Prefeitura fecha parceria com o HDB para implantação do hospital de campanha

O HDB, que já tem 20 leitos destinados exclusivamente aos pacientes da covid-19, por meio desta parceria terá mais 10, totalizando 30 leitos; até sexta-feira, a instalação estava prevista para ser no Centro Dia do Idoso, no Jardim Porto Seguro.

Prefeitura fecha parceria com o HDB para implantação do hospital de campanha

A Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Saúde, fechou uma parceria com a Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira para implantar o hospital de campanha nas dependências do próprio Hospital Dona Balbina. Até sexta-feira, a instalação estava prevista para ser no Centro Dia do Idoso, no Jardim Porto Seguro.

O HDB, que já tem 20 leitos destinados exclusivamente aos pacientes da covid-19, por meio desta parceria terá mais 10, totalizando 30 leitos.

"Após análise criteriosa da situação, e tratativa junto à Irmandade de Misericórdia, a Secretaria de Saúde fechou um acordo para criação de mais 10 leitos exclusivos para covid-19, no âmbito do próprio Hospital Dona Balbina. Assim, garantimos assistência qualificada por quem detém a expertise no assunto, além de melhorar em muito a logística dos atendimentos, à medida em que concentramos todos atendimentos da doença em um único local", disse o prefeito Rômulo Rippa.

"Este contrato é muito importante também, pois há diversos relatos de pacientes em tratamento de infecção por coronavírus, que se encontravam estabilizados e de um momento para outro apresentaram piora significativa do quadro, sendo inclusive necessário intubação. Estando próximos à UTI é muito mais eficiente o tratamento", continuou.

O plano de trabalho desenvolvido será específico para esta atividade, com previsão de 4 meses, e a Prefeitura fará os repasses financeiros à Irmandade de Misericórdia mensalmente.

Nesta parceria, a municipalidade irá arcar com as despesas relativas à equipe técnica, assim definida: um médico plantonista (24 horas todos os dias), um enfermeiro por turnos de trabalho todos os dias, dois técnicos de enfermagem por turno de trabalho. Os turnos de trabalho serão 12 x 36 horas.

A Municipalidade irá também disponibilizar um profissional da área de Fisioterapia para auxiliar na recuperação dos pacientes em tratamento para covid-19. E ainda contribuirá com fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual).

"Quero agradecer publicamente, mais uma vez, à Irmandade de Misericórdia de Porto Ferreira, na pessoa do provedor Gilson Fantinato, pela atenção dispensada neste momento tão sensível e difícil para todos nós", finalizou Rômulo Rippa.

Estudo

Desde o início da pandemia a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo um planejamento visando a fase mais aguda de contágio da covid-19. Nesse estudo, foram consideradas várias medidas adotas pelo Ministério da Saúde, boletins e planos de atendimento de órgãos federais e estaduais.

Os casos leves e moderados são de responsabilidade do Município. Assim, fez-se uma projeção sobre o número de leitos necessários, considerando um cenário em que 3% da população seja infectada de modo leve ou assintomático, ou 1.685 pessoas residentes em Porto Ferreira.

Pelas projeções, 20% desses casos, ou 337 pessoas, necessitarão de internação. E, destas, 17 pessoas necessitarão de leitos de UTI (5%).

Portanto, 337 internações em 4 meses significam que o município vai precisar atender, em média, 84 pacientes por mês. Levando em conta que a média de permanência de cada paciente é de 10 dias de internação, são necessários 840 leitos/mês. Ou 28 leitos/dia.

Considerando que o Hospital Dona Balbina tem 20 leitos destinados exclusivamente à covid-19, caberia à Prefeitura providenciar o restante (mais 8, no mínimo). Assim, fechou-se a parceria para mais 10 leitos, totalizando 30.