Projeto aprovado instituirá semana de conscientização para doação de órgãos
Oriundo de anteprojeto de lei do vereador Alan João, projeto também homenageia Carla Regina Calícia
Na sessão de segunda-feira (09/03), a Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 01/2020 que institui a Semana Carla Regina Calícia no município. O projeto é resultado de anteprojeto de lei de autoria do vereador Alan João (PSB).
A Semana Carla Regina Calícia será realizada para estimular a conscientização em relação à doação de órgãos e deverá ser promovida pela Secretaria de Saúde, contando com o apoio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Cultura.
A sessão contou com a participação dos familiares da homenageada, entre eles a filha Marina, as irmãs Margarete e Andreia e o namorado da filha João. O vereador Alan João falou sobre o projeto durante a sessão. "Quero direcionar especificamente a palavra para família da Carla Regina Calícia. Eu entrei com esse anteprojeto para poder oficializar uma homenagem para a Carla."
Sobre realizar essa homenagem, o parlamentar disse ter sido difícil já que mantinha um laço de amizade com a Carla Calícia. "Era muito próximo a ela e todos os meus projetos relacionados à educação, a Carla que me auxiliava na elaboração e dessa vez não foi isso que aconteceu porque a homenagem, nesse caso, é para ela", pontuou.
Alan João detalhou sobre o início de sua amizade com a homenageada, tendo ela como uma grande apoiadora dos projetos que ele desenvolveu à frente da Secretaria de Cultura, como o Cinema nos Bairro. A primeira edição, inclusive, foi realizada na escola em que ela era diretora e foi um sucesso.
"Com isso acabamos nos aproximando muito e nos tornamos amigos e as coisas ficaram mais fáceis em relação a elaboração desses projetos. A Carla abraçava tudo, todos os projetos que envolviam os alunos, qualquer tipo de atividade. Quando eu decidi me candidatar a vereador, a Carla me auxiliou no meu programa na parte educacional. Discutimos um plano de carreira, discutimos projetos, discutimos evolução funcional", acrescentou o vereador.
Quando o anteprojeto foi feito, não havia a definição de uma temática específica para a semana. "Conversei com várias professoras que eram amigas da Carla e também com a Marina, sua filha, a respeito e alteramos alguns detalhes do projeto. Nós o direcionamos para a parte de doação de órgãos já que foi esse motivo que nos ausenta hoje a Carla", explicou Alan João.
Segundo o vereador, a doação de órgãos é um assunto de extrema relevância e ainda há muitos tabus na sociedade brasileira sobre o assunto. "Nós pretendemos fazer as palestras inclusive nas unidades escolares, Fundamental 2 e Ensino Médio, para os alunos poderem se familiarizarem com esse assunto e tirar esses tabus e as dúvidas que existem", afirmou.
Para finalizar, Alan João disse que esse projeto é uma forma de ele dizer muito obrigada à Carla Calícia pela amizade. "Mas sobretudo o tanto que ela ofereceu para o município na área da educação e todos os colegas vereadores ficaram de certa forma emocionados quando dei entrada no projeto porque sabem da importância da Carla aqui na educação ferreirense", concluiu.
O vereador Sérgio de Oliveira (DEM), que trabalhou junto com a Carla Calícia na educação municipal, disse ter feito a indicação para que a nova creche no bairro Vila Maria receba o nome de Carla Regina Calícia.
Também homenagearam e comentaram sobre o projeto os vereadores Ismael da Silva (DEM), Alessandro Bertazi (PSDB), que reforçou a importância da doação de órgãos, já que ele mesmo é transplantado, Gideon dos Santos (PSD) e Gustavo Braga Coluci (PTB).
Carla Regina Calícia
Ferreirense de nascimento, Carla Regina Calícia tinha como uma de suas marcas a busca constante por conhecimentos, estando sempre se atualizando e especializando para atuar na área que tanto apreciava: educação.
Carla Calícia estudou do primeiro ao oitavo ano na EE Washington Luiz, frequentou o CEFAM em Pirassununga se habilitando a exercer a profissão de professora. Formou-se em Pedagogia pela Unicastelo em Descalvado, no ano de 2003, se especializou em Psicopedagogia pela Universidade de Araraquara, em Educação Empreendedora na UFSJ, Práticas e Teorias em Alfabetização pela Universidade Estadual do Centro Oeste e Gestão Escolar pela Universidade Federal de Alfenas.
Exerceu sua profissão como professora nas escolas Mansão de Jesus, EMEI Laura Salgueiro Torres, EMEF Agostinho Garcia, EMEF Profa Nadir Zadra Ribaldo e EMEF Wladimir Salzano. Atuou como diretora nas EMEFs Braulio Teixeira, Sud Mennucci e Wladimir Salzano, fazendo o que amava, gestão escolar com maestria.
Dona de uma personalidade forte e de uma liderança nata, Carla Calícia sempre se destacou na educação chegando a atuar como Supervisora no Departamento de Educação entre 2013 e 2014. Faleceu em 21 de setembro de 2019, aos 46 anos, em Blumenau-SC, devido a problemas pós-operatórios decorrentes de um transplante de fígado, doença autoimune.
Deixou três filhos, Murilo Calícia Poeta, Marina Calícia Poeta, filhos do primeiro casamento, e Matheus Calícia da Silva, do segundo matrimônio. Também deixou três netos, os gêmeos Miguel e Ian, e Arthur, filhos de Murilo. Deixou como legado a fé, a força, a obstinação, a coragem e a perseverança.