Projeto aprovado instituirá semana de conscientização para doação de órgãos

Oriundo de anteprojeto de lei do vereador Alan João, projeto também homenageia Carla Regina Calícia

Projeto aprovado instituirá semana de conscientização para doação de órgãos

Na sessão de segunda-feira (09/03), a Câmara Municipal de Porto Ferreira aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 01/2020 que institui a Semana Carla Regina Calícia no município. O projeto é resultado de anteprojeto de lei de autoria do vereador Alan João (PSB).

A Semana Carla Regina Calícia será realizada para estimular a conscientização em relação à doação de órgãos e deverá ser promovida pela Secretaria de Saúde, contando com o apoio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania e Cultura.

A sessão contou com a participação dos familiares da homenageada, entre eles a filha Marina, as irmãs Margarete e Andreia e o namorado da filha João. O vereador Alan João falou sobre o projeto durante a sessão. "Quero direcionar especificamente a palavra para família da Carla Regina Calícia. Eu entrei com esse anteprojeto para poder oficializar uma homenagem para a Carla."

Sobre realizar essa homenagem, o parlamentar disse ter sido difícil já que mantinha um laço de amizade com a Carla Calícia. "Era muito próximo a ela e todos os meus projetos relacionados à educação, a Carla que me auxiliava na elaboração e dessa vez não foi isso que aconteceu porque a homenagem, nesse caso, é para ela", pontuou.

Alan João detalhou sobre o início de sua amizade com a homenageada, tendo ela como uma grande apoiadora dos projetos que ele desenvolveu à frente da Secretaria de Cultura, como o Cinema nos Bairro. A primeira edição, inclusive, foi realizada na escola em que ela era diretora e foi um sucesso.

"Com isso acabamos nos aproximando muito e nos tornamos amigos e as coisas ficaram mais fáceis em relação a elaboração desses projetos. A Carla abraçava tudo, todos os projetos que envolviam os alunos, qualquer tipo de atividade. Quando eu decidi me candidatar a vereador, a Carla me auxiliou no meu programa na parte educacional. Discutimos um plano de carreira, discutimos projetos, discutimos evolução funcional", acrescentou o vereador.

Quando o anteprojeto foi feito, não havia a definição de uma temática específica para a semana. "Conversei com várias professoras que eram amigas da Carla e também com a Marina, sua filha, a respeito e alteramos alguns detalhes do projeto. Nós o direcionamos para a parte de doação de órgãos já que foi esse motivo que nos ausenta hoje a Carla", explicou Alan João.

Segundo o vereador, a doação de órgãos é um assunto de extrema relevância e ainda há muitos tabus na sociedade brasileira sobre o assunto. "Nós pretendemos fazer as palestras inclusive nas unidades escolares, Fundamental 2 e Ensino Médio, para os alunos poderem se familiarizarem com esse assunto e tirar esses tabus e as dúvidas que existem", afirmou.

Para finalizar, Alan João disse que esse projeto é uma forma de ele dizer muito obrigada à Carla Calícia pela amizade. "Mas sobretudo o tanto que ela ofereceu para o município na área da educação e todos os colegas vereadores ficaram de certa forma emocionados quando dei entrada no projeto porque sabem da importância da Carla aqui na educação ferreirense", concluiu.

O vereador Sérgio de Oliveira (DEM), que trabalhou junto com a Carla Calícia na educação municipal, disse ter feito a indicação para que a nova creche no bairro Vila Maria receba o nome de Carla Regina Calícia.

Também homenagearam e comentaram sobre o projeto os vereadores Ismael da Silva (DEM), Alessandro Bertazi (PSDB), que reforçou a importância da doação de órgãos, já que ele mesmo é transplantado, Gideon dos Santos (PSD) e Gustavo Braga Coluci (PTB).


Carla Regina Calícia

Ferreirense de nascimento, Carla Regina Calícia tinha como uma de suas marcas a busca constante por conhecimentos, estando sempre se atualizando e especializando para atuar na área que tanto apreciava: educação.

Carla Calícia estudou do primeiro ao oitavo ano na EE Washington Luiz, frequentou o CEFAM em Pirassununga se habilitando a exercer a profissão de professora. Formou-se em Pedagogia pela Unicastelo em Descalvado, no ano de 2003, se especializou em Psicopedagogia pela Universidade de Araraquara, em Educação Empreendedora na UFSJ, Práticas e Teorias em Alfabetização pela Universidade Estadual do Centro Oeste e Gestão Escolar pela Universidade Federal de Alfenas.

Exerceu sua profissão como professora nas escolas Mansão de Jesus, EMEI Laura Salgueiro Torres, EMEF Agostinho Garcia, EMEF Profa Nadir Zadra Ribaldo e EMEF Wladimir Salzano. Atuou como diretora nas EMEFs Braulio Teixeira, Sud Mennucci e Wladimir Salzano, fazendo o que amava, gestão escolar com maestria.

Dona de uma personalidade forte e de uma liderança nata, Carla Calícia sempre se destacou na educação chegando a atuar como Supervisora no Departamento de Educação entre 2013 e 2014. Faleceu em 21 de setembro de 2019, aos 46 anos, em Blumenau-SC, devido a problemas pós-operatórios decorrentes de um transplante de fígado, doença autoimune.

Deixou três filhos, Murilo Calícia Poeta, Marina Calícia Poeta, filhos do primeiro casamento, e Matheus Calícia da Silva, do segundo matrimônio. Também deixou três netos, os gêmeos Miguel e Ian, e Arthur, filhos de Murilo. Deixou como legado a fé, a força, a obstinação, a coragem e a perseverança.



Acompanhantes Goianiauniversitariasclub