Lives de sertanejos alegram a quarentena, mas fogem da receita do pop mundial em isolamento

Lives de sertanejos alegram a quarentena, mas fogem da receita do pop mundial em isolamento

Gusttavo Lima mostra carisma, arrecada doações, alegra fãs e precede outras 'lives de sala cheia' no Brasil, mas difere do isolamento de outros popstars; G1 analisa maratona de lives. Tudo começou com popstars globais como Chris Martin, John Legend e Elton John, sozinhos em casa, fazendo transmissões simples ao vivo para se conectar com os fãs e incentivar o isolamento e doações para caridade. Todo mundo entrou na onda.

Mas alguns artistas brasileiros estão criando um modelo diferente: a live de quarentena com a sala cheia.

A live de Gusttavo Lima foi o primeiro fenômeno da música pop brasileira desde o início do período de isolamento social. Foram impressionantes cinco horas de puro carisma musical e etílico - uma alegria necessária para milhares de fãs em casa.

No entanto, a grande produção demandou a presença de várias pessoas na casa do cantor. Ele fugiu da receita das lives em isolamento real que estavam sendo feitas antes por estrelas pop no Brasil e no mundo.

Astros como Dave Grohl, Mariah Carey e Billie Eillish não tiraram suas equipes de casa para entreter os fãs e arrecadar doações. O modelo caseiro foi o mesmo em "festivais de lives" nos primeiros dias de quarentena no Brasil, como #TamoJunto e #FiqueEmCasaBR e #MúsicaEmCasa.

O podcast G1 Ouviu analisou uma maratona de lives e explicou como a de Gusttavo foi diferente. Ouça acima.

Gusttavo Lima faz show pela web por causa da quarentena e tem mais de 10 milhões de visualizações

Reprodução/Gusttavo Lima

Live de sala cheia

O G1 enviou a Gusttavo Lima perguntas sobre a transmissão e a presença da equipe técnica, mas não teve retorno.

O "Buteco em casa" de Gusttavo Lima teve picos de mais de 700 mil espectadores simultâneos no YouTube e 160 mil no Instagram, no dia 28 de março. O segundo "Buteco" já está marcado para 11 de abril.

Trecho da transmissão ao vivo de Gusttavo Lima mostra pessoas trabalhando na casa dele durante a live

Reprodução

Foi um absurdo de audiência. É como a versão digital de um megaevento físico como Rolling Stones em Copacabana. Muitos popstars mundiais não conseguem reunir tanta gente em uma live nesses dias de quarentena.

Mas não foi só o número de espectadores que impressionou. Uma diferença importante foi do número de pessoas que estavam presentes na casa do cantor para realizar a produção luxuosa.

Jorge e Mateus e Léo Santana seguiram a 'sala cheia'

Uma semana depois, Jorge e Mateus ainda bateram de longe essa marca já alta. A live no sábado (4), que também teve garçom servindo cerveja, banda acompanhando e várias pessoas no local de gravação, chegou a 3 milhões de espectadores simultâneos.

Durante a transmissão, circulou nas redes sociais uma imagem que mostra a aglomeração de pessoas nos bastidores. Segundo a assessoria de Jorge e Mateus, no total, 18 pessoas participaram do projeto e houve um revezamento ao longo do processo de produção.

Imagem da live da dupla Jorge & Mateus com muita gente no mesmo espaço

Reprodução / Instagram

Com público menor, Léo Santana foi mais explícito no modelo da "sala cheia", colocando quatro músicos atrás dele na live feita na sexta-feira (3).

Live de Léo Santana com músicos na sala

Reprodução

Na live de Gusttavo Lima, havia câmeras, garçom servindo cerveja e churrasco, violonista e uma equipe de vídeo que ocupava um escritório improvisado atrás da sala. Só entre as que apareciam ao fundo em algumas cenas, eram cerca de dez pessoas - umas de máscara, outras não.

Técnico troca microfone de Gusttavo Lima enquanto garçom serve cerveja durante live

Reprodução

A live de Jorge e Mateus tinha, além do garçom, quatro músicos de apoio, mais de uma câmera e ainda pessoal técnico para a gravação. Jorge disse ao vivo que a equipe era a mínima necessária e que estavam todos de máscara - segundos depois de um roadie aparecer sem máscara.

Astros distantes

Elton John na cozinha de casa durante o iHeart Living Room Concert

Divulgação

O cenário com cerveja e churrasco de Gusttavo Lima era bem diferente, por exemplo, de Elton John sozinho em sua cozinha, incentivando os espectadores a ficarem isolados também. Foi de lá que ele apresentou o programa iHeart Living Room Concert.

Elton John mostrou vídeos de Dave Grohl, Billie Eilish e Finneas, Mariah Carey, Billie Joe do Green Day e outros dos músicos mais famosos do mundo. Todos sozinhos, em gravações simples. Só durante a transmissão, o iHeart Festival arrecadou US$ 8 milhões em doações.

Gusttavo Lima mostra seu filho durante live, e imagens ao fundo mostram estrutura de produção e pessoas circulando na casa

Divulgação

Chris Martin deu o tom

A onda mundial de lives como uma das soluções para a música pop em isolamento começou com Chris Martin, líder do Coldplay. O mundo ainda estava começando a implantar medidas de distanciamento social necessárias para deter o avanço do coronavírus.

Também sozinho, sem nenhuma produção, Chris Martin tocou, conversou, incentivou os fãs a ficarem em casa, e anunciou o festival beneficente Together At Home.

Teresa Cristina, Coldplay e Miley Cyrus estão entre os artistas que estão fazendo apresentações on-line

Reprodução/Redes sociais dos artistas

O festival criado por Chris Martin junto com a ONG Global Citizen teve John Legend, Camila Cabello e Shawn Mendes, Nial Horan e outros nas salas de suas casas. Nenhum chegou perto da produção de Gusttavo Lima ou Jorge e Mateus. Era todo mundo solitário ou com a família.

O lamento de Marília

No Brasil, Marília Mendonça fez lives no modelo caseiro, também com picos de 160 mil pessoas no Instagram. Durante a transmissão de Gusttavo Lima, ela escreveu no Twitter:

"Olá, Gusttavo Lima, gostaria de dizer, em nome do sindicato dos "fazedores de ao vivo" que o Sr. está inviabilizando o conceito live e que não vai dar pra te copiar. Obrigada."

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Além de Marília, outros internautas falaram sobre o tamanho da produção . Mas a maioria dos comentários eram de elogios ao show. Com o microfone dourado na mão, Gusttavo mostrou o tamanho do seu carisma.

Cachaça e publis

Ele fez propaganda de cerveja, bebeu bastante o produto anunciado e virou um bêbado daqueles que não param de falar e cantar.

Gusttavo Lima com parte da equipe da live ao fundo

Reprodução

Além de bebida e música, a transmissão de Gusttavo Lima, e as semelhantes na semana seguinte, tiveram inúmeras propagandas de produtos. Os merchans são boa notícia para um mercado musical que encara uma enorme crise à frente e precisa achar novos modelos para se sustentar.

Doações

Ainda na parte financeira, Gusttavo Lima anunciou que, durante a transmissão, arrecadou R$ 100 mil e toneladas de donativos para instituições de caridade. Outros shows seguintes também arrecadaram milhares de reais, segundo os cantores. Necessário e louvável.

Mas se a ideia fosse só entreter e arrecadar sem se isolar, certamente Chris Martin teria feito uma produção nível Coldplay com luzes, efeitos especiais e uma equipe gigante. Dinheiro e público para isso ele tem.

Mas, como diz o nome do festival, Together at Home, a ideia dele era não tirar várias pessoas de casa.

A meta da Global Citizen é arrecadar ao menos US$ 10 milhões, que serão cobertos em dobro pelo Facebook. Somados aos US$ 8 milhões do iHeart Festival, é uma boa quantia arrecadada sem precisar tirar técnicos de casa nesse momento.

Dave Grohl no iHeart Living Room Concert

Reprodução

Diferente de mercados, farmácias, jornalismo, transportes...

Durante o período de quarentena, há atividades essenciais definidas pelo governo federal, como supermecados, farmácias, transportes e o jornalismo, que dão insumos e informações essenciais neste período, e não podem parar.

Não há menção à transmissão de eventos musicais ao vivo nestes decretos. Mas o mercado musical tem definido por conta própria no mundo que os músicos, mesmo os mais famosos, fiquem em casa com suas famílias e façam as lives para os fãs na mesma situação.

Ministro dá a orientação

Na transmissão de Jorge e Mateus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, apareceu em vídeo, falou aos artistas que fazem show de casa e reforçou a orientação de isolamento.

"Importante que a música chegue, mas que a gente não aglutine, que não coloque as pessoas no mesmo lugar", disse o ministro.

Equipe de Gusttavo Lima durante live do cantor

Reprodução