Dupla Jorge & Mateus dá mau exemplo ao driblar regra de isolamento social em live patrocinada

Dupla Jorge & Mateus dá mau exemplo ao driblar regra de isolamento social em live patrocinada

Imagem em circulação nas redes sociais mostra que havia um clima de festa na apresentação dos cantores sertanejos. ? ANÁLISE – Assunto na internet ao longo da madrugada deste domingo, 5 de abril, a live da dupla sertaneja Jorge & Mateus tem gerado comentários e, com razão, vem sendo condenada no tribunal das redes sociais de forma inapelável.

Intitulada Na garagem e patrocinada por marca de cerveja, com apoio de um restaurante, a longa live dos cantores na noite de sábado, 4 de abril, contabilizou 3,1 milhões de acessos simultâneos ao longo das quatro horas e meia de duração. Pareceu até show profissional, no estilo de apresentações acústicas que, não raro, geram registros audiovisuais no universo sertanejo.

A questão é que uma imagem exposta em redes sociais mostrou que havia pessoas demais no espaço armado para o show na casa do empresário da dupla. E uma imagem vale por mil palavras, como diz o clichê.

Por mais que Jorge & Mateus tenham enfatizado na live a necessidade do distanciamento social para a contenção da pandemia de coronavírus e por mais que (de acordo com a assessoria dos cantores) tenham seguido as normas de segurança do Ministério da Saúde, com o uso de luvas e álcool gel pelos profissionais envolvidos na produção, a imagem falou mais alto e insinuou um clima de festa, de confraternização. Tudo o que não é permitido em tempos de quarentena.

Imagem da live da dupla Jorge & Mateus com muita gente no mesmo espaço

Reprodução / Internet

O efeito do mau exemplo é potencializado pelo alcance massivo do som da dupla. Se a insinuação de aglomeração tivesse acontecido em live de um artista da cena indie, o exemplo seria ruim da mesma forma. Mas o alcance da imagem seria menor e, portanto, teria consequências menores. Numa live que mobilizou milhões de seguidores da dupla, a questão se torna grave porque, sabe-se, há ainda uma resistente parcela da população do Brasil que contraria as normas da quarentena e insiste em circular nas ruas, favorecendo a propagação do coronavírus.

A imagem exposta nas redes sociais com várias pessoas na live de Jorge & Mateus mostra que, a rigor, foi driblada a regra de isolamento social. Até porque não havia necessidade da presença de tanta gente no mesmo ambiente. Qual a necessidade de um garçom circular ali, servindo a cerveja da empresa patrocinadora? Nenhuma. Ficou claro que a intenção foi tão somente justificar o patrocínio obtido para a produção da live.

Como o mal já está feito, espera-se tão somente que nenhum outro artista vá reproduzir em lives futuras o mau exemplo de Jorge & Mateus.