Alerta de rastreamento do iOS 13 reduziu em 68% dados de GPS para Apple

Alerta de rastreamento do iOS 13 reduziu em 68% dados de GPS para Apple

A Apple tem mudado a forma de lidar com dados e passou a avisar proativamente os usu√°rios sobre rastreamento de localiza√ß√£o no iOS 13. Com mudan√ßa, de acordo com o site FastCompany, a quantidade de informa√ß√Ķes em segundo plano caiu 68%.

Como o sistema operacional mais recente, a Apple passou a enviar avisos para os usu√°rios periodicamente para lembrar de permiss√Ķes de geolocaliza√ß√£o. Outra novidade foi a introdu√ß√£o de uma ferramenta que exige que um app pe√ßa autoriza√ß√£o sempre que foi usar dados de localiza√ß√£o.

Além de dados em segundo plano, também houve queda de rastreamento ativo, ou seja, quando uma pessoa abre um programa que demanda uso de GPS. Neste caso, o FastCompany disse que houve redu√ß√£o de 24% em dados registrados.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

iOS 13 trouxe melhorias em termos de privacidade e segurança do usuário / Imagem: Divulgação

Apesar disso, a Apple também pode usar o IP do usu√°rio para identificar a localiza√ß√£o, mas que ela é menos precisa que pelo GPS do aparelho. Uma das principais funcionalidades de rastreamento em segundo plano é poder direcionar publicidade em plataformas mobile. Por exemplo, indicar uma loja próxima sabendo a posi√ß√£o exata do smartphone ou tablet.

O Android 10 também j√° tem fun√ß√Ķes parecidas, com a de restringir o rastreamento apenas quando se est√° usando um app que demanda essencialmente geolocaliza√ß√£o, como o Maps.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: