Coronavírus: cidade do Rio de Janeiro muda forma de calcular as mortes; entenda

Coronavírus: cidade do Rio de Janeiro muda forma de calcular as mortes; entenda

Durante a epidemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o município do Rio de Janeiro modificou a forma de calcular as mortes causadas em decorrência da COVID-19. Até então, a prefeitura registrava os casos de óbitos após a confirmação da infecção via exames clínicos, mas agora, a Secretaria Municipal de Saúde usará a certidão de óbito, no momento do sepultamento, para confirmar a causa da morte.

A partir dessa nova medida, só serão registrados falecimentos por COVID-19 no caso da certidão de óbito apontar a doença respiratória como causa da morte. Dessa maneira, a nova metodologia não registrará confirmações de mortes feitas após o sepultamento, quando muitos exames (confirmando ou não a presença do coronavírus) chegam. A justificativa da Secretaria é fornecer dados mais fidedignos.

Cidade do Rio de Janeiro muda forma para contar óbitos da COVID-19 e registra números muito menores do que os repassados pelo estado (Foto: reprodução/ CNBC)

Demora nas confirmações

Enquanto isso, o Ministério da Saúde lembra diariamente para que não se contabilizem as atualizações de óbitos pela COVID-19 como ocorrências das últimas 24h. Isso porque a conclusão de caso demora para ser realizado, ou seja, os óbitos pelo coronavírus são tardiamente registrados no sistema de saúde.

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Inclusive, o Ministério esclarece, em suas publicações sobre as novas mortes, que a "maioria dos casos aconteceu em outros dias. Isso porque as notificações ocorrem apenas após a conclusão da investigação dos motivos das mortes pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde".

Situação no Rio de janeiro

Segundo dados compartilhados pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro nesta terça-feira (26), o estado soma mais de 40 mil casos confirmados da COVID-19. Inclusive, foi registrado um novo recorde de mortes notificadas em 24h (256) — o que não significa que, necessariamente, todos os pacientes faleceram ontem. No total, são 4.461 mortes desde a chegada do vírus.

Cidade do Rio de Janeiro muda forma de contabilizar os óbitos pela COVID-19 (Imagem: reprodução/ Secretaria Municipal de Saúde)

De acordo com os dados de ontem da Secretaria Estadual de Saúde, o número de mortes da cidade do Rio de Janeiro chega a 2.978. Com a nova metodologia, entretanto, a cidade do Rio de Janeiro passou a marcar cerca de mil casos a menos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a capital fluminense tem 1.801 óbitos por COVID-19.

Leia a matéria no Canaltech.