Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tecnologia & Games

Google pede autorização ao BC para operar conta de débito no Brasil


Além de se preparar para lançar um cartão de pagamento concorrente ao Apple Card, a Google também está disposta a ampliar sua atuação no setor de pagamentos aqui no Brasil. A companhia de Mountain View solicitou ao Banco Central uma autorização para operar como instituidora de arranjos de pagamento com contas pré-pagas, popularmente conhecidas como "débito".

O pedido foi feito pela Google Brasil Pagamentos, responsável pelo Google Pay no país, na última segunda-feira (11), e caso seja aprovada, pode permitir que a gigante de tecnologia lance por aqui um serviço semelhante à NuConta (do Nubank), Mercado Pago (do MercadoLivre) e PagBank (do PagSeguro), por exemplo.

YouTubers podem ser beneficiados

Uma das possibilidades dessa autorização pode estar ligada ao método no qual os youtubers brasileiros recebem seus pagamentos. Atualmente a transferência internacional é realizada através de um banco local, assim como a taxa de câmbio, o que gera um custo para o recebedor. Caso tenha a sua própria conta digital, os depósitos poderiam ser feitos com o novo método.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Contudo, a Google não é uma instituição financeira e nem de pagamento, então essa opção é menos provável. Ao que tudo indica, os planos devem ser mais na expansão mais "física" do Google Pay, uma vez que a autorização para operar como instituidora de arranjos de pagamento também permite que a companhia tenha regras fixas para negociar diretamente com lojas e bancos.G

Google Pay foi lançado para substituir Android Pay no Brasil em 2018 (Imagem: Divulgação)

Vale ressaltar que a Google não é a única empresa de tecnologia interessada em investir em serviços financeiros. O Facebook, por exemplo, desde o ano passado tem um sistema de pagamento único para seus aplicativos, assim como a Apple, que também em 2019 lançou um serviço de finanças pessoais em parceria com a Goldman e MasterCard.

Até o momento a Google não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, então ambas hipóteses podem ser consideradas. E você, qual a sua aposta? Conte-nos aqui nos comentários!

Leia a matéria no Canaltech.

Canaltech

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!