Paciência ainda é jogado por 35 milhões de pessoas todo mês

Paciência ainda é jogado por 35 milhões de pessoas todo mês

A Microsoft está comemorando o sucesso de um dos seus mais antigos jogos: Paciência. Chamado originalmente de Solitaire, o game completa nesta sexta-feira (22) 30 anos de existência — e ainda é muito jogado, diga-se de passagem. Segundo a empresa, são 35 milhões de jogadores mensais e mais de 100 milhões de partidas por dia.

A vantagem deste jogo é que ele já vinha instalado no Windows. A primeira versão surgiu no Windows 3.0, em 1990, e tinha um objetivo simples: ensinar de forma gameficada como se utilizar um mouse, agarrando e soltando as cartas na mesa verde.

Em 2012, o game passou a contar com um aplicativo próprio no Windows 8. Mesmo assim, continuou bastante baixado. Foi naquele ano que ele também ganhou novos modos, desafios diários e eventos com outras dificuldades.

-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Paciência foi criado por um estagiário de programação chamado Wes Cherry e pela artista de pixel art Susan Kare, que fez todo o visual do jogo — lembra do desenho clássico do castelo com uma lua gigante ao fundo que ficava nas costas do baralho? Foi ela!

O jogo é tão reconhecido como um dos clássicos da história dos games que recebeu espaço cativo no The World Video Game Hall of Fame, do Strong Museum, que celebra grandes títulos da indústria.

Atualmente, Paciência conta com aplicativo independente, que já vem no pacote do Windows 10 desde 2015. Ele ainda pode ser jogado no Android, iOS e em navegadores.

Leia a matéria no Canaltech.