Polícia prende suspeito de incêndio em estúdio de animação japonês

Polícia prende suspeito de incêndio em estúdio de animação japonês

Shinji Aoba ainda se recupera das queimaduras sofridas na ocasião, mas a polícia montou um centro médico em uma delegacia para interrogatório, segundo a televisão pública da NHK. Fogo tomou conta de parte do prédio da Kyoto Animation

Kyodo / via Reuters

A polícia japonesa anunciou nesta quarta-feira (27) que prendeu formalmente o suposto autor do incêndio criminoso de 2019 em um estúdio de animação em Kyoto, que deixou 36 mortos e cerca de trinta feridos, incluindo o suspeito, que permaneceu hospitalizado por um longo tempo.

"Prendemos Shinji Aoba, 42, por suspeita de ter matado 36 pessoas por incendiar o Kyoto Animation Study 1 (Kyoani) em 18 de julho de 2019", disse um porta-voz da polícia à AFP.

Ele também é suspeito de tentativa de assassinato de outras 34 pessoas feridas no incêndio e de ter violado a lei japonesa sobre armas, porque foi visto com facas nas vias públicas, acrescentou o porta-voz.

Shinji Aoba foi preso logo após o incêndio, mas por ter sofrido queimaduras graves, foi hospitalizado e passou várias semanas em coma.

Incêndio no KyoAni: Por que o estúdio Kyoto Animation é tão importante para os fãs de anime?

Ele ainda está se recuperando, mas a polícia montou um centro médico em uma delegacia para interrogatório, segundo a televisão pública da NHK.

Segundo várias testemunhas, o suspeito invadiu o prédio do estúdio, derramou gasolina e lançou fogo, gritando "Você vai morrer". O motivo do ataque é desconhecido.

O que se sabe é que Aoba nunca teve contato com o Kyoto Animation, mas supostamente acusou o estúdio de roubar uma ideia sua de roteiro.

Segundo a imprensa, ele sofre de uma doença mental e, em 2012, cometeu um assalto em um supermercado pelo qual foi condenado a mais de três anos de prisão.

A tragédia do Kyoani repercutiu no Japão e no exterior, pois o estúdio tinha muitos funcionários jovens, especialmente mulheres.

Esses profissionais carregavam "a indústria de animação japonesa nos ombros ...", disse o presidente da empresa, Hideaki Hatta, após o ataque.

Fundado em 1981, o Kyoani produzia desenhos animados inspirados em mangá, como "Munto", "Lucky Star", "Melancholy de Haruhi Suzumiya" ou "K-ON!".

Arte do incêndio na Kyoto Animation

Rodrigo Sanches/ Arte G1

Homem ateia fogo em estúdio de animação em Kyoto