Você sabia? Palmeiras representou a Seleção Brasileira na inauguração do Mineirão

Você sabia? Palmeiras representou a Seleção Brasileira na inauguração do Mineirão

Em 1965, o Palmeiras vivia o período da Primeira Academia. Campeão Paulista em 1963 e do Rio-São Paulo em 1965, o Alviverde foi convidado para representar a Seleção Brasileira na disputa da Taça Inconfidência, diante da seleção do Uruguai, e inaugurar o Estádio do Mineirão, no dia 7 de setembro daquele ano.

De camisa amarela, a equipe do Palmeiras venceu a Celeste por 3 a 0, com gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano. Na ocasião, o Uruguai havia garantido classificação para a Copa do Mundo de 1966 de forma invicta e era considerada uma das melhores seleções do mundo.

No confronto, a Seleção Brasileira foi a campo com Valdir de Moraes; Djalma Santos, Djalma Dias, Valdemar e Ferrari; Dudu e Ademir da Guia; Julinho, Servílio, Tupãzinho e Rinaldo. O goleiro Picasso, o zagueiro Procópio, os meias Germano e Zequinha e os atacantes Dario e Ademar Pantera entraram no decorrer da partida. O argentino Filpo Núñez era o treinador, e é até hoje o único estrangeiro a ter comandado o Brasil.

O Palmeiras foi o primeiro e único time que representou a Seleção Brasileira com comissão técnica, jogadores titulares e reservas. A decisão de convidar o Alviverde partiu da antiga Confederação Brasileira de Desportes (CBD), hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O post Você sabia? Palmeiras representou a Seleção Brasileira na inauguração do Mineirão apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.