Câmara de Porto Ferreira adota medidas preventivas contra o coronavírus

Presidente da Câmara falou sobre algumas iniciativas no município e na Câmara no início da sessão

Câmara de Porto Ferreira adota medidas preventivas contra o coronavírus


A Câmara Municipal de Porto Ferreira tomará medidas preventivas como forma de evitar a proliferação do COVID-19 (coronavírus) e proteger vereadores, servidores e munícipes. Na noite de segunda-feira (16/03), o presidente da Câmara, vereador Gustavo Braga Coluci (PTB), falou sobre as medidas durante a sessão.

As medidas foram formuladas a partir da reunião realizada na tarde de segunda-feira na Prefeitura Municipal de Porto Ferreira e contou com a participação, além do presidente da Câmara, do vereador Alan João (PSB), do prefeito Rômulo Rippa, do vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo, da secretária de Saúde, Vera Lucia Visolli, dos juízes de direito da comarca, Dr. Valdemar Bragheto Junqueira e Dr. Rayan Vasconcelos Bezerra e dos promotores de justiça, Dr. Leandro Viola e Dr. Gustavo Luís de Oliveira Zampronho. Também acompanharam a reunião representantes dos convênios de saúde particular de Porto Ferreira, além do Hospital Dona Balbina.

"Eu acabei de sair de uma reunião na Prefeitura Municipal de Porto Ferreira para a discussão sobre ações aqui no município. Uma das ações que estão começando a propor é a suspensão das aulas a partir do dia 23, suspensão de atividades também ligadas ao esporte, cultura, lazer, suspensão imediata do CDI, CCI, entre outras ações", explicou Gustavo Braga Coluci.

Sobre a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, três pontos foram levantados. "Primeiro, os pais que trabalham, com quem as crianças vão ficar? Com idosos que correm mais risco ainda? Segundo, as aulas serão suspensas na próxima segunda-feira, como que fica a situação dos bebedouros de água dos alunos das escolas municipais? E terceiro, eu questionei sobre a merenda escolar que muitas crianças necessitam", pontuou o presidente da Câmara.

Uma das soluções dadas em relação à merenda foi a distribuição na casa das crianças. "Prefeito prontamente acionou a assistência social, a promoção social, o fundo de solidariedade, para fazer uma triagem nas escolas e enviar as merendas até as casas dos alunos. É uma situação complexa porque para os alunos irem no momento da merenda para a escola também não adiantaria nada", avaliou Gustavo Braga Coluci.

O presidente também contou que todos os dias haverá um boletim informativo sobre a situação no município. "O objetivo agora de todos é a prevenção porque o que está acontecendo na Itália se acontecer no nosso país, com a falta de infraestrutura que nós temos, imaginam se pegar de uma vez uma pandemia dessa."

Para Gustavo Braga Coluci, o momento de agir é agora. "Porque se ficar do jeito que está, nós vamos ter um problema muito sério e depois nós não vamos dar conta, nem poder público, nem poder particular e nem as nossas famílias, é grave", completou.

Durante a sessão, o presidente da Câmara também pontuou as ações tomadas dentro da Câmara Municipal. "Estamos tendo mais rigor em relação à limpeza e ao uso do álcool em gel. A sessão do dia 23 de março será sem a presença de público. Sabemos que são poucas pessoas que frequentam a Câmara Municipal, mas nós estamos apenas seguindo o que todas as cidades estão fazendo", salientou.

Por enquanto, Gustavo Braga Coluci garantiu que não haverá o cancelamento das sessões ordinárias. "Vamos suspender apenas o plenário. Todos os eventos públicos estão sendo tratado desse jeito, com seriedade e com prevenção. Peço desculpas, mas são atitudes que estão sendo tomadas em todos os locais."

A atitude, segundo o presidente, é uma forma de ser modelo. "São medidas preventivas, é pouco, mas o exemplo tem que ser dado em todas as áreas. É melhor prevenir do que depois ter que tomar uma ação muito pior", finalizou.

Na manhã desta quarta-feira (18/03), Gustavo Braga Coluci assinou o Ato da Presidência nº 08/2020 oficializando a medida de fechamento do plenário para acesso ao público, além de determinar que, até o controle do vírus, ficará suspenso o uso das dependências da Câmara pelo público externo, podendo apenas serem realizadas sessões ordinárias e extraordinárias.

Coronavírus

O novo coronavírus tem alertado o mundo inteiro após o seu surgimento em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan. A doença, batizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Covid-19, já infectou 197.146 pessoas no mundo e causou a morte de 7.905. No Brasil, o vírus já ocasionou duas mortes confirmadas e tem cerca de 350 infectados confirmados.

A Covid-19 é uma doença que causa infecção respiratória e tem como os principais sintomas febre, tosse e dificuldade de respirar. Alguns pacientes também apresentam dor, congestão nasal, coriza, dor de garganta e diarreia. Pessoas com idade acima de 60 anos e com doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares são o grupo de risco da doença e devem ficar mais atentos aos sintomas e à prevenção do coronavírus.

O principal problema para as autoridades conterem a propagação do vírus é a sua fácil transmissão que pode ocorrer de três formas: por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e fala de indivíduos; por contato físico, quando essas gotículas com o vírus alcançam mucosa dos olhos, nariz e boca por meio de beijos e abraços; e por contato em superfícies contaminadas.

Para a prevenção do coronavírus deve-se higienizar as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou com a utilização de álcool em gel 70%, higienizar as superfícies, evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca, manter os ambientes ventilados, não compartilhar itens pessoais como toalha e talheres, além de evitar aglomeração de pessoas.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira