NASA mantém cronograma dos primeiros voos do Programa Artemis rumo à Lua

NASA mantém cronograma dos primeiros voos do Programa Artemis rumo à Lua

No final de janeiro, a NASA falou sobre as primeiras entregas de cargas à Lua através de duas espaçonaves desenvolvidas por empresas privadas, o que dará o pontapé inicial ao Programa Artemis - aquele que pretende levar novos astronautas para lá em 2024. Embora a epidemia de COVID-19 tenha paralisado várias atividades científicas e interrompido algumas missões no espaço, o cronograma desses lançamentos segue inalterado.

Serão, no total, 16 experimentos científicos e demonstrações de tecnologias da NASA, programados para serem enviados à Lua dentro dos módulos de pouso Peregrine e Nova-C, veículos construídos pelas companhias privadas Astrobotic e Intuitive Machines LLC, respectivamente. Ambas as empresas contratadas concordaram em realizar a missão no terceiro trimestre de 2021. No entanto, a pandemia do novo coronavírus ainda deixa a agenda sujeita a alterações.

Conceito de módulo lunar da Astrobotic (Imagem: NASA/Astrobotic)

A NASA comunicou que ambas as empresas estão operando completamente no modo de trabalho remoto, e ainda estão avaliando o que podem e o que não podem fazer no momento. Ainda assim, as cargas da NASA não correm o risco de perder a data programada para seus lançamentos - pelo menos por enquanto. Três desses equipamentos que estão sendo preparados sofrem atualmente um "impacto mínimo" com as medidas de proteção contra a COVID-19.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Já as demais cargas estão no ponto em que o trabalho será suspenso. No entanto, a NASA não pensa que essas pausas vão interferir nas datas de lançamento, pois o cronograma conta com uma margem de tempo considerando imprevistos do tipo.

Um fator que pode causar algum atraso, contudo, é a necessidade de testar os instrumentos em instalações especializadas, coisa que por enquanto não pode ser feita por causa das paralisações. A NASA, no entanto, está observando isso atentamente, e conta com a margem no cronograma para resolver o problema.

Esses instrumentos científicos estudarão a química dos materiais no regolito lunar que os astronautas poderão usar, o ambiente de radiação e a química da exosfera da Lua. Os módulos também vão realizar experimentos que testarão a navegação autônoma na órbita e na superfície lunar, além de fazer experimentos de comunicação.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: