Volkswagen lança a VW Play, sua nova central multimídia

Volkswagen lança a VW Play, sua nova central multimídia

A Volkswagen deu um passo adiante rumo à conectividade total de seus automóveis com o lançamento de sua nova central multimídia, a VW Play. Projetado e desenvolvido no Brasil, o dispositivo vai equipar os futuros carros da marca e fará sua estreia no vindouro crossover Volkswagen Nivus, que deve ser lançado por aqui até o fim do primeiro semestre.

Entre as principais novidades da central está a possibilidade de fazer download de aplicativos diretamente do aparelho, pois ele conta com um sistema de armazenamento interno de 10 GB e pode utilizar a internet do celular do usuário como base, ao invés de ter conexão nativa. Com essa feature, a Volkswagen disponibilizou alguns apps vitais em sua nova loja de programas, a VW Play Apps, como o Waze, Deezer e o iFood, tornando o carro mais conectado e independente.

"O VW Play é um marco tecnológico na indústria e traz uma série de benefícios para os clientes. Ele foi desenvolvido com base em pesquisas com usuários e pensado na usabilidade real do cliente. É um recurso que é a cara da Nova Volkswagen, com foco total na digitalização e que abre várias oportunidades de novos modelos de negócios para a marca", afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Tela enorme e com alta resolução

O VW Play é composto 100% por botões virtuais, sensíveis ao toque. Esse conceito, aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas interligadas, sendo que uma fica no cluster principal e a outra no centro do painel. Trata-se de um "cockpit digital" dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna. Assim como nos dispositivos de tecnologia, o VW Play possui tela de vidro temperado de alta resistência, com proteção antirrisco e antirreflexo.

Imagem: Volkswagen

No seu funcionamento interno, a central é composta por três telas de comando. Ela é configurada de maneira que a primeira mostre os itens de conectividade, comandos do rádio e atalhos de acesso rápido. A segunda tela reúne a central de controle do veículo, com informações do computador de bordo, ajustes do painel digital e notificações dos aplicativos e a terceira concentra os aplicativos instalados no veículo.

Desenhada na América Latina, a dinâmica de funcionamento do VW Play foi inspirada no uso de um smartphone. Ela conta com padrões intuitivos como o slider entre telas (aquela função de deslizar o dedo na tela de um lado para o outro para trocar de ambiente de navegação), função volume sensível ao toque (há uma barra crescente na horizontal que, mesmo que o carro passe em um buraco enquanto se ajusta o volume, por exemplo, o sistema "entende" a ação desejada) e botão "Home", que volta para tela inicial.

Isso sem falar na função "buscar". Basta digitar o que você precisa, que o sistema mostrará o atalho e todas funções relacionadas ao item pesquisado. Igual a um navegador de computador. A barra virtual do lado esquerdo mostra os ícones referentes ao sistema de infotenimento e, do lado direito, estão ícones de comando de funções do veículo, como sensor de estacionamento e abertura da tampa do porta-malas, por exemplo.

O VW Play também é capaz de reproduzir vídeos em alta resolução armazenados em um pendrive. Mas, claro, esse serviço só é possível de ser executado quando o carro estiver parado.

VW Play Apps

Uma das grandes novidades da VW Play é a nova loja de aplicativos da Volkswagen, a VW Play Apps. Aqui, o usuário poderá baixar programas e funcionalidades diretamente na central multimídia, o que deixa a experiência nos veículos da marca mais fácil e independente.

Imagem: Volkswagen

Com o VW Play será possível, por exemplo, pagar as tarifas dos estacionamentos rotativos de diversas cidades de dentro do carro. Basta que o motorista abra o aplicativo da Estapar para pagar o período desejado por meio do cartão de crédito cadastrado no sistema. Esta função é válida nas mais de 23 cidades onde a operação é administrada pela empresa. Por meio do GPS, o motorista também encontra facilmente a localização onde o veículo ficou estacionado. Além disso, será possível identificar estacionamentos com vagas disponíveis previamente e até mesmo reservar em aeroportos e grandes shows, nas principais arenas e estádios do país.

Outros exemplos de conforto e conveniência são 12min, Ubook, Porto Seguro, Deezer, Waze e iFood. O 12min condensa os best-sellers de não-ficção em audiobooks de resumos que podem ser ouvidos em até 12 minutos e o Ubook traz o mesmo tipo de conteúdo, mas um pouco maior. Já a Porto Seguro oferece todos os seus serviços com muita facilidade, como guincho e troca de pneus.

Completam a gama de aplicativos os tradicionais Waze, iFood e Deezer, que oferecerão todas as suas funções tal qual já acontece nos smartphones.

Chega de contas

Uma diferença importante da VW Play se compararmos com a central multimídia do Novo Onix, por exemplo, é que a internet interna do carro pode ser fornecida por meio do pacote de dados que o usuário já possui no celular. Para isso, basta fazer o roteamento sem fio que a VW Play se conectará à rede e poderá fazer os donwloads e consumir todas as mídias nativas.

Com isso, possibilita-se o uso de aplicativos como Waze e Deezer diretamente pelo carro, sem que o espelhamento precise ser feito. E por falar em espelhamento, a VW Play pode executar tanto o Android Auto quanto o Apple Car Play, com a diferença de trabalhar com o sistema da Maçã sem a necessidade de conectá-lo com um fio.

Segurança e informações do veículo

A VW Play também dispõe de features de segurança e conforto para o motorista e os ocupantes do carro, como o manual cognitivo do carro, que traz todas as informações e dicas sobre o veículo na tela, detalhes de manutenção e prevenção, como marcação de revisões e eventuais problemas que possam estar acontecendo no carro e, claro, todos os itens de computação de bordo, como autonomia, pressão dos pneus e sensores de segurança.

Imagem: Volkwsagen

Para garantir a privacidade das informações da VW Play, o sistema também conta com o recurso "Modo Vallet". Basta clicar no ícone desta função (é possível também programá-la para entrar em funcionamento automaticamente todas as vezes que se abre a porta do motorista, por exemplo) que o sistema bloqueará todas as informações. O VW Play só desbloqueará o sistema se a senha de quatro dígitos (definida previamente) foi inserida.

A estreia da VW Play acontecerá no novo crossover Volkswagen Nivus, que será lançado em breve.

Leia a matéria no Canaltech.