Gboard vai passar a sugerir emojis com significados e expressões semelhantes

Gboard vai passar a sugerir emojis com significados e expressões semelhantes

Emojis, figurinhas e GIFs já fazem parte do nosso dia a dia ao escrever textos na internet e, principalmente, nos mensageiros instantâneos. O que mais os desenvolvedores poderiam inventar para enriquecer ainda mais nossa maneira de nos comunicar? Que tal misturar expressões?

Pois é o que o Gboard começou a propor. A versão beta do teclado do Google traz, para alguns usuários, uma nova opção que coloca expressões diferentes em figurinhas baseadas nos emojis. É bem simples, e, ao mesmo tempo, poderoso: ao escolher um emoji específico, o teclado sugere opções "misturadas" com outros, criando uma maneira mais poderosa e, quem sabe, mais precisa para você se expressar.

É um recurso um pouco mais poderoso do que a sugestão de GIFs por emojis, apesar de ser teoricamente mais simples. Nem todos os emojis sugerem uma mistura, apenas alguns baseados em expressão facial. Os resultados são parte de um banco de dados de figurinhas que já misturam o emoji escolhido com outras opções, gerando expressões novas.

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-

Gboard vai sugerir emojis "misturados" para dar mais opções de expressão ao usuário (Imagem via Android Police)

O mais interessante é observar a atenção aos detalhes. Na imagem acima, as sugestões da captura de tela da direita incluem um emoji que substitui as palavras de baixo calão censuradas por corações. Dá para interpretar de diversas maneiras, claro, mas a sensação que passa é de raiva com tanto amor que há dentro do coração da pessoa que está escrevendo.

Essa pode ser a próxima etapa na evolução da comunicação via internet. Esqueça os Memoji, My Emoji e afins. A menos que as empresas consigam aplicar essa proposta do GBoard a eles, o que tornaria a brincadeira infinitamente mais divertida.

O recurso está disponível para usuários do programa beta do Gboard que atualizarem para a versão 9.0.2.290777105. Mas nem todo mundo é contemplado: a atualização também depende do servidor, e há usuários nesta exata versão do teclado que não conseguem habilitar as figurinhas com expressões de emoji. Você pode tentar testar a novidade se inscrevendo no programa beta, pela Play Store, ou baixando um APK num site de confiança.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: