Número de mortes pela COVID-19 no Brasil deve ultrapassar 125 mil em agosto

Número de mortes pela COVID-19 no Brasil deve ultrapassar 125 mil em agosto

Dados de um estudo realizado pelo IHME (Institute for Health Metrics and Evaluation), na Universidade de Washington, mostram que o número de mortes pela COVID-19 deve ultrapassar 125 mil no mês de agosto somente no Brasil. A pesquisa foi divulgada na última segunda-feira (25).

A análise considerou dados de 19 estados brasileiros que contam com mais de 50 mortes, como o Rio de Janeiro, que apresentou um número de óbitos maior do que o esperado para o dia 12 de maio. Segundo o Dr. Christopher Murray, diretor do IHME, o Brasil deve implementar o quanto antes medidas para controlar uma rápida transmissão do novo coronavírus, seguindo o exemplo de Wuhan, na China, bem como de toda a Itália e de Nova York.

"Até que isso aconteça, o IHME prevê que o número de mortes no Brasil continuará aumentando, havendo escassez de recursos cruciais em hospitais, e o pico de mortes poderá não acontecer até meados de julho", diz Murray. A previsão é válida até o dia 4 de agosto e as projeções podem mudar de acordo com novos dados e suas análises. A conclusão final do estudo é que, até essa data, haverá 125.833 mortes, com uma variação que pode estar entre 68.311 e 221.078.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Reprodução: Pixabay

De acordo com Murray, o modelo de previsão do instituto calcula os efeitos das mudanças em ordens de distanciamento social, na mobilidade, rastreamento de contatos e testes, permitindo ainda prever um ressurgimento de casos quando as medidas de isolamento forem relaxadas."O modelo permite atualizações frequentes conforme novos dados de casos, hospitalizações, mortes, testes e mobilidade forem liberados. Buscamos informar decisões sobre mandatos e relaxamento das políticas de distanciamento social para minimizar o risco de infecções", completa o diretor.

Na última segunda-feira, mais nove estados brasileiros apresentaram mais de 10 mil casos de COVID-19, totalizando 374.898, sendo 11.687 registros somente em um período de 24 horas. Agora, o Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos no número de infecções, mesmo que a quantidade de contaminações diárias também tenha ultrapassado o país norte-americano. O presidente dos EUA, Donald Trump, determinou no início desta semana a proibição da entrada de viajantes que não são cidadãos do país norte-americano.

Você pode conferir os gráficos do instituto por país no site oficial de dados da COVID-19.

Leia a matéria no Canaltech.