10 filmes, séries e documentários sobre o Brasil para assistir na Netflix

10 filmes, séries e documentários sobre o Brasil para assistir na Netflix

Em abril, o Brasil completou 520 anos de descobrimento. Muita história apareceu desde então, felizes e tristes, criando diversos momentos que dominam os livros de História e que são lembrados até hoje. Acontecimentos mais recentes também são marcantes e, inclusive, viraram assunto de livros, peças de teatro, filmes, séries e documentários.

Para comemorar o aniversário do descobrimento do país, o Canaltech criou uma lista com 10 filmes, séries e documentários que contam a história do Brasil de alguma forma, seja com política, música, cinema ou cultura, e que você pode assistir na Netflix.

10. Vinicius de Moraes

Imagem: Divulgação/Globo Filmes

No documentário Vinicius de Moraes, conhecemos através de um grande elenco composto por intérpretes, parceiros e amigos, como o compositor Vinicius de Moraes fez história no Brasil, criando um impacto no cenário artístico local. O título, lançado em 2005 sob direção de Miguel Faria Jr., conta com aparições de artistas como Camila Morgado, Yamandú Costa, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros, em meio a imagens raras de arquivo.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

9. Ser Tão Velho Cerrado

Imagem: Divulgação

Em Ser Tão Velho Cerrado, documentário de 2018 do diretor André D'Elia, retrata os moradores da Chapada dos Veadeiros que estão preocupados com o fim do Cerrado em Goiás. Por isso, eles lutam para procurar novas formas de desenvolvimento da região sem que o ambiente no qual vivem seja prejudicado.

Essa missão envolve conciliar os interesses relacionados ao manejo da Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto, fazendo com que a comunidade científica esteja de acordo com grandes proprietários de terra e defensores do meio ambiente. O documentário apresenta como o cerrado brasileiro sofre com o impacto ambiental, que traz como consequência o intenso desmatamento.

8. O Mecanismo

Imagem: Divulgação

O Mecanismo é uma série criada por Elena Soarez e José Padilha que conta a história de uma investigação, inspirada em acontecimentos reais, sobre suspeitas de corrupção de estatais e empreiteiras no Brasil. O elenco da trama, que já possui duas temporadas, conta com os atores Selton Mello, Caroline Abras e Enrique Diaz.

7. Cidade de Deus - 10 Anos Depois

Imagem: Divulgação

Cidade de Deus: 10 Anos Depois é um filme de Cavi Borges e Luciano Vidigal que conta o que mudou entre o elenco e produção 10 anos após o lançamento do filme Cidade de Deus, que fez história por aqui e também no mundo. O longa, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lung, foi indicado a quatro categorias do Oscar, mostrando a realidade das favelas do Rio de Janeiro dos anos 1970.

6. Guerras do Brasil.doc

Imagem: Divulgação/Netflix

Guerras do Brasil.doc é um documentário de 2019, criado por Luiz Bolognesi, que conta a história dos principais conflitos armados da história do Brasil, com a ajuda de especialistas sobre o assunto, imagens de arquivo e ilustrações. São confrontos que fizeram história no país, como as Guerras dos Palmares, Guerras da Conquista, Guerra do Paraguai, Revolução de 30 e Guerra do Tráfico. A série documental é dividida em cinco episódios com menos de meia hora cada um.

5. Getúlio

Imagem: Divulgação

Getúlio, filme de 2013 dirigido por João Jardim, conta a história de um dos presidentes do Brasil mais famosos: Getúlio Vargas. Interpretado por Tony Ramos, o político tem os seus últimos 19 dias de vida exibidos no longa, mostrando toda a pressão recebida por uma grave crise política, envolvendo acusações de que ele teria pedido o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, papel de Alexandre Borges.

O elenco de Getúlio é composto ainda por Drica Moraes como Alzira Vargas, Adriano Garib como o General Genóbio da Costa, Marcelo Médici como Lutero Vargas, entre outros.

4. Democracia em Vertigem

Imagem: Divulgação/Netflix

Indicado ao Oscar de melhor documentário, Democracia em Vertigem conta a história da ascensão e queda do governo de Lula e Dilma Rousseff acompanhado da polarização política do Brasil. A diretora Petra Costa mostra como foi o processo de impeachment da ex-presidente do país com base em imagens internas e exclusivas do Palácio da Alvorada e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e de dominação da extrema-direita no poder.

3. O Barato de Iacanga

Imagem: Divulgação

O Barato de Iacanga é um documentário musical que conta parte da história do Brasil no mundo da música. O título mostra como era o lendário Festival Águas Claras, conhecido como o Woodstock brasileiro. O festival era ao ar livre, acontecendo entre os anos 1970 e 1980, com seus acontecimentos contados em entrevistas com artistas e fundadores do evento, além de arquivos de shows históricos e seus bastidores.

2. Chatô - O Rei do Brasil

Imagem: Divulgação

Chatô - O Rei do Brasil é um filme biográfico que conta a história de Assis Chateaubriand, um dos maiores nomes da comunicação e imprensa brasileira. Sua vida é contada em forma de um programa de televisão chamado O Julgamento do Século, relembrando os melhores momentos de sua história, suas paixões e casamentos, sua relação conturbada com Getúlio Vargas e as manipulações feitas nos veículos de comunicação nos quais comandava.

Assis Chateaubriand é interpretado por Marco Ricca, e o filme conta ainda com Andréa Beltrão, Paulo Betti, Letícia Sabatella e Leandra Leal, sob direção de Guilherme Fontes.

1. Histórias que Nosso Cinema (não) Contava

Imagem: Divulgação

Para fechar a lista, a dica é o documentário Histórias que Nosso Cinema (não) Contava, de Fernanda Pessoa, que faz uma releitura do período da ditadura militar no Brasil através do gênero do cinema chamado pornochanchada, que se tornou extremamente popular no país nos anos 1970. Com imagens exclusivas, o documentário mostra ainda a violência do Estado e a modernização da história brasileira.

Leia a matéria no Canaltech.