Alice Caymmi dissipa energia da batida do Àttooxxá no primeiro single do álbum 'Elétrika'

Alice Caymmi dissipa energia da batida do Àttooxxá no primeiro single do álbum 'Elétrika'

Música inédita 'A noite inteira' sinaliza que cantora volta a investir no pop genérico. Capa do single 'A noite inteira', de Alice Caymmi e Àttoxxá

Reprodução

Resenha de single

Título: A noite inteira

Composição: Alice Caymmi, Rafa Dias e Chibatinha

Artistas: Alice Caymmi e Àttooxxá

Gravadora: Rainha dos Raios

Cotação: * * 1/2

? A voz proeminente e (muito) bem colocada de Alice Caymmi na gravação da música inédita A noite inteira mantém a artista sob a aura de ser uma das melhores cantoras brasileiras surgidas nos anos 2010.

Neste single gravado por Alice com o grupo Àttoxxá, um dos nomes responsáveis pela revitalização do pagode baiano, a cantora destila mel ao seguir a colmeia do pop genérico que dá o tom do mercadão nacional.

Arremessado nas plataformas de áudio nesta sexta-feira, 24 de janeiro, o single A noite inteira é a primeira amostra do quinto álbum de Alice Caymmi, Elétrika, previsto para ser lançado neste primeiro semestre de 2020.

O título alude ao aclamado álbum anterior de Alice, Electra (2019), mas a semelhança parece parar no nome, a julgar pelo single A noite inteira. De autoria creditada a Alice, a Rafa Dias e a Wallace Carvalho dos Santos (o Chibatinha), A noite inteira é composição banal de sensualidade que soa artificial. Todas as intenções parecem ter sido diluídas e filtradas pelo padrão pop do mercado.

Pode até ser que a música aglutine seguidores, pois o time de compositores e produtores da Brabo Music – formado pelo DJ Rodrigo Gorky com Maffalda e Zebu – conhece bem os gostos desse mercado e, por isso mesmo, foi arregimentado por Alice para orquestrar a produção do álbum Elétrika.

A azeitada produção musical do single A noite inteira tem o toque particular do Àttoxxá, mas o fato é que a gravação resulta aquém do potencial do grupo e tampouco acrescenta algo de relevante à discografia de Alice Caymmi, cantora de quase 30 anos (a serem festejados em março) que já mostrou ter forte personalidade para jamais ser mais uma na multidão.

O encontro da cantora com o grupo resultou sem liga. É como se, em A noite inteira, Alice Caymmi dissipasse a energia do batidão geralmente eletrizante do Àttoxxá. Para ouvidos habituados ao pop comum que domina as playlists das plataformas de streaming, a música pode parecer uma joia, mas, espanado o leve brilho que a enverniza na produção, A noite inteira se revela pedra falsa.