Falha em SSDs da HP inutiliza componentes após 40 mil horas de uso

Falha em SSDs da HP inutiliza componentes após 40 mil horas de uso

A HP está notificando clientes de que um problema em seus SSDs pode inutilizar os componentes após 40 mil horas de uso. A companhia emitiu nota em seu site oficial, avisando que uma atualização é necessária para evitar a questão.

O problema é bastante amplo e pode afetar modelos da companha tanto para servidores quanto para consumidores domésticos. Veja a lista das versões afetadas:

Tabela: Divulgação/HP

A questão está no firmware dos aparelhos. Por padrão, os SSDs da companhia rodam uma versão mais antiga que a HPD7, motivo pelo qual eles podem parar de funcionar com 40 mil horas de utilização.

-
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Parece muito, mas isso representa apenas cerca de 4 anos e meio de uso, enquanto a garantia do produto fala em 5 anos de funcionamento sem problemas. Após esse período — ou ao atingir o TBW —, a companhia já não garante mais o funcionamento adequado do componente.

Contudo, a boa notícia é que o primeiro modelo vendido ainda não bateu mais de 40 mil horas de uso. Assim, a estimativa da HP é de que a data limite para que o primeiro modelo sem o patch seja afetado em outubro deste ano. Ou seja, ainda dá tempo de sobra para atualização.

Esta é a segunda vez que a empresa emite um comunicado deste tipo. Em novembro do ano passado, a fabricante também pediu para que seus usuários atualizassem o firmware dos equipamentos para evitar falhas. Na época, a "data" da morte era depois de 32.768 horas de utilização. Contudo, no ano passado, já havia pessoas que poderiam estar na iminência de sofrer com o bug.

A questão ainda pode não ser somente resumida a produtos da HP. A Dell também comunicou usuários sobre modelos de SSD da SanDisk que também podem sofrer problemas após 40 mil horas de uso. Os modelos são:

  • LT0200MO
  • LT0400MO
  • LT0800MO
  • LT1600MO
  • LT0200WM
  • LT0400WM
  • LT0800WM
  • LT0800RO
  • LT1600RO

A atualização está disponível no site da Dell.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: