Polícia de Dallas cria app para receber denúncia de protestos, mas fãs de K-pop lotam plataforma com vídeo de artistas

Polícia de Dallas cria app para receber denúncia de protestos, mas fãs de K-pop lotam plataforma com vídeo de artistas

Internautas usaram as fancams para lotar página da polícia. Spam de vídeos com artistas são comuns entre fãs para divulgar o trabalho de seus ídolos. Polícia de Dallas cria app para receber denúncia de protestos, mas fãs de K-pop lotam plataforma com vídeo de artistas

Reprodução/Twitter

Neste final de semana, a polícia de Dallas criou um aplicativo para receber denúncias durante os protestos nos Estados Unidos após a morte do ex-segurança George Floyd, mas não recebeu o retorno previsto.

Uma onda de protestos começou nos Estados Unidos em 25 de maio após a divulgação de um vídeo que mostra um homem negro sendo imobilizado por um policial branco com os joelhos em seu pescoço, em Minneapolis.

Entenda os protestos nos EUA após a morte do ex-segurança negro George Floyd

"Se você tiver algum vídeo de atividade ilegal nos protestos e está tentando compartilhar com a polícia de Dallas, você pode baixá-los no iWatch Dallas app. Você pode manter o anonimato", dizia a mensagem.

Mas a plataforma não durou muito tempo no ar. Horas depois, o departamento informou que o aplicativo foi retirado do ar temporariamente devido à "dificuldades técnicas".

Enquanto ficou ativa, entre raras denúncias, os fãs de k-pop iniciaram uma campanha e lotaram a página da polícia com o compartilhamento de span de fancams, o que pode ter causado a "queda" da plataforma. A polícia não confirmou o motivo, mas os fãs de bandas e artistas de k-pop celebraram o feito.

Initial plugin text

Initial plugin text

Initial plugin text

Initial plugin text

Mas o que é fancam?

Fãs de k-pop costumam compartilhar vídeos curtinhos de artistas para divulgar seus ídolos no Twitter, em especial, em dias de lançamentos musicais. Esse tipo de vídeo é chamado de fancam. A palavra é formada pela junção de fan (fã, em inglês) e cam (abreviação de câmera).

A prática do spam de fancam já gerou polêmica algumas vezes. Isso porque, como são publicados de forma compulsiva na rede, muitas vezes atingem posts sem nenhuma conexão com o artista.