Vai que dá tempo: como aproveitar o aniversário de São Paulo usando apps

Vai que dá tempo: como aproveitar o aniversário de São Paulo usando apps

São Paulo é a terra da garoa, mas é, principalmente, a terra do trabalho, onde seus moradores estão sempre correndo de um lado para outro em busca de sonhos, de objetivos concretos. Aqui, até mesmo os viajantes costumam ter algum compromisso profissional na agenda, nem que seja um brunch para networking - sempre se movendo através de um aplicativo de transporte, pedindo um delivery de comida ou ainda consultando um roteiro virtual.

No meio disso tudo ou dessa selva de pedra - como alguns a chamam carinhosamente -, quantas pessoas conhecem mesmo a capital com seus mais 12 milhões de habitantes, segundo o IBGE? Pode apostar que nem mesmo seus moradores, afinal esses milhões de habitantes, que representam 20% da população brasileira, fariam de São Paulo a capital nacional do turismo, com seus mais de 1,5 mil quilômetros de extensão.

Sensação aos finais de semana, o Parque Ibirapuera é um dos grandes cartões postais da cidade (Foto: Jorge Araújo/ Fotos Públicas)

Da capital mesmo, o rapper Criolo já cantou, em Não existe amor em SP, sobre esse "labirinto místico / Onde os grafites gritam" e sua visão um tanto pessimista da capital. Enquanto o baiano Caetano Veloso, por sua vez, se apaixonava pela cidade, em Sampa, quando canta: "alguma coisa acontece no meu coração / Que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João / É que quando eu cheguei por aqui / Eu nada entendi."

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Independente de gostos, visões e opiniões, há muito para se conhecer e fazer em São Paulo. Por isso mesmo, o Canaltech separou uma lista de aplicativos úteis e até mesmo divertidos para quem quer conhecer o melhor da cidade. A seguir, confira a seleção:

Apps que ajudam na mobilidade

Se movimentar pelo emaranhado de ruas e avenidas de São Paulo, sem se perder, é um desafio e tanto. Por isso, é sempre bom pesquisar o roteiro um pouco antes de sair de casa, o que pode ser feito pelo Google Maps (Android) ou pelo Mapas (iOS) mesmo. A partir disso, dá para entender qual é o melhor transporte, inclusive esses mapas já adiantam onde ficam as principais estações de metrô.

Se as distâncias forem curtas e a pessoa um pouco mais radical, vale a pena usar um app para os (polêmicos) patinetes eletrônicos, como os da Yellow (iOS e Android). Há ainda a opção de pegar uma bicicleta pelo Bike Itaú (iOS e Android). Nesses casos, vale conferir as opções e mapas de ciclofaixas no app Pedala SP (Android).

Agora, em viagens mais longas ou mesmo dias chuvosos, vale mesmo o Uber (iOS e Android). Já, se preferir pegar um táxi e aproveitar a agilidade dos corredores de ônibus, vá 99 (iOS e Android). Vale lembrar que a 99 também oferece serviço de motoristas autônomos.

E a dica mais barata, que por R$4,40 te leva a praticamente qualquer lugar, é pegar um ônibus ou metrô. No app Cadê o Ônibus? (iOS e Android) é possível pesquisar a melhor rota e ainda acompanhar, em tempo real, onde está e quando vai chegar o ônibus, que você deve pegar.

Apps para conhecer museus e exposições

São Paulo também é uma das capitais brasileiras com a vida cultural mais agitada. Por isso mesmo, chega a ser até difícil escolher a programação do final de semana, em meio a tantas opções. Pensando nisso, o app Arte que acontece (iOS e Android) traz uma agenda com as principais exposições artísticas na cidade e algumas notícias do mundo artsy, que aprofundam esse conteúdo.

Já o Sympla (iOS e Android) traz uma agenda completa com dicas que vão desde shows, festivais, peças de teatro e eventos esportivos, com opções tanto gratuitas quanto pagas. Agora, as famílias de plantão podem contar com o São Paulo para Crianças (iOS e Android), app voltado especialmente para a programação infantil.

Por mais óbvio que seja, o Instagram (iOS e Android) traz dicas muito boas de programação e passeios pela cidade. Sempre vale a pena checar na busca por localização, da rede social, o que as pessoas já postaram sobre o destino da próxima "excursão". E é também uma questão de saber quem seguir, contas como @vivacultura_sp e @splovers estão repletos de dicas gratuitas para viver a cidade.

App com realidade aumenta transforma a Avenida Paulista em um grande museu de arte urbana (Foto: Divulgação/ Virtual Street ARt)

Aqueles que preferem uma experiência cultural ao ar livre pode aproveitar o app Virtual Street ARt (iOS e Android), da Dentsu com colaboração da Japan House São Paulo. É um aplicativo de realidade aumentada (AR) que revela aos usuários obras de arte, com uma pegada bem urbana e pop, em diferentes pontos da Avenida Paulista. Aliás, a avenida, que é fechada aos domingos, já é por si só uma boa opção de passeio.

Apps de hospedagem

Para quem vem à São Paulo por lazer (ou mesmo por trabalho), pode descobrir boas dicas no aplicativo TripAdvisor (iOS e Android), que é repleto de informações e opiniões sobre todo o universo turístico da cidade. Isso inclui desde resenhas de passeios, bairros até de hotéis pela cidade. O melhor é que tudo é feito de maneira colaborativa, ou seja, muito mais real.

Agora, a grande dúvida do turista moderno é se decidir entre as acomodações com cara de casa ou padrão hotel. Para os usuários que buscam por uma realidade mais próxima a dos moradores da região, vale o já conhecido Airbnb (iOS e Android). Enquanto aqueles que preferirem por um hotel, podem usar o app que é uma espécie de Google para acomodações, o Trivago (iOS e Android), que também compara os valores de diárias, na região escolhida.

Apps para garantir a melhor refeição

Opções gastronômicas é o que não falta em São Paulo, como boas massas no Bixiga, região da Bela Vista, ou ainda uma porção de comida asiática na Liberdade, com pedidas que vão de yakisoba, passando por lamen e até sushi. Para aproveitar toda essa variedade o app ChefsClub (iOS e Android) traz uma série de descontos e benefícios para seus usuários. E quem for sair, já pode instalar o Conta Certa (Android) ou ainda o Racha Conta (iOS), que dividem os valores na hora de pagar.

Há ainda aquele grupo que prefere ficar em casa e aproveitar, à noite, com os amigos. Nesses casos, vale olhar as ofertas do iFood Delivery (iOS e Android) que sempre traz boas opções e alguns estabelecimentos 24 horas. Agora, se a pedida for cozinhar e preparar um delicioso jantar, é possível comprar todos os ingredientes via Rappi (iOS e Android), que um associado vai realizar as compras necessária e entregar no seu apartamento.

Apps para reclamar

Como ninguém é ferro e São Paulo está longe de ser uma cidade perfeita, muito provavelmente alguns momentos do dia serão alvo de reclamação, desde a chuva do começo da manhã até a mudança brusca de temperatura - situações que sempre pegam desprevenidos quem não saiu de casa sem um casaco e um guarda-chuva. Para esses casos, nada melhor do que criar um login no Twitter (iOS e Android) e vomitar todo esse sentimento na forma de caracteres.

Já no caso de reclamações um pouco mais sérias, a prefeitura de São Paulo disponibiliza o aplicativo SP156 (iOS e Android), onde é possível fazer denúncias sobre semáforos quebrados, buracos nas ruas e podas não feitas em canteiros. Após realizar o cadastro, o usuário precisa registrar a situação problemática em uma foto, detalhar a questão, adicionar a localização e pronto. Depois disso, é só curtir a cidade!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: