Brasil, essa é sua cara!

Brasil, essa é sua cara!

Contas 2017 (1)

Na sessão ordinária de segunda-feira da Câmara foram votadas as contas da Prefeitura de 2017, primeiro ano do governo Rômulo Rippa. O prefeito esteve presente à sessão e utilizou seu direito de falar na tribuna em defesa de sua gestão. Lembrando que o Tribunal de Contas do Estado deu parecer favorável à aprovação, uma vez que o município cumpriu todos os percentuais de aplicação e, inclusive, apresentou um superávit nas contas, o que repetiu nos dois anos seguintes, algo que não acontecia há muito tempo esta série positiva. O parecer da comissão da Câmara que analisou o processo também emitiu parecer favorável.

Contas 2017 (2)

O prefeito começou falando das ações que tomou logo no início do governo e ressaltou o diálogo que sempre teve com a Câmara Municipal. Por exemplo, assumiu com apenas dois vereadores na base e hoje está com oito formalmente. Falou do corte de 100 cargos de confiança logo nos primeiros meses, do pagamento em dia dos salários dos servidores, do caixa em ordem, das contas em dia. Lembrou que quando assumiu não podia contratar agentes da dengue e outros cargos porque a folha estava acima do limite prudencial.

Contas 2017 (3)

Também falou sobre diminuir em 90% as filas para exame na Saúde nos últimos 3 anos, a maior troca de frota própria com ajuda das emendas de vereadores ou deputados ligados a estes, os gastos com a Saúde quase igual à Educação e o superávit. Lamentou que, enquanto esteve 8 anos como vereador, não teve a oportunidade de apresentar emendas impositivas, como passou a ser feito a partir de 2017.

Contas 2017 (4)

Mais para o final, o prefeito Rômulo falou sobre controle e corrupção, dando umas alfinetadas. Citando que sua base saiu de dois vereadores para oito formalizados em partidos que o apoiam, disse que "nunca" ofereceu "nada de ilícito, como infelizmente nós sabemos que existiu na história de nossa cidade". E continuou: "Nunca trabalhando na esfera dos interesses pessoais, aqueles escusos, vergonhosos, que por conta da vergonha são feitos nos bastidores, nos corredores, nas penumbras. Foi com diálogo, honestidade e seriedade que nós chegamos até aqui".

Contas 2017 (5)

E, na última frase, mais um recado: "Diferente do que falam por aí, que "juntos venceremos mais essa", eu digo para os senhores que todos os dias nós já vencemos os capítulos mais repugnantes do passado dessa cidade". A frase foi uma referência ao movimento da família Braga que lançou dezenas de vídeos no final de semana tendo como pano de fundo a pandemia, mas que muita gente enxergou de um jeito diferente. Sobre isso, comento mais à frente na coluna.

Contas 2017 (6)

Os vereadores aprovaram por unanimidade as contas de 2017. Mas o que chamou mais a atenção na votação foi que o prefeito levantou a bola para eles cortarem e ninguém aproveitou a deixa. Explicando melhor. Quando essa mesma Câmara aprovou as contas de Maurício Rasi de 2012 e Renata Braga de 2014, ambas com pareceres desfavoráveis do Tribunal de Contas, muitos vereadores usaram a tribuna para defender os ex-prefeitos, ponderando daqui e dali porque estavam sendo contrários ao entendimento do TCE. Agora, que o prefeito colocou todos juntos no mesmo barco, falando da parceria Executivo e Legislativo para o sucesso das contas, ninguém praticamente aproveitou o gancho. Ficou aquele cri... cri... cri... Vai entender.

Contas 2017 (7)

O prefeito esteve na Tribuna todo satisfeito e orgulhoso com seu desempenho a frente da prefeitura, até ai tudo bem. Agora me digam isso é para ter orgulho? Isso é obrigação. Não é favor nenhum, todos os governantes públicos tem ou teriam que ter essa obrigação. Mas.... parece que politico com contas certas e em dia é algo para soltar rojões. Que ponto chegamos! Pronto falei.

Críticas

A sessão que ocorreu depois da votação das contas não teve muitas matérias. Mas os vereadores falaram bastante. O assunto pandemia voltou a dominar os discursos, mas também houve tempo para uma choradeira geral a respeito dos ataques que os parlamentares estão sofrendo ultimamente nas redes sociais. Parece que a coisa vem aumentando e já encheu a paciência dos vereadores. Entendo que eles têm razão até certo ponto. Críticas às vidas pessoais e acusações sem provas de crimes, por exemplo, o famoso "é tudo ladrão" e etc., superam o bom senso e também são crimes. Como disse um deles, os vereadores têm família, esposas, filhos, mães, pais. Respeito é bom e sempre cabe.

Representação

Uma coisa leva a outra e muitos vereadores falaram na tribuna na possibilidade de entrarem com uma representação contra a advogada Solange Azevedo, que, como já falamos na coluna passada, teria publicado comentários inverídicos sobre os parlamentares. Vamos aguardar.

Dica

Olha, esta eu também não sabia, mas vou aproveitar e compartilhar com vocês. Muitos vereadores usaram a palavra "denegrir" na tribuna para dizer que estavam sendo injustiçados ou difamados, sofrendo ataques. Pois aconselho pararem de usar essa expressão. Segundo o novo politicamente correto, esta é uma palavra racista. Para o dicionário Aurélio, a definição de "denegrir" é "tornar negro, escurecer". Então, utilizar a palavra denegrir de forma pejorativa é extremamente racista. Também devem ser evitadas: lista negra, mercado negro, da cor do pecado, dia de branco, inveja branca, entre outras.

Estranho

Achei um pouco esquisita uma reportagem publicada pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal, mais precisamente o título, que dizia que o seguinte: "Indicação pede isenção de água para moradores, empresas e comércios", a respeito de um pedido do vereador Marcelo Ozelin. Não sei vocês, mas será que o parlamentar quer matar todo mundo de sede? Não seria "isenção da tarifa de água"?

Campanha?

Bem, o grupo político da família Braga, tendo o prefeiturável André Braga (que ainda não lançou sua pré-candidatura oficialmente diga-se de passagem) à frente, lançou uma nova campanha no final de semana. Foram dezenas de vídeos. Neles, aparece o ex-prefeito André Braga com alguns cidadões ao lado, falando palavras de otimismo e usando slogan e camiseta escrito "Nós vamos sair dessa juntos". No desenho trocaram o positivo pelo paz e amor ou "v" de vitória, com uma ponte metálica do Moji estilizada. É o terceiro slogan lançado nos últimos meses. Imagino que isso seja idéia do Edvaldo Ranzani, marqueteiro velho/novo aliado de André, nas quais já tivemos o Porto Amor Solidário, a tal Sororidade Ferreirense.

Antecipada?

Nem todo mundo entendeu os vídeos como sendo uma campanha otimista para superar o momento de pandemia. Deu a impressão de um "lançamento de candidaturas" dos futuros pretendentes ao cargo de vereador. Muitos nomes conhecidos por alguns outros nem tanto. Entre os mais conhecidos o Dr. Pedro Mello, Daniela e Renata Braga, os vereadores Professor Sérgio e Gideon dos Santos, os ex-vereadores Evandro Coelho, João Lázaro Batista, o ex-prefeito e ex-vereador Valdir Bosso, o sindicalista Pico Pelegrini, o próprio Edvaldo, o famoso Carlinhos do Anésia, e por aí vai. Porém o que vale mesmo é a intenção que por sinal muito louvavel e estão todos de parabéns pela iniciativa.

Propina (1)

O Ministério Público de São Paulo denunciou Paulo Skaf sob acusação de que ele recebeu ilegalmente cerca de R$ 5 milhões da Odebrecht durante a campanha ao governo de São Paulo de 2014. Segundo a investigação, a doação foi feita via caixa dois, ou seja, não constou da prestação de contas do candidato, crime previsto no artigo 350 do código eleitoral. Teria sido feita para bancar a contratação do marqueteiro Duda Mendonça, responsável pela campanha de Skaf. O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o marqueteiro, bem como Marcelo Odebrecht, foram denunciados pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e de caixa dois.

Propina (2)

Entre os promotores que fizeram a denúncia está Fábio Ramazzini Bechara, que atuou em Porto Ferreira há uns 20 anos mais ou menos. Era um promotor muito atuante, acessível e preocupado com ações de cidadania. Foi inclusive um dos que iniciaram o movimento que culminou na criação da Associação Casa do Abrigo.

Propina (3)

Em depoimento à Polícia Federal, Skaf afirmou que pediu dinheiro ao então presidente da Odebrecht, mas negou ter feito caixa dois na eleição. Disse que pediu apoio sem dizer qual seria o valor e que "não ficou acertada nenhuma contrapartida pela doação". Afirmou que recebeu R$ 200 mil da Braskem, empresa faz parte do grupo Odebrecht, mas que tudo foi feito oficialmente. A denúncia tem origem em acordos de delação premiada da operação Lava Jato, firmados por executivos e funcionários da empresa com a Procuradoria Geral da República e homologados pelo STF.

Eleições em novembro?

Segundo o analista Gaudêncio Torquato, será muito difícil fazer eleição municipal em princípios de outubro. A data mais provável é 15 de novembro ou um uma data nos meados do mês. "Mobilizar estruturas, preparar urnas eletrônicas ainda sob a fumaça da paisagem desolada, provocada pelo covid-19, animar candidatos, enfim, criar um clima eleitoral em tempos de medo e depressão são coisas que atrapalham as previsões. Quanto ao adiamento do processo eleitoral, impossível. Seria um golpe. Os eleitos de 2018 não ganharam esse esticamento por parte do eleitor", diz o mestre.

Choque de renovação

Outra previsão de Torquato: "Um aviso: as eleições municipais darão um choque de renovação. O tradicional está saindo do cenário. Perfis novos, vacinados contra os velhos padrões, gente sem trocados no bolso para dar a cegos em porta de igreja, podem surpreender. A crise sanitária avoluma o repertório de queixumes e indignação contra perfis comprometidos com a velhíssima política. E não pensem que os candidatos com mais chances serão bolsonaristas".

Mais que a China

O Brasil registrou na quarta-feira, dia do fechamento desta coluna, 474 mortes pelo novo coronavírus, um novo recorde em 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. O país já tinha 5.017 vítimas fatais, número maior do que foi computado na China, marco zero da pandemia.

Epicentro brasileiro

Só São Paulo, estado mais afetado pela pandemia, foram 224 mortes. A região metropolitana da capital já tinha 81% de seus leitos de UTIs ocupados. "O balanço de óbitos nas últimas 24 horas é o mais importante até então", disse David Uip, chefe do grupo de contingência do governo.

Resposta presidencial

Jair Bolsonaro foi questionado sobre o número recorde de registros de mortes no país em um só dia. "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre", afirmou o presidente, fazendo referência a seu nome do meio. Mais uma declaração infeliz.

Isolamento social

A taxa de pessoas que estão aderindo às medidas de distanciamento social no Brasil caiu pela quinta semana consecutiva, segundo monitoramento da empresa In Loco publicado na quarta-feira, com base na geolocalização de celulares.

Trump sobre o Brasil

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quarta que o Brasil "seguiu um caminho diferente" e por isso vive um surto de coronavírus. Ele sugeriu que o governo da Flórida suspenda a entrada ou faça triagem de brasileiros nos aeroportos do estado, que recebe dois terços dos voos ainda em operação entre os dois países.

Os crimes investigados

A abertura de inquérito na segunda-feira para investigar as acusações de Sergio Moro contra Jair Bolsonaro coloca sob análise do Supremo pelo menos outros crimes potencialmente cometidos, tanto pelo ex-ministro da Justiça quanto pelo presidente da República. Que boa hora para uma crise política também, não?

Rapidez

Para votar e ter resultado das eleições é rapidinho, mas receber o benefico do governo. Caramba nem se sabe quanto tempo. Brasil essa é sua cara mesmo.

Pergunta que não se cala

Gostaria de saber qual é ou quais foram os sacrifícios feitos por políticos nessa pandemia? Os empresários fecharam as portas, os funcionários e colaboradores perderam empregos e quando não tiveram seus salários reduzidos e os nossos queridos políticos? A çlasse politica e seus apadrinhados fizeram o quê mesmo? O funcionalismo público fica em casa recebendo ainda seus salários que são pagos pelo mesmo que estão sem monetizar, dá pra explicar?