Fim do mundo? Barulho no céu tem explicação científica e relação com pandemia

Fim do mundo? Barulho no céu tem explicação científica e relação com pandemia

Com a pandemia do coronavírus se disseminando pelo mundo de forma r√°pida, a popula√ß√£o mundial segue no isolamento social e bastante sensível a notícias que remetem a possíveis tragédias ou o fim do mundo, como muitos dizem.

Quem entrou no Twitter neste s√°bado (4) deve ter notado a hashtag #barulhonoceu entre os assuntos mais comentados da rede social. Entre memes, teorias ligadas ao coronavírus e referências com o apocalipse, o fato é que inúmeras usu√°rios de todas as regi√Ķes do país registraram através de vídeos, √°udios e mensagens o misterioso estrondo vindo do alto.

As rea√ß√Ķes foram, obviamente, as melhores possíveis:

-
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira m√£o as novidades que est√£o por vir no Canaltech.
-

Coronavírus tem rela√ß√£o indireta com o fenômeno da natureza

Conforme apurado pelo site BHAZ, que entrevistou especialistas no assunto, entre elas a professora pós-graduada em física Bruna Ignaczuk, o forte barulho tem liga√ß√£o indireta com a pandemia da COVID-19, uma vez que os níveis de polui√ß√£o diminuíram em virtude da menor atividade das pessoas pelo mundo todo.

"Pode ser que com menos funcionamento da indústria, uma quantidade menor de polui√ß√£o na atmosfera influenciou a movimenta√ß√£o dos gases", conta a especialista.

J√° sobre o que ocasiona o tal som, Bruna explica que - por mais curioso que possa parecer - o som é natural, apesar de raro, e h√° registros do mesmo na Rússia desde 2012:

"O som ocorre quando gases entram em contato com mudan√ßa de press√£o atmosférica. Como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de press√£o", explica.

E você, leitor(a), chegou a presenciar um desses barulhos? Se sim, compartilha aqui com a gente como foi essa experiência!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: