BRK realiza lavagem preventiva de quase 25 km de redes de esgoto em Porto Ferreira no primeiro trimestre de 2025
Manutenção preventiva garante eficiência e cuidado com o meio ambiente na cidade
A rotina de um sistema de esgotamento sanitário é invisível para a maior parte da população. No entanto, diversas ações essenciais são realizadas para garantir o funcionamento adequado das redes, prevenindo transtornos e protegendo o meio ambiente. Um exemplo disso é o trabalho de lavagem preventiva realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira.
No primeiro trimestre de 2025, a concessionária executou a limpeza preventiva de quase 25 quilômetros de tubulações de esgoto no município. O trabalho é realizado continuamente na cidade e reforça o compromisso com a gestão responsável dos recursos e a manutenção contínua do sistema.
"Esse é um trabalho que tem como foco principal a prevenção. Manter as redes limpas evita acúmulo de resíduos, reduz riscos de obstruções e contribui para a eficiência do sistema de esgotamento sanitário como um todo", destaca Alex Zampieri, gerente de operações da BRK em Porto Ferreira.
No primeiro trimestre de 2025, a BRK realizou 111 desobstruções nas redes coletoras de esgoto na cidade. Esse trabalho corretivo é importante, mas o foco da concessionária está na prevenção: ações como a lavagem preventiva das redes ajudam a reduzir a necessidade de intervenções emergenciais, garantindo maior eficiência ao sistema. "Nós fazemos um acompanhamento contínuo dos indicadores para planejar as ações e focar em pontos que são mais críticos no município. Isso otimiza recursos e gera impactos positivos no sistema", destaca o gerente.
Além da lavagem das redes, outro dado chama atenção: a redução expressiva na quantidade de lixo e areia retirada das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs). No primeiro trimestre de 2025, foram removidas 12,9 toneladas de lixo e 35,6 toneladas de areia, contra 48,3 toneladas de lixo e 109,5 toneladas de areia no mesmo período do ano anterior. "Isso demonstra não só um trabalho preventivo da concessionária, mas também uma conscientização por parte da população que tem se atentado aos cuidados com as redes coletoras", explica Alex.
Esse resultado reforça a importância do descarte correto de resíduos, uma responsabilidade compartilhada entre poder público, concessionária e moradores. O lançamento de lixo doméstico em ralos, vasos sanitários ou redes pluviais pode gerar impactos no funcionamento de todo o sistema de esgotamento sanitário, prejudicando não só o meio ambiente, mas também a saúde dos moradores.