Conheça o Xbox Family Settings, novo app de controle parental para Xbox

Conheça o Xbox Family Settings, novo app de controle parental para Xbox

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (27) a criação de um novo aplicativo de controle parental para Xbox chamado de Xbox Family Settings. Com esse programa, a empresa espera dar aos pais um maior controle sobre a atividade de seus filhos dentro do ecossistema do Xbox, que atualmente compreende o Xbox One, Xbox 360 e o Windows.

O aplicativo, lançado em pré-visualização nesta quarta e que já está disponível no Brasil, permite que os pais estabeleçam limites para o tempo de tela, criem filtros de conteúdo e gerenciem com quem seus filhos podem brincar e se comunicar — tudo a partir do dispositivo móvel. Em meio à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), muitas crianças estão jogando mais videogame do que o normal, e esse controle maior veio a calhar.

"O app permite que os pais modifiquem os limites de tempo da tela, dando às crianças mais tempo para brincar ou criar em seus consoles, à medida que o novo coronavírus as força a se distanciar socialmente de seus amigos. Acreditamos que, especialmente agora, os jogos desempenham um papel importante para ajudar a conectar amigos e familiares e se divertir enquanto ficam em casa. Ele facilita encontrar o equilíbrio certo entre o tempo de jogo e a sensação de bem-estar para a sua família", afirmou Dave McCarthy, vice-presidente da Xbox Operations.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Imagem: Divulgação/Microsoft

A Microsoft salienta que é possível delimitar o tempo de uso de tela por cada dia da semana, separadamente. Por exemplo: nos fins de semana, é natural que as crianças possam jogar mais. Com o app, o pai ou a mãe pode determinar um tempo maior de jogatina no sábado e no domingo.

Imagem: Divulgação/Microsoft

Além disso, como era de se esperar, é possível controlar a faixa etária do jogo e, também, com quem os pequenos poderão conversar na Xbox Live, sempre sendo notificados sobre qualquer atividade que seus filhos estejam fazendo no ecossistema Xbox. O controle de amigos, que determina se as crianças podem ou não adicionar novos contatos, ainda será lançado.

O aplicativo Xbox Family Settings está disponível para usuários do Android na Play Store. Para usuários iOS, apenas os primeiros 10 mil downloads estão disponíveis.

Leia a matéria no Canaltech.