A rotina das profissionais do saneamento que conciliam trabalho e maternidade em época de pandemia

A rotina das profissionais do saneamento que conciliam trabalho e maternidade em época de pandemia


Com a recomendação dos órgãos de saúde para reclusão em prevenção ao Coronavírus, muitas mães tiveram que mudar as suas rotinas, seja por conta da adoção do trabalho remoto ou pelos cuidados acrescentados àquelas que não tem a possibilidade de home office.

Neste Dia das Mães, é de extrema importância dar visibilidade a essas mulheres que, em sua maioria, tem jornadas duplas, triplas, ou quantas forem necessárias.

Em Porto Ferreira, a empresa conta com o auxílio de 74 profissionais. Deste total, 26, ou seja 35,2%, adotaram o sistema de trabalho remoto. Mas as equipes de operação, manutenção e análises laboratoriais seguem nas ruas para garantir o funcionamento das estações e a continuidade da prestação dos serviços, assim como as equipes comerciais, sempre respeitando as medidas de distanciamento e higiene recomendadas pelas autoridades de saúde.

Dentre os funcionários que continuam nas ruas para garantir a operação destaca-se Andreia Pereira Otoni, agente comercial, que atua na empresa há cinco anos. Mãe de três meninas, de 6, 16 e 21 anos, ela é responsável por realizar as leituras dos hidrômetros e, posteriormente, entregar as faturas aos clientes.

Como seu trabalho necessita percorrer vários pontos da cidade, a agente comercial reforçou os cuidados para garantir a segurança de sua família. "Ao chegar em casa, entro pela lavanderia, deixo o uniforme e o sapato lá. Depois, vou direto para o banho", conta ela.

Mas, a mudança na rotina não parou por aí. As filhas de 6 e 16 anos passaram a estudar em casa, a mais velha com aulas online e a mais nova com atividades diárias para serem realizadas. "No começo foi mais complicado, mas elas ficaram bem conscientes. Sabem da responsabilidade com a escola e estão fazendo todas as atividades", explica a agente comercial.

Apesar da rotina diferente, Andreia fica mais tranquila ao perceber que as filhas entendem a importância do seu trabalho. "Elas conseguiram compreender a necessidade do meu trabalho e isso é muito bom!", explica.

Seguindo um dos valores da empresa, o Respeito às Pessoas, a BRK Ambiental adotou medidas para garantir suporte aos seus funcionários e suas famílias nesse período de mudanças. "Temos o compromisso de garantir não somente um ambiente de trabalho positivo aos nossos funcionários, mas também qualidade de vida e saúde. Para isso, disponibilizamos o Programa de Apoio Pessoal Viva Bem em que eles recebem orientação psicológica, financeira, jurídica e diversas outras. Não somente o funcionário, mas também a sua família", explica Bruno Luz, gerente administrativo da BRK Ambiental em Porto Ferreira.