Boletim 18/03 - 5 casos suspeitos para o coronavírus em Porto Ferreira

As amostras de exames dos pacientes suspeitos foram colhidas no município e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto, à espera dos resultados.

Boletim 18/03 - 5 casos suspeitos para o coronavírus em Porto Ferreira

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira divulgou na tarde desta quarta-feira (18/03) o Boletim Epidemiológico nº 2/2020, atendendo à determinação prevista no decreto municipal 1.281/2020.

Segundo o documento, existem 5 casos suspeitos para o coronavírus (Covid-19) em Porto Ferreira. As amostras de exames dos pacientes suspeitos foram colhidas no município e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto, à espera dos resultados.

Ações de prevenção que deverão ser tomadas:

· Intensificação das lavagens das mãos.

· Evitar tocar boca, olho, nariz com as mãos.

· Ao espirrar, não colocar a mão, e sim o antebraço à frente da boca.

· Evitar locais com aglomerações de pessoas.

· Manter ambientes arejados.

Sintomas do coronavírus:

· Tosse seca.

· Febre.

· Falta de ar.

· Diarreia.

· Coriza.

A orientação do Ministério da Saúde neste momento é que as pessoas fiquem em isolamento social (em casa), evitando aglomerações, principalmente idosos, pacientes crônicos, gestantes e lactantes.

Hoje houve alteração pelo Ministério da Saúde sobre os quadros classificados como suspeitos da doença. Somente irão colher exames SWAB NASO OROFARINGE, pacientes classificados como GRAVE e internados.

Toda pessoa que chegar de viagem do exterior, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal deverão ficar em isolamento domiciliar por 14 dias. Caso apresentar sintomas, tais como tosse, febre, dificuldade de respirar, coriza, dor de garganta, deverá entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3585-2993 e informar o nome, data de nascimento, endereço da residência e local onde esteve.