Conheça 10 jogos de smartphone para entreter as crianças em tempos de isolamento

Conheça 10 jogos de smartphone para entreter as crianças em tempos de isolamento

Vou contar algo inédito para você: pais e mães amam seus filhos. Eu sei, é chocante. Alguns amam tanto que costumam ter mais de um. A situação fica ainda mais evidente quando algum fator alheio à nossa rotina acaba nos forçando a conter nossos rebentos em casa, a fim de protegê-los. Como o que está acontecendo neste momento.

Entretanto, aqui vai outro fato inédito: crianças são cheias de energia, por natureza. Mesmo o mais recatado dos bebês ainda vem com um "modo turbo" embutido, acionado sem sobreaviso e pegando pais e mães desprevenidos — Pedro Cipoli e Stephanie Kohn, da nossa equipe, que o digam. Então, nessa época de isolamento social, pais e mães precisam de formas criativas para prender a atenção dos pequenos.

Pensando nisso, o Canaltech elaborou uma lista de jogos destinados a crianças de até 12 anos, que prometem segurar todo esse "gás" infantil. Os jogos abaixo prometem exercitar a mente das crianças com atividades não apenas divertidas, mas seguramente educativas.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

1. Animal Jam

O Animal Jam foi desenvolvido pela WildWorks em parceria com a National Geographic e traz atividades interativas centralizadas em temas como zoologia e ecologia, ensinando princípios básicos de ambas as áreas por meio de jogos e elementos sociais. O interessante é que ele é inteiramente online, então há o aspecto de socialização à distância, com você podendo adicionar amigos entre os mais de 160 milhões de usuários globais.

O jogo também traz avatares e companheiros virtuais controlados por Inteligência Artificial (IA), todos com visual caricato e atraente para os pequenos. Para tranquilizar os pais e mães, o controle parental aqui é topo de linha, aliviando eventuais preocupações sobre conteúdos abusivos.

Baixe-o via App Store (iOS) ou Play Store (Android).

2. Zooba

O Zooba já apareceu em uma de nossas icônicas listas de apps recomendados para Android e não foi à toa. O jogo consegue agradar a crianças e adultos, trazendo elementos sociais ao dispor, em um ambiente online, o seu personagem contra diversos outros jogadores do mundo. Embora a premissa possa preocupar alguns — animais de um zoológico se armam para derrotar outros bichos em busca de se tornar o rei da partida —, o ambiente competitivo é minimizado por um visual cartunesco e personagens cativantes.

Desenvolvido pela Wildlife Studios, o primeiro unicórnio brasileiro voltado ao setor de jogos mobile, Zooba rapidamente tornou-se um sucesso, amealhando milhões de downloads na Play Store e iOS. O jogo ainda conta com elementos leves de RPG, permitindo que você evolua personagens e itens, tornando-os mais fortes e mais engraçados.

Baixe-o via App Store (iOS) ou Play Store (Android).

3. Prodigy

Ok, nem todo mundo gosta da ideia de "competição" para crianças, o que é uma abordagem tão saudável quanto. Para essas pessoas, temos Prodigy, um jogo bem mais voltado ao ambiente educativo, mas sem abandonar a característica de ser visualmente atraente. Disponível para iOS, Android e PC, esse jogo gratuito dispõe de desafios matemáticos que os pequenos devem responder para progredir em uma aventura com leves toques de RPG.

O jogo traz cenários de alta vivacidade, com cores vibrantes e animações bastante evidentes — tudo isso devidamente premeditado de forma a atrair e prender a atenção da criança por um período maior de tempo. O que é ótimo, já que ela passará mais tempo aprendendo e resolvendo enigmas — e isso invariavelmente levará a uma melhora de personalidade e conhecimento para ela.

Baixe-o via App Store (iOS) ou Play Store (Android).

4. Endless Alphabet

Nem sempre a matemática é o caminho para prender a atenção dos meninos: de repente, mamãe, você deu à luz a uma pessoinha de Humanas, certo? Pensando nisso, o Endless Alphabet procura outro formato, apostando em monstros joviais para ensinar seu filho a formar sentenças completas e introduzi-lo à alfabetização básica.

É um jogo simples e gratuito, com visual que busca simular a apresentação de stickers em um caderno de leitura. E o bom é que o estúdio por trás do jogo - o Originator - traz diversos outros jogos do gênero, como introdução à leitura rápida e até um que ensina palavras simples em espanhol.

Baixe-o via App Store (iOS) ou Play Store (Android).

5. Toca Kitchen

Muitas mamães já imaginaram seus filhos como futuros campeões do Masterchef, certo? Não? Jura? Mas todo mundo gosta de comida! Tanto que Toca Kitchen, parte da série "Toca" de aplicativos, vem com a premissa de botar a criatividade infantil para trabalhar justamente na criação de alimentos.

Pense assim: lembra das brincadeiras de "cozinha" que você já deve ter feito com seus pais ou brincado com pequenos depois de adulto, onde as crianças começam a "inventar" sabores e refeições? É exatamente isso, só que via app de smartphone.

Baixe-o via App Store (iOS) ou Play Store (Android).

6. Médico Infantil: Dentista

Disponível para iOS e Android, Médico Infantil: Dentista é parte de uma série completa de jogos infantis voltados a ensinar cuidados básicos às crianças, de forma divertida e visualmente atraente. Neste caso, você tem uma série de animais com os dentes em, digamos, poucas condições de higiene, e será o trabalho do seu filhote escová-los e tratar de todos eles.

A premissa é simples e fácil de ser compreendida, daí o jogo ser recomendado para crianças a partir de 3 anos. Ademais, a série Médico Infantil também conta com outras situações clínicas reproduzidas em tom de brincadeira.

Baixe-o via App Store (iOS) ou Play Store (Android).

7. Roblox

Roblox é um jogo online mais imersivo, que permite que vocês — pais e filhos — vivam aventuras simplistas em diversos mundos. O seu aspecto mais interessante é que a maior parte destes universos pequenos foram criados pela própria comunidade formada ao redor do jogo, além de trazer opções de customização de personagens e avatares.

Além dos elementos de jogabilidade, Roblox também traz uma segurança aprimorada, permitindo que recursos como salas de chat sejam moderados ou até mesmo completamente isolados dos pequenos pelos pais.

Baixe-o via App Store (iOS) ou Play Store (Android).

8. Coloring Games: Coloring, Painting and Glow Draw

Às vezes, queremos algo não tão tecnológico. Por mais que os smartphones evoluam ao ponto de se tornarem indispensáveis para muitos de nós, há momentos em que o que queremos é algo simples: Coloring Games vem para preencher essa lacuna, oferecendo nada mais que uma série de painéis para as crianças colorirem.

Aqui, o charme fica justamente para o fato de que a tela de toque prende a atenção dos pequenos: convenhamos, qual criança não gosta de colorir "com os dedos"? Ademais, o jogo conta com ferramentas variadas de pintura (tipo de pincel, por exemplo) e modos específicos de aprendizado, com pintura por números, e ferramentas de edição criativas, como adesivos e glitter para deixar as criações infantis mais atraentes. O único problema: Coloring Games está disponível apenas para PC e Android, excluindo o iOS.

Baixe-o via Play Store (Android).

9. Minion Rush: A Despicable Me Game

Um icônico exemplo do gênero endless runner, Minion Rush coloca você no controle de um dos "minions" da franquia Meu Malvado Favorito de filmes. O jogo é exatamente o que você espera: um cenário vertical com seu minion correndo sem parar, coletando itens e desviando de obstáculos.

Minion Rush traz recursos que também apelam aos adultos, como ranking de jogadores e evolução de personagens e recursos, mas o simples fato de ser chancelado por uma das animações mais famosas dos cinemas e extremamente popular com o público infantil, tornam essa uma das opções mais óbvias para que seus filhos tenham uma forma bem duradoura de entretenimento.

Baixe-o via App Store (iOS) ou Play Store (Android).

10. Marvel: Torneio de Campeões

Finalmente, temos um jogo que não é exatamente destinado para as crianças menores (a classificação etária fala em 12 anos), mas também promete divertir aquelas com um pouquinho mais de idade. Marvel: Torneio de Campeões é, essencialmente, um jogo de luta entre os icônicos personagens da Casa das Ideias.

O mote aqui é simples: você escolhe uma série de personagens, monta uma equipe e percorre diversos mundos, enfrentando heróis e vilões em cenários pertinentes ao universo Marvel. Há aqui elementos de evolução, com a coleta de "cartas" dos personagens contribuindo para a melhoria de seus atributos; e as atualizações constantes do jogo, que claramente pega carona no universo cinematográfico da Marvel, asseguram um volume de conteúdo bastante duradouro.

Baixe-o via App Store (iOS) ou Play Store (Android).

É sempre importante ressaltar que nada do que posicionamos aqui é um substituto à atenção e cuidado vindo dos próprios pais. Entretanto, nessas horas de isolamento social, considerando que muitos dos jogos acima possuem elementos que permitem uma jogatina compartilhada, nossa lista pode ser uma boa referência para que você e seus filhos possam se distrair enquanto se divertem.

E você, tem filhos ou crianças pequenas em casa? Como estão passando por esse período? Conte para nós o que você tem feito de interessante nos comentários abaixo!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: