Nome de Tunai fica na eternidade das canções

Nome de Tunai fica na eternidade das canções
Cantor e compositor mineiro morre aos 69 anos, deixando músicas gravadas por grandes intérpretes como Elis Regina, Gal Costa, Simone e Nana Caymmi. ? OBITUÁRIO – "Só mesmo o tempo vai poder provar / A eternidade das canções". Apresentados há 37 anos na voz de Gal Costa, em gravação feita para o álbum Baby Gal (1983), esses dois versos da canção Eternamente – escritos pelo letrista e poeta Sérgio Natureza – dizem muito sobre o legado de Tunai, criador da melodia.

Tunai – nome artístico do cantor e compositor mineiro José Antônio de Freitas Mucci (13 de novembro de 1969 – 26 de janeiro de 2020) – morreu na madrugada deste domingo, 26, aos 69 anos, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), vítima de parada cardíaca.

O artista sai de cena, mas deixa o nome na eternidade das canções que compôs e que, além da voz do autor, ganharam registros de cantoras da linha de frente da MPB. Além de Gal, Tunai foi gravado por Elis Regina (1945 – 1982), Simone e Nana Caymmi, entre outras estrelas de primeira grandeza.

Foi Elis, a propósito, quem lançou e projetou Tunai como compositor em 1979, um ano após o artista ter decidido abandonar a faculdade de engenharia para se dedicar à música. Elis já estava com o repertório do álbum Essa mulher (1979) fechado. Mas decidiu reabri-lo assim que ouviu As aparências enganam, canção de Tunai com letra de Sérgio Natureza.

A cantora ficou tão entusiasmada com a composição que tirou Velho arvoredo (Hélio Delmiro e Paulo César Pinheiro, 1976) do disco para incluir As aparências enganam no álbum de 1979, ano em que a antenada Nana Caymmi deu voz a nada menos do que duas canções do então novato Tunai, Pra não chorar e Pra sempre, ambas com letras de Sérgio Natureza.

Começou ali para valer, naquele ano de 1979, a trajetória musical de Tunai, cujo auge artístico aconteceu na década de 1980. Em 1984, uma outra parceria de Tunai com Sérgio Natureza, Frisson, de tonalidade bem mais pop do que as densas canções lançadas por Elis e Gal, invadiu as FMs e o coração do público em gravação feita pelo próprio Tunai para o álbum Em cartaz (1984).

Frisson atravessou gerações em vozes como a da cantora Ivete Sangalo, que regravou a música em 1998, quando ainda era vocalista da Banda Eva.

Tunai é lembrado por sucessos como 'Frisson', música lançada em 1984 na voz do cantor e compositor mineiro

José Luiz Pederneiras / Divulgação

Nascido na interiorana cidade mineira de Ponte Nova (MG), Tunai era irmão do também cantor, compositor e músico João Bosco. Contudo, jamais usou o nome consagrado do irmão (famoso desde 1972) para pavimentar os caminhos na música.

Parceiro de importantes letristas mineiros como Fernando Brant (1946 – 2015) e Márcio Borges, autores dos versos das composições Rei (1981) e Raras maneiras (1986), Tunai atravessou os anos 1980 com músicas gravadas regularmente por grandes nomes da MPB.

Somente Simone gravou seis composições de Tunai, incluindo a já mencionada Raras maneiras. Depois das dez (1983), Só de amor (1983), Água na boca (1985) e Tinha de ser (1985) são de Tunai com o recorrente parceiro Sérgio Natureza. Apaixonada (1989) é canção assinada somente por Tunai.

Já Milton Nascimento compôs Certas canções com Tunai e lançou a música em álbum de 1982. A parceria foi ampliada com Mar do nosso amor (1984) e Rádio experiência (1985).

Tunai também fica imortalizado por canções e baladas de romantismo pop sensual como Sintonia (1985), composta com Sérgio Natureza na cola de Frisson. Mas também deixou samba, blues-rock e bolero em obra sintetizada pelo cantor e compositor no álbum Eternamente..., songbook lançado em 2011 com participações de Milton Nascimento, Simone e Zélia Duncan, entre outros nomes.

Mais recentemente, no ano passado, Tunai festejou 40 anos de carreira com Caderno de lembranças (2019), álbum que, ao contrário do que faz supor o título, apontou futuro para Tunai com repertório majoritariamente inédito.

Cantor de dotes modestos, Tunai teve a obra amplificada em grandes vozes como as de Elis, Gal, Nana Caymmi e Simone. Essas cantoras contribuíram para que o nome de José Antônio de Freitas Mucci, o Tunai, esteja imortalizado na eternidade das canções.