Brasil, essa é sua cara!

Edição do Jornal do Porto impresso de 9-4-2020

Brasil, essa é sua cara!


Dança das cadeiras 1

Uma das datas mais importantes do calendário eleitoral deste ano ocorreu dias atrás. Mais precisamente no sábado, dia 4, ou seja, 6 meses antes das eleições, terminou o prazo da chamada "janela eleitoral". É o período no qual os vereadores que concorrerão à reeleição ou ao cargo de prefeito podem mudar de partido sem perder o mandato eletivo. O dia 4 de abril também foi a data-limite para que novas legendas que pretendem participar das eleições tenham seus estatutos registrados no TSE. Nesse mesmo dia, expirou o tempo dos partidos políticos para aprovar a filiação de seus candidatos, que, por sua vez, já deverão ter domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar o pleito de outubro.

Dança das cadeiras 2

As mudanças de partido foram muitas, como já era previsto. Isto porque a partir deste ano estão proibidas as coligações proporcionais, ou seja, os partidos se coligarem visando as eleições dos vereadores. Até 2016, juntavam dois ou mais partidos coligados e eram eleitos os candidatos que atingiam o quociente eleitoral daquela coligação, e não de cada partido independentemente. Agora, não. Cada partido para colocar um vereador na Câmara terá de atingir por si próprio o quociente. Assim, a tendência foi a migração de políticos e pretendentes para poucos partidos, a fim de fortalecê-los.

Dança das cadeiras 3

Para o querido leitor ter uma ideia, dos 11 vereadores atuais de nossa Câmara, apenas 3 permaneceram em seus partidos de origem. São eles: Élcio Arruda (MDB), Professor Sérgio Rodrigo de Oliveira (DEM) e Cabo Eduardo Pitbull (PP).

Dança das cadeiras 4

Agora as mudanças. Vamos começar pelos partidos que são da base do prefeito Rômulo Rippa e devem caminhar com ele em sua provável tentativa de reeleição. O PSD, sigla do chefe do Executivo, perdeu mesmo o vereador Gideon dos Santos para o Democratas do Professor Sérgio. Em outras palavras, o vereador que foi líder do governo nos dois primeiros anos de gestão vai fortalecer o principal partido de oposição ao prefeito com representante no Legislativo.

Dança das cadeiras 5

Se por um lado o PSD perdeu Gideon, por outro conseguiu a filiação de outros dois vereadores: Alan João Orlando, atual líder do governo na Câmara, e o presidente Gustavo Braga Coluci. O vereador Alan João vai assim cada vez mais fazendo o caminho da esquerda para a direita, ideologicamente falando. Começou no PSOL, quando se candidatou a deputado estadual em 2014 e foi até bem votado na cidade. Depois foi para o PSB, que tinha em suas fileiras locais o ex-deputado estadual e ex-prefeito Dorival Braga, e partido pelo qual Alan foi eleito. Agora ruma para o PSD. Já Gustavo dirigia o PTB em Porto Ferreira desde o começo do século, quando o tio Dorival deixou o PSDB e ingressou no partido.

Dança das cadeiras 6

Não ocupando mais uma cadeira, mas sendo suplente, Toninho Correa foi outro que ingressou no PSD. Ele foi eleito pelo MDB do casal Rasi.

Dança das cadeiras 7

Outro partido da base do prefeito, o PP do Cabo Eduardo Pitbull filiou mais outros dois vereadores: Marcelo Ozelin e Dentinho, ambos eleitos pelo PSDB de André Braga. Bem, todo mundo já sabia que os dois vereadores não rezavam mais a cartilha tucana ferreirense. Nunca fizeram oposição ao governo Rippa e articularam a aprovação de muitos projetos do atual governo municipal. Havia a dúvida apenas se os vereadores ficariam com o PSDB, como relatou reportagem do Jornal do Porto há algum tempo atrás, botando André Braga para escanteio, com apoio do prefeito Leandro Pilha, de Santa Rita do Passa Quatro, ou se deixariam o ninho. Talvez para não carregarem nenhum tipo de carimbo, como "traíras" ou coisa parecida, foi mais sensato mesmo escolher outra legenda.

Dança das cadeiras 8

Por falar no PP, o superintendente da Agência Reguladora, que é um vereador licenciado, parece que gostou do salarinho que o cargo lhe confere. Ele não fez sua desincompatibilização para concorrer às eleições, pois o prazo acabou no dia 4 para agentes públicos em cargos de direção, como secretários e afins. Seu último mandato assim vai ser marcado por abandonar o barco e deixar a ver navios aqueles que lhe conferiram voto, uma desarticulação política quando ficou como presidente por 2 anos, e por ter tornado famoso o termo "economicidade", que só serve pros outros. Depois não digam que eu não avisei. Fica aqui os meus parabéns aos seus eleitores que tanto ofenderam e criticaram essa coluna. Nada como o tempo para dizer quem é o lobo vestido em pele de cordeiro da história política da cidade. E que tenta se desintoxicar da sua carreira política atual para tentar, se tudo correr como planeja para uma carreira solo como prefeito, ou se manter com seu gordo salário em uma Agência Reguladora Regional. Isso sim é economicidade meu povo. Parabéns!!!!!

Dança das cadeiras 9

Mais um partido da base do prefeito Rômulo é o Republicanos, que é o antigo PRB ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. A sigla recebeu a filiação dos evangélicos Kiko Mecânico (que deixou o MDB), Renato Rosa (que saiu do PRP) e Ismael da Farmácia (que deixou o DEM). Quem articulou todo esse jogo das cadeiras foi o Marcelo Padilha Gomez, o Marcelo da Paco, que foi assessor do ex-deputado federal Lobbe Neto (PSDB) e ocupou cargos nos governos de Renata Braga e Rômulo Rippa.

Dança das cadeiras 10

Por outro lado, o Republicanos perdeu o atual vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo para o Podemos (Pode), que até 2016 era o PTN. A inspiração para seu nome foi sobre o slogan da campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, "sim, nós podemos" ("yes, we can"). Seus maiores expoentes na política são os senadores Álvaro Dias e Romário. Resta saber se Dr. Saldanha vai repetir a dobradinha na eventual chapa de Rômulo Rippa como vice ou se vai tentar outra coisa. Já o partido conseguiu filiar muitas pessoas nos últimos meses, entre eles muitos servidores do atual governo municipal.

Dança das cadeiras 11

Resumindo, a base do prefeito na Câmara tinha, em tese, apenas dois vereadores quando ocorreu a última eleição: Gideon (PSD) e o representante do PP, que agora é o Cabo Eduardo Pitbull. Todos os demais haviam sido eleitos por partidos que apoiaram as candidaturas derrotadas do Dr. Maurício Rasi e de Renata Braga. Agora, a base do prefeito está com oito vereadores, de forma "oficial".

Dança das cadeiras 12

Uma outra filiação importante foi a do ex-vereador Maguila ao MDB. Como todo mundo se lembra, o Maguila era do PPS, assim como também era Élcio Arruda, entre outros. O PPS, que já foi o PCB, virou agora o Cidadania.

Dança das cadeiras 13

O MDB então fica agora com mais um nome de prefeiturável. São eles Élcio Arruda, Maguila e Kiko Ribeiro. E tem ainda a dúvida sobre o casal Viviane e Maurício Rasi, que "em tese" estão inelegíveis por causa de condenações na Justiça por órgãos colegiados, o que faz ambos caírem na lei da ficha suja, ou ficha limpa, sei lá. O partido afirma que vai lançar candidato a prefeito. Resta saber quem. Já que o dialogo fantasioso para alguns entre Braga e Rasi aparentemente não deu certo

Dança das cadeiras 14

Já falamos do grupo do prefeito Rômulo, do ex-prefeito Maurício, e agora chegamos na terceira corrente, do ex-prefeito André Braga. Parece que meu xará vai ser mesmo o candidato do PSDB à Prefeitura. Deve contar ainda com o apoio do PSL, da irmã Daniela, que deve ser candidata a vereadora, do DEM dos vereadores Sérgio e Gideon, e de outros três partidos, pelo que um passarinho me assobiou. Teriam fortalecido as siglas de apoio nos últimos dias para tentar lançar o máximo de candidatos a vereador. Dezenas, talvez até ultrapasse uma centena. Vamos conferir mais para frente.

Outubro?

A história de que as eleições podem ser adiadas ou transferidas ganha força e agora é oficial que pelo menos já tem estudo sobre isso, devido à pandemia do coronavírus. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, instituiu, na segunda-feira (6), um grupo de trabalho para avaliar as condições para a realização das eleições municipais em outubro. O ato da ministra está alinhado a declarações de seu sucessor na presidência da Corte, Luís Roberto Barroso, que disse considerar prematuro o debate sobre cancelar a eleição municipal por causa da crise, mas admitiu a possibilidade de um adiamento de outubro para, no máximo, dezembro.

Dezembro ou 2022?

O ministro Barroso disse ser contrário a deixar a escolha de novos prefeitos e vereadores para 2022, mas ressaltou que a palavra final deve ser dada pelo Congresso Nacional, a quem caberia a aprovação de uma emenda à Constituição. A portaria de criação do grupo leva em consideração "a diversidade de ações e de restrições aplicadas no âmbito das unidades da Federação, na esteira das orientações das autoridades sanitárias" e "a necessidade permanente de reavaliação das condições materiais da Justiça Eleitoral para realizar eleições no ano em curso".

Contra

O prefeito Rômulo Rippa, desta vez em entrevista à Comunidade FM, no programa do meu amigo Paulinho Carvalho, disse mais uma vez que, pessoalmente, é contrário a adiar as eleições municipais. Desenhando melhor, Rômulo tem a possibilidade de, se reeleito, governar por 8 anos. Agora, se as eleições forem jogadas para 2022, neste mesmo ato pode ser que fique proibida a reeleição para cargos do Executivo. Então ficaria "apenas" 6 anos. Caso não seja proibida a reeleição em 2022, e na hipótese de Rômulo disputar e vencer, somaria ao final 10 anos no cargo. É coisa.

Grupo de risco

E por causa do coronavírus a Câmara teve mais uma sessão sem povo na segunda-feira. Sem indicações também, com poucos requerimentos, focando mais nos projetos de lei. Tudo faz sentido, é bom frisar. O que eu não estou vendo muito sentido é exigir a presença de pelo menos dois vereadores de frequentarem as sessões e ficarem em contato com os colegas e funcionários da Casa, pois acredito que sejam do tal "grupo de risco" da covid-19. Marcelo Ozelin teve um sério problema cardíaco há pouco tempo, mas graças a Deus está tudo bem. Não sou médico pra dizer sobre sua condição, mas é fato que teve um problema. O outro é Dentinho, que fez transplante de rim há alguns anos.

Mascarados

Alguns vereadores estão mascarados. Calma, não tô falando que estão de nariz em pé. Estão é usando máscaras mesmo, cobrindo o rosto, nas sessões. Na semana passada, o presidente e Renato Rosa estavam de máscara. Já nesta última Renato chegou ao recinto usando o artefato, mas retirou na hora da sessão. O presidente apareceu sem e Marcelo Ozelin usou uma. Mas o ponto humorístico da noite foi quando o vereador Kiko Mecânico, atuando na Mesa, deu um espirro em alto e bom som sobre os papéis que segurava nas mãos. Ninguém conseguiu segurar o riso. O duro foi vereador pegar o papel depois.

Pros fortes

Resultado de eleição em menos algumas horas.

Resultado do COVID-19 60 dias. Brasil essa é sua cara

PEROLAS DA INTERNET


Coluna do dia 9/4/2020 - JORNAL DO PORTO