BRK Ambiental aumenta em 46% lavagens preventivas de redes de esgoto de Porto Ferreira

Em 2019, foram lavados 63 quilômetros, contra 29 quilômetros em 2018

Por Redação Jornal do Porto em 24/01/2020 às 11:00:11

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, realizou no ano de 2019 a lavagem preventiva de 63,8 quilômetros de redes coletoras de esgoto do município. O número é 46% maior do que os 29,7 quilômetros de redes que passaram pela limpeza em 2018.

A média mensal de redes limpas também aumentou. Em 2018, era de 2.480 metros. Em 2019, esse número saltou para 5.321 metros.

"A lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto é importante para mantê-las em bom funcionamento, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. Além disso, evita que ocorram entupimentos que podem gerar riscos à saúde e impactos ambientais", explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

Em 2020, a concessionária irá manter esse trabalho e a meta é que 70 quilômetros de redes passem pela limpeza preventiva. Para a identificação dos pontos que vão passar pela limpeza, a área técnica realiza vistoriais preventivas em poços de visita para identificar quais locais precisam com mais urgência dessa limpeza.

A partir da identificação, um caminhão hidrojato é utilizado na limpeza. "Uma mangueira de 120 metros de comprimento com alta pressão de água é introduzida na rede de esgoto. Com isso, a sujeira que está na rede é acumulada no poço de visita e, com o vácuo, é sugada para dentro do caminhão", complementa Fernando.

Lixo na rede de esgoto

Vale ressaltar que o aumento de volume nas redes ocorre tanto por conta da mistura da água da chuva (ligações irregulares) com a rede coletora de esgoto, quanto pelo descarte irregular de lixo nas redes.

"A rede de esgoto foi dimensionada para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido e um dos maiores desafios enfrentados pela BRK em Porto Ferreira é o descarte irregular de lixo nas redes coletoras e ligações residenciais", complementa Fernando.

Durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados, dentro das tubulações, materiais estranhos tais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), que ocasionam a obstrução da rede. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente óleo e gordura.

Os materiais sólidos também são encontrados durante a limpeza do gradeamento das estações elevatórias (EEEs) e de estações tratamento de esgoto (ETEs) da cidade. "Nos últimos quatro anos, foram coletados em média 4 toneladas de lixo por ano. É uma média de 330kg por mês recolhidos ao realizar a limpeza", explica o diretor.

Conscientização

Considerando que o Brasil conta ainda com cerca de 50% apenas de sua população com acesso ao serviço de tratamento de esgoto, é grande a necessidade de conscientizar e orientar o cidadão para o correto uso do sistema de esgotamento sanitário.

Pensando nisso, a BRK Ambiental de Porto Ferreira realiza mensalmente, por meio do Programa Portas Abertas, a conscientização das crianças da rede de ensino da cidade para que disseminem informações relevantes sobre saneamento para familiares, amigos etc. "Demonstramos às crianças a importância da rede de esgoto e o porquê o lixo ou a água de chuva podem interferir e prejudicar o trabalho do tratamento desse esgoto gerado por nós", complementa o diretor.

Atendimento 24h

A BRK Ambiental Porto Ferreira mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24hs/dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a Concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:

- via call-center (0800-771-0001);

- site www.brkambiental.com.br

- Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.

Outra forma de entrar em contato com a Concessionária é por meio do atendimento presencial realizado no Loja de Atendimento, localizada Rua Nelson Pereira Lopes, 199, Centro, de segunda a sexta feira das 9h às 16hs.

Fonte: Redação Jornal do Porto

Cavaliani

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