Único álbum de Flaviola e o Bando do Sol ganha reedição em LP no Brasil

Único álbum de Flaviola e o Bando do Sol ganha reedição em LP no Brasil
Já relançado no exterior, o raro disco de 1974 é calcado em folk-rock tão poético quanto lisérgico. Lançado em 1974 pelo selo recifense Solar e cultuado por colecionadores de discos na medida em que foi se tornando raridade disputada em sebos, o único álbum de Flaviola e o Bando do Sol ganha a primeira reedição em LP no Brasil.

Posta no mercado fonográfico neste mês de janeiro de 2020 dentro da série Clássicos em vinil, numa parceria da Polysom com a gravadora Rozenblit, a edição em LP do álbum Flaviola e o Bando do Sol joga luz sobre disco calcado no folk-rock.

Trata-se de título diferenciado na discografia da cena musical alternativa do Recife (PE) dos anos 1970. Flaviola – nome artístico do cantor, compositor e poeta pernambucano Flávio Lira – rimou psicodelia com melancolia neste álbum gravado com o Bando do Sol.

Dez das 13 músicas do repertório autoral são assinadas somente por Flaviola. Duas, Como os bois e Olhos, são parcerias do artista com o conterrâneo Lula Côrtes (1949 – 2011).

A única composição sem a assinatura de Flaviola é Brilhante estrela, música de autoria do guitarrista Robertinho de Recife, integrante do Bando do Sol (nos toques do violão, do banjo e da viola de 12 cordas) ao lado de músicos como o também guitarrista Paulo Rafael, o já mencionado Lula Côrtes (na percussão e no mandolim) e Zé da Flauta.

Relançado no exterior em edições piratas em 2005 (por selo da Coréia do Sul) e em 2011 (em LP e CD editados pelo selo europeu Mr. Bongo), Flaviola e o Bando do Sol é um disco tão poético quanto lisérgico.

Aliás, para compor o repertório autoral do disco, Flávio Lira pôs música em poemas de Federico García Lorca (1898 – 1936), Henriqueta Lisboa (1901 – 1985) e Vladimir Maiakovski (1893 – 1930), além de ter musicado trecho do texto de Hamlet (1599), peça do dramaturgo William Shakespeare (1564 – 1616).

Definitivamente, Flaviola era um integrante diferenciado no bando recifense da década de 1970.