Mudança de layout do Google confunde usuários com anúncios

Mudança de layout do Google confunde usuários com anúncios

O Google começou a exibir os anĂșncios de maneira diferente nos Ășltimos dias e isso tem afetado a experiĂȘncia dos usuĂĄrios. Para quem ainda não percebeu, ao acessar as pesquisas do site por meio do computador, agora vocĂȘ terĂĄ as propagandas com uma aparĂȘncia semelhante aos resultados das pesquisas, uma iniciativa que pode soar obscura, mas que jĂĄ estĂĄ dando resultado para a gigante da tecnologia. Segundo dados coletados pelo Digiday, as pessoas jĂĄ estão clicando mais nesses links de anĂșncios.

A questão é que muitas pessoas - incluindo analistas - jĂĄ estão reclamando. Alex Hern, do The Guardian, é um dos muitos comentaristas a apontar o problema, observando que agora não hĂĄ quase nenhuma distinção visual entre anĂșncios e resultados de pesquisa. "Ainda existe, tecnicamente, uma rotulagem, mas é difĂ­cil escapar da conclusão de que é difĂ­cil identificar de relance onde os anĂșncios terminam", escreveu em seu Twitter.

Até 2013, o mecanismo de pesquisa fornecia aos anĂșncios uma cor de plano de fundo totalmente diferente para distingui-los dos resultados de pesquisa orgânica. Mas mesmo depois disso, continuou a usar cores exclusivas que permitiam aos usuĂĄrios ver rapidamente onde seus anĂșncios terminavam e os resultados orgânicos começavam.

-
CT no Flipboard: vocĂȘ jĂĄ pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notĂ­cias em seu agregador de notĂ­cias favorito.
-

Propagandas estão inseridas como se fossem os resultados das pesquisas/ Imagem: The Verge

Por meio do seu blog, o Google explicou a mudança, dizendo que adicionar essas propagandas aos resultados de pesquisa orgânica significa que vocĂȘ vai dar mais importância às marcas que aparecem, uma vez que agora o design de como os resultados aparecem mudou.

No passado, Sundeep Jain, um dos diretores da Google, justificava que a simplificação dos designs de anĂșncios da empresa facilitaria a digestão das informações pelos usuĂĄrios. Ele acrescentou que a empresa estava tentando reduzir o nĂșmero de cores diferentes usadas em uma pĂĄgina para trazer um pouco mais de "harmonia" ao layout. Mas serĂĄ esse mesmo o motivo?

Cliques em propagandas aumentaram

Algumas agĂȘncias alegam que desde que o Google passou a exibir as propagandas de modo diferenciado, o nĂșmero de cliques em anĂșncios tem aumentado. A NordicClick coletou dados de quatro clientes diferentes, comparando as taxas de cliques (CTR) dos respectivos anĂșncios nos mecanismos de pesquisa nos dias 7 a 13 de janeiro com as de 14 a 20 de janeiro, após essas mudanças mais latentes.

Para todos os quatro clientes (uma empresa local de assistĂȘncia médica, uma empresa de comércio eletrônico e outras duas de ramo não revelado), as taxas de clique nos computadores aumentaram e variaram de 4% a 10,5%. Todos os clientes tiveram ligeiros declĂ­nios nas taxas de cliques em dispositivos móveis, que ainda estão nos padrões do ano passado — que também passaram a "privilegiar" os anĂșncios.

Em maio passado, para trĂȘs dessas quatro empresas, depois que o Google fez suas alterações na pesquisa para celular, as taxas de cliques aumentaram de 17% a 18% para duas empresas durante o perĂ­odo de 24 a 30 de maio em comparação com o perĂ­odo de 17 a 23 de maio.

O Google é, fundamentalmente, um negócio de publicidade. No terceiro trimestre de 2019, a empresa-mãe, Alphabet, faturou quase US$ 34 bilhões com anĂșncios de uma receita total de US$ 40 bilhões. Portanto, o papo de que a empresa estĂĄ pensando no bem-estar do usuĂĄrio pode não ser bem verdade, não é mesmo?

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Acompanhantes Goiania