Secretaria desenvolve ações com pessoas em situação de rua para orientar sobre a covid-19

Secretaria desenvolve ações com pessoas em situação de rua para orientar sobre a covid-19

As pessoas em situação de rua são um público vulnerável e que precisa de orientação sobre como proceder com a higienização e estar ciente da necessidade de manter o distanciamento social, que são um conjunto de ações que buscam limitar o convívio social de modo a parar ou controlar a propagação de doenças contagiosas. Ação esta recomendada não somente às pessoas em situação de rua, mas sim a todos, neste momento.

No atual cenário do coronavírus (covid-19), a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mileni Arantes, vem atuando de forma direta junto aos equipamentos da Assistência Social, seguindo as orientações do Ministério da Cidadania e da Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, na quarta-feira (25/03) reuniram-se a Secretaria de Esportes e Lazer, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a Sociedade São Vicente de Paula para estruturar ações destinadas às pessoas em situação de rua.

A ação tem início nesta sexta-feira (27/03), quando os servidores do Creas, juntamente com os servidores da Secretaria de Saúde, realizarão abordagem social dos moradores de rua, orientando-os a se deslocarem até a praça Paschoal Salzano, na Vila Maria, onde poderão utilizar o banheiro público para higienização.

Além disso, entre 10 e 12 horas, será ofertada refeição para as pessoas em situação de rua na mesma praça.

As pessoas em situação de rua receberão orientações e os encaminhamentos necessários. Além disso, será agendada uma data para a vacinação contra gripe por meio da Vigilância Epidemiológica.

A secretária Mileni Arantes ressalva que diante deste cenário é extremamente importante a participação da sociedade civil. "Agradeço a Sociedade São Vicente de Paula, através da Rosalina Garcia, pelo empenho em contribuir neste momento crítico em prol das políticas públicas do município", disse.

Os interessados em realizar alguma doação podem entregar os itens na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, situada à avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, 729, Centro, das 10 às 14 horas.

O atendimento telefônico da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania é das 8 às 17 horas, pelo número 3585-6353.