Nova atualização do Windows 10 conseguiu quebrar até mesmo o Chrome

Nova atualização do Windows 10 conseguiu quebrar até mesmo o Chrome

Uma nova atualização do Windows 10 trouxe muita dor de cabeça à Microsoft: segundo a equipe do Google Project Zero, a atualização "1903" do sistema operacional conseguiu, efetivamente, "quebrar" uma função de segurança do Google Chrome.

Estamos falando da função "sandbox", que permite que o usuário execute aplicativos que possam ou não conter códigos maliciosos, sem apresentar riscos à máquina em si. É um método comumente empregado por desenvolvedores para analisar aplicações duvidosas ou então testar o desempenho delas quando ainda estão em desenvolvimento.

O erro advinha de uma "vulnerabilidade na função de contorno de segurança" — um nome reconhecido pela própria Microsoft —, que fazia com que o Windows 10 "não fizesse o gerenciamento correto das relações de tokens".

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
-

Modo "sandbox" do Chrome permite a execução de aplicações duvidosas em ambiente virtual seguro, mas atualização da Microsoft no Windows 10 "quebrava" esse propósito (Imagem: Reprodução/Android Central)

Resumidamente, o update do Windows 10 ocasionava um erro que poderia ser explorado para executar um código malicioso com privilégios elevados no sistema, efetivamente permitindo que um hacker afetasse o sistema e o computador como um todo.

Não apenas isso: o erro da atualização afetava diretamente a engine Chromium, que serve de base não apenas para o Google Chrome, mas diversos outros navegadores, como Opera, Vivaldi, Brave e, ironicamente, o Edge, da própria Microsoft. Apesar disso, a companhia agiu rápido e já lançou um patch de correção deste erro. Só que, ironicamente, o pacote de correção já está causando outros problemas...

Quando a solução sai pior que o problema

O patch intitulado "KB4548851", embora corrija um problema sério como o detalhado acima, trouxe outros problemas para o sistema operacional.

Segundo o Techradar, o patch, disponível para download desde 14 de abril, está causando diversas ocorrências de queda sistêmica do Windows 10 (a chamada "tela azul da morte"). Além disso, diversos usuários relataram arquivos sendo movidos para outros diretórios, isso quando não são totalmente apagados. Segundo um internauta, "o update é uma tragédia! Ele deletou meus arquivos, imagens, documentos salvos no disco rígido e também apagou apps que eu havia baixado da própria Windows Store".

A famigerada "Tela Azul da Morte", temida por muitos usuários do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Techspot)

Outros usuários notaram que os arquivos apagados, na maioria dos casos, tinham mais de uma semana de gravação, sendo movidos para a Lixeira do Windows 10 ou terminantemente deletados.

No que tange à tela azul, os usuários relataram encontrarem os seguintes erros:

  • PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
  • CRITICAL_PROCESS_DIED
  • ACPI_BIOS_ERROR
  • INACCESSIBLE BOOT DEVICE
  • MEMORY_MANAGEMENT
  • DPC_WATCHDOG_VIOLATION
  • Portcls.sys

Normalmente, o erro da tela azul requer apenas a reinicialização do sistema operacional. Entretanto, usuários que instalaram o update relataram, ainda que em minoria, que tal erro se repetia de forma cíclica, ou seja, a cada reinicialização, uma nova queda, efetivamente inutilizando o computador. Mesmo os usuários que conseguiram escapar desse loop reportam desempenho fraco do computador após a atualização.

No presente momento, a Microsoft não relatou uma solução definitiva para o problema-que-deveria-resolver-um-problema, então usuários recomendam que, em caso de problemas com a máquina, o patch "KB4548851" seja desinstalado da máquina. Vale ressaltar, porém, que esse arquivo contém atualizações de segurança importantes, então fica ao seu julgamento decidir qual rumo tomar.

Leia a matéria no Canaltech.