Vivendo, Amando e Aprendendo: A Essência do Amor Segundo Leo Buscaglia
O autor nos coloca para refletir sobre movimentos que fazemos no nosso cotidiano que pouco a pouco nos torna "zumbis" da modernidade, entretanto isso nos custa caro demais para nossa saúde mental, emocional, relacional e, por consequência profissional, física e social.
Leo Buscaglia dedicou sua vida a um tema essencial e, ao mesmo tempo, desafiador: o amor. Escritor e professor ítalo-americano, ele não apenas escreveu sobre o assunto, mas também ensinou, levando o amor para dentro das salas de aula da University of Southern California. Suas palestras, recheadas de emoção e sensibilidade, deram origem ao livro Vivendo, Amando e Aprendendo, uma obra atemporal que nos convida a refletir sobre a maneira como nos relacionamos com os outros e conosco mesmos. Em um mundo cada vez mais acelerado e individualista, revisitar essa leitura é um convite para resgatar a essência do amor em sua forma mais pura e transformadora.
Foto escritor
Leo Buscaglia nasceu em 31 de março de 1924, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Estudou na Theodore Roosevelt High School e posteriormente ingressou na Universidade do Sul da Califórnia (USC), onde se formou e seguiu carreira acadêmica, tornando-se professor na USC Rossier School of Education. Além de educador, destacou-se como escritor e romancista, sendo amplamente reconhecido por suas obras sobre o amor e as relações humanas. Buscaglia lecionou na Universidade do Sul da Califórnia por muitos anos e foi idealizador de um curso inovador sobre o amor. Faleceu em 12 de junho de 1998, aos 74 anos, vítima de um enfarte agudo do miocárdio, deixando um legado de ensinamentos que continuam a inspirar gerações.
Foi professor e escritor ítalo-americano, que ministrou aulas na University of Southern California - EUA, tendo sido autor de artigos para o New York Times sobre assuntos relacionados ao amor e sobre o humano. E também foi idealizador de um curso sobre Amor na própria universidade. "Ao que eu saiba, somos a única escola do país, e talvez no mundo, que tem uma disciplina chamada "Amor, 1 A", e eu o único professor bastante louco a ponto de ensiná-la"''
Leo Buscaglia foi um dos maiores escritores acerca do Amor dos últimos tempos. Seus livros mudaram a maneira como muitas pessoas viam o Amor, sempre exaltando as idéias de se viver o momento, expressar o amor que se sente por alguém e não criar expectativas.
Criou, antes de morrer, a ONG Felice, dedicada à ajuda aos carentes em todo o mundo. Por uma estranha coincidência do Destino, faleceu aos 74 anos no dia 12 de junho de 1998 (dia dos Namorados no Brasil); de ataque cardíaco enquanto dormia em sua casa no lago Tahoe, California. Esteve uma vez no Brasil, em 1995, onde deu uma série de palestras.
SOBRE O LIVRO: capa
Reler esse livro depois de tanto tempo foi muito interessante. Nele, Léo Buscaglia apresenta uma coletânea de suas palestras e fala utilizando uma linguagem simples sobre o amor, não como algo fácil, porém como extremamente necessário. Tão necessário que criou um curso universitário sobre o assunto.
Viver o amor não é fácil também, até porque nos deparamos com o outro no caminho... mas é surpreendentemente maravilhoso. Olhar para o outro com amor não é para qualquer um e, quando você se vê como fonte geradora de amor e se permite vivê-lo, isso naturalmente chega nas pessoas. Você faz com que o amor ultrapasse, exale!
Mas que amor é esse? Nosso leitor pode pensar em muitos tipos de amor e o livro é abrangente. Porém o amor de que se trata aqui é aquele que tem seu significado primeiro no dicionário: forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais. Aquele que me faz um ser humano melhor, porque agindo com amor ao próximo, tenho atitudes mais solidárias e humanas.
E você acha que isso ainda existe? Ainda mais na atualidade tão fria e líquida? Ah, é por isso que a releitura desta bela obra se faz necessária: repensar seus propósitos de vida, suas relações interpessoais, suas atitudes em detrimento daquilo que você cobra tanto do outro, em meio a correria do dia a dia que desumaniza e descaracteriza.
O autor nos coloca para refletir sobre movimentos que fazemos no nosso cotidiano que pouco a pouco nos torna "zumbis" da modernidade, entretanto isso nos custa caro demais para nossa saúde mental, emocional, relacional e, por consequência profissional, física e social.
Acredito que a mensagem principal do livro é deixar o amor fluir de dentro para fora, mesmo que isso pareça loucura. Valorizar o tempo presente. Oferecer o seu melhor.
O livro também nos convida a nos tornarmos nós mesmos, "a nossa singularidade, a nossa originalidade", visto que tem tanta gente tentando nos fazer ser aquilo que esperam ou que é esperado, que não somos.
"Vivendo, amando e aprendendo" é uma aula que prepara qualquer um de nós para um melhor relacionamento com a vida e com aqueles que nos cercam. Doar, aceitar, não se intimidar por limites e adversidades, confiar, bem-viver e amar, sobretudo amar. Essas são algumas das lições presentes no livro de Léo Buscaglia