Após estruturar atendimento em saúde, comitê planeja retomada das atividades econômicas

Prestadores de serviço deverão retomar a partir do dia 27 de abril; para lojas, o plano é a partir de 4 de maio. Medidas podem ser revistas em caso de piora no cenário epidemiológico.

Após estruturar atendimento em saúde, comitê planeja retomada das atividades econômicas

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 de Porto Ferreira se reuniu por videoconferência com autoridades municipais e convidados no final da tarde desta segunda-feira (20/04), quando foi feita a exposição de um panorama atualizado e detalhado da situação da pandemia no município e apresentado um planejamento para a retomada de atividades econômicas.

Desde a criação do comitê, a Secretaria de Saúde de Porto Ferreira iniciou a estruturação do atendimento para os casos de covid-19 no município, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria Regional de Saúde de Araraquara.

Este trabalho permitiu que agora fosse apresentado um planejamento que traz um cronograma de retorno gradativo de todas as atividades econômicas no município.

As condições estabelecidas pelas autoridades sanitárias para a retomada de atividades incluem prover o município de leitos hospitalares, de profissionais de saúde para o atendimento de pacientes, de medicamentos, de equipamentos de proteção individual, de testes para a covid-19, entre outras exigências.

Assim, cumpridas essas requisições, o prefeito Rômulo Rippa deve publicar até quinta-feira (23/04) um novo decreto, visando a retomada de algumas atividades.

Importante salientar que ficam mantidas as condições estabelecidas em decretos anteriores, sendo que a liberação de atividades será aos poucos e avaliada cotidianamente pelo comitê da covid-19. Em caso de mudança de cenário, como por exemplo um aumento repentino de casos, que possa colocar em risco o sistema de saúde, medidas restritivas poderão ser novamente adotadas.

Dentro do planejamento apresentado, a partir do próximo dia 27 de abril (segunda-feira) deverá ser liberado o funcionamento de prestadores de serviços, como consultórios (médicos, dentistas, fisioterapeutas etc.), escritórios de profissionais liberais (advogados, engenheiros, contadores etc.), profissionais de estética (cabeleireiros, barbeiros, manicures etc.), entre outras atividades que se enquadram na categoria. O funcionamento estará sujeito a regras, como condições de higienização, atendimentos individualizados e com hora marcada, o que será estabelecido no decreto.

Vale ressaltar que das cerca de 7,3 mil empresas de Porto Ferreira, aproximadamente 2,9 mil são prestadores de serviços, segundo dados da Receita Federal.

Depois, no dia 4 de maio, serão liberados para funcionamento o comércio em geral, como as lojas dos mais diversos segmentos. São cerca de 2,4 mil estabelecimentos comerciais do tipo no município. Essas empresas também terão de seguir regras de atendimento e sanitárias. Importante observar que esta liberação das lojas se dará justamente às vésperas da segunda maior data de vendas do comércio, que é o Dia das Mães.

As demais atividades serão analisadas para reabertura após o dia 11 de maio, sempre levando em conta os índices de contágio e capacidade de atendimento do sistema de saúde. Ou seja, quanto mais a população colaborar e se prevenir, melhores serão os índices e mais rapidamente pretende-se voltar à normalidade.

A videoconferência contou com a participação do prefeito Rômulo Rippa e do vice Dr. Saldanha Leivas Cougo; dos secretários Vera Lucia Visolli (Saúde), Roberto Diniz (Gestão), Márcio Simplício (Segurança Pública e Mobilidade Urbana) e Dr. Fábio Castelhano Franco da Silveira (Gabinete); assessores das áreas de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Comunicação; do presidente da Câmara Municipal, vereador José Gustavo Braga Coluci, e do líder do governo no Legislativo, vereador Alan João Orlando; do provedor da Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira, Gilson Fantinato; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira, Leandro Gentina; dos representantes do Comitê da Cerâmica Artística e da Decoração, José Manuel Vaz Gomes e Hans Otto Kurt Beran; do representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Dr. Evandro Carniato; e da diretora do Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), Vilma Sartori.

"Como anunciei no sábado, com total transparência estamos divulgando o que foi tratado nesta reunião do comitê para prestar contas dos trabalhos que estamos realizando diariamente para enfrentar a pandemia. É um esforço muito grande para cumprirmos as condições exigidas pelas autoridades sanitárias para o atendimento dos casos da covid-19. Mas só assim poderemos retomar de forma gradativa a nossa atividade econômica. Agradeço à luta de todos e peço mais uma vez à população para tomar todos os cuidados necessários, pois só com o envolvimento de nossa população será possível vencermos esta batalha", disse o prefeito Rômulo Rippa.