, lança o single 'Iluminado sentimento'

Sérgio Caddah / Facebook Áurea Martins

? Áurea Martins faz 80 anos de vida em 13 de junho. Na véspera, Dia dos Namorados, o inédito single Iluminado sentimento chega ao mercado fonográfico para festejar tanto a data romântica como o 80º aniversário da cantora carioca.

O single apresenta música do compositor e violonista carioca Norival Carlos Teixeira (26 de dezembro de 1914 – 25 de janeiro de 1980), o Valzinho, artista que saiu de cena há 40 anos, deixando obra pioneiramente moderna e influente que totaliza 35 músicas, muitas inéditas em disco.

Iluminado sentimento é uma dessas composições até então inéditas. Trata-se da última música composta por Valzinho, em 1979, meses antes de morrer em janeiro do ano seguinte, aos 65 anos. Descoberta em registro caseiro, em fita cassete encontrada em 2014, a canção ganhou letra póstuma de Ronaldo Bastos, sócio da gravadora, Dubas, que edita o single Iluminado sentimento.

Capa do single 'Iluminado sentimento', da cantora Áurea Martins com Cristovão Bastos

Divulgação

Nunca registrada em disco, a música Iluminado sentimento ganha a voz da octogenária cantora nascida em 13 de junho de 1940, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com o nome de Áldima Pereira dos Santos, mas transformada em Áurea Martins por iniciativa dos atores Mário Lago (1911 – 2002) e Paulo Gracindo (1911 – 1955), na primeira metade da década de 1960, quando a então emergente crooner ingressou na Rádio Nacional.

Gravado com produção musical assinada por Vidal Assis e Leonel Pereda, tendo sido mixado por Duda Mello, o single Iluminado sentimento junta a voz de Áurea com o piano de Cristovão Bastos, com quem a cantora gravou álbum neste ano de 2020.

Ainda inédito, esse álbum tem repertório formado por músicas como Vem hoje (Moacyr Silva e Antônio Maria, 1960), a valsa Amigo amado (Alaíde Costa e Vinicius de Moraes, 1973), a inédita Rede branca (Cristovão Bastos e Paulo César Pinheiro) e o samba Flor negra (Antonio Valente, Elton Medeiros e Cristovão Bastos), composto em 1973, mas censurado e até então nunca registrado em disco.