Comitê Covid-19 solicita retorno da zona azul para desestimular fluxo de pessoas na região central

Comitê Covid-19 solicita retorno da zona azul para desestimular fluxo de pessoas na região central


O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 de Porto Ferreira enviou uma solicitação ao prefeito Rômulo Rippa nesta quarta-feira (08/04) para o retorno da cobrança do estacionamento rotativo (zona azul) na região central do município.

A solicitação, assinada pela gestora do comitê, a secretária de Saúde Vera Lucia Visolli, se dá em virtude do grande movimento de veículos e pessoas na área abrangida pelo rotativo esta semana. Assim, a volta da cobrança teria como objetivo desestimular a circulação e o fluxo de pessoas na área central.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o município vem adotando medidas de distanciamento social determinadas por autoridades das esferas federal e estadual. A chamada quarentena no comércio e serviços não essenciais foi prorrogada esta semana, com vigência até o dia 22 de abril, pelo Governo do Estado, sendo que as Prefeituras são obrigadas a seguir a determinação.

O distanciamento social tem por objetivo fazer com que menos pessoas se infectem ao mesmo tempo, caso contrário o sistema de saúde poderá entrar em colapso. É a única medida de combate ao vírus que vem apresentando resultados positivos em todo o mundo, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A cobrança do estacionamento rotativo foi suspensa no dia 25 de abril, visando desonerar as pessoas que eventualmente precisassem se locomover até a região central da cidade. Porém, o que se observou foi um aumento considerável no fluxo de veículos e pessoas, o que vai contra as determinações de distanciamento social.

Ao receber a solicitação do comitê, o prefeito Rômulo Rippa informou que tomará uma decisão após se reunir com representantes do Gabinete, da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, da Agência Reguladora e da Procuradoria Municipal.

Obs: as fotos que ilustram esta matéria foram tiradas na manhã desta quarta-feira (08/04), na região central.