Solidão, medo e esperança: Como são as músicas recém-lançadas, criadas durante a quarentena

Solidão, medo e esperança: Como são as músicas recém-lançadas, criadas durante a quarentena

Rapper Baco Exu do Blues fez em 3 dias EP que reflete sobre tesão no confinamento e até 'BBB20'. MV Bill e outros músicos também já cantam sobre cotidiano de uma nova realidade. Da esq. para a dir., Baco Exu do Blues, Bono, MV Bill, João Suplicy e Ryan Tedder, vocalista do OneRepublic, artistas que fizeram músicas sobre a quarentena causada pelo coronavírus

Divulgação

Em um estúdio em casa, o rapper Baco Exu do Blues produziu em três dias seu novo EP, "Não tem bacanal na quarentena", lançado nesta segunda-feira (30). Ele conta ao G1:

"Quando fico muito tempo parado, começo a ficar louco. Pra mim, fazer isso foi terapia. Trabalhar me ajuda a controlar a ansiedade."

Ele desistiu de lançar seu terceiro álbum de estúdio para se concentrar no trabalho, em grande parte focado em temas do isolamento.

Em nove músicas, aparecem a solidão, o medo e o tesão no confinamento domiciliar, críticas a ações do governo durante a pandemia e até reflexões sobre o "BBB20" - refúgio de muitos na quarentena.

"Não era um consumidor do "BBB" antes do Babu", diz o cantor. "Quando rolaram as paradas de racismo, que explodiram no Twitter, acabei acompanhando. E, quanto mais acompanhava, mais raiva tinha. E mais amor eu criava pelo Babu."

O comportamento de participantes brancos em relação ao ator no jogo gerou críticas nas redes sociais.

Capa do EP 'Não tem bacanal na quarentena', de Baco Exu do Blues

Guil

Ócio criativo

Com shows proibidos por causa da pandemia, músicos têm usado transmissões ao vivo pela internet para manter a conexão com os fãs.

Mas, como Baco, artistas também aproveitam a pausa para produzir. É natural que o cotidiano de uma nova realidade apareça nessas criações.

Imagem de divulgação do clipe de 'Quarentena', música de MV Bill

Reprodução

Em "Quarentena", MV Bill rima versos de conscientização para combater o coronavírus com reflexões sobre a postura de autoridades e uma espécie de diário de quarentena.

"Na favela, pra nós, a Covid é diferente / As casas não são grande e geralmente muita gente / Aglomeração inevitável / Alguns lugares ainda não tem água potável / Se cuida aí / Ih, que vai faltar espaço na UTI."

A música foi produzida em três dias, numa parceria à distância entre o rapper e o produtor Mortão. Um clipe foi gravado por MV Bill com um único cenário: sua casa, no Rio.

"Gravei a voz no meu quarto e fiz o vídeo sozinho na varanda. Tudo sem sair de casa", explicou o rapper, em suas redes sociais.

Também em suas redes, João Suplicy - ex-parceiro do irmão Supla no Brothers of Brazil - pediu sugestões de nome para uma composição sobre os tempos de pandemia. "Quem serão os filhos da quarentena que vão tentar nos consertar", diz a letra.

Há também quem tente enviar mensagens de esperança. Bono, vocalista do U2, disse ter se inspirado nos italianos isolados para compor a primeira música que divulgou em três anos, "Let your love be known".

Initial plugin text

Ele também dedicou a canção a médicos, enfermeiros e outros profissionais na linha de frente do combate à Covid-19. "É uma pequena melodia que escrevi há uma hora", disse, em uma transmissão pela internet, de sua casa em Dublin.

A letra cita "silêncio", "ruas desertas" e "isolamento" para dizer que a "distância" não é um obstáculo para o amor e o apoio.

Em "Better days", a banda americana OneRepublic clama por dias melhores após o isolamento. "Nós escrevemos sobre experiências e eventos reais que acontecem conosco", diz o vocalista, Ryan Tedder, em entrevista à revista "Billboard".

"E isso é o que acontece quando você escreve uma música durante uma crise."

Já que, para alguns, o ócio virou obrigação, uma onda criativa pode surgir da quarentena, na opinião de Baco. "Quem tem como fazer arte na própria casa vai acabar produzindo", diz. Tempo não vai faltar.