O humor leve de Verissimo para dias quentes

Comédias Brasileiras de Verão

O humor leve de Verissimo para dias quentes

Luis Fernando Verissimo, mestre da crônica e do humor inteligente, nos presenteia em Comédias Brasileiras de Verão com textos leves e espirituosos, perfeitos para dias ensolarados. Com sua escrita afiada e bem-humorada, ele captura situações do cotidiano brasileiro com ironia e perspicácia, tornando a leitura um verdadeiro refresco para a alma.


Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936) é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista, dramaturgo e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 80 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Erico Verissimo

POPULARIDADE NACIONAL – ALGUNS TRABALHOS:

Em 1975, voltou ao jornal Zero Hora, onde permanece até hoje, e passou a escrever semanalmente também no Jornal do Brasil, tornando-se nacionalmente conhecido.[1] Publicou nesse ano seu segundo livro de crônicas, A Grande Mulher Nua[1] e começou a desenhar a série "As Cobras", que no mesmo ano já rendeu uma primeira publicação de cartuns.

Em 1979, publicou seu quinto livro de crônicas, Ed Mort e Outras Histórias, o primeiro pela Editora L&PM, com a qual trabalharia durante 20 anos. O título do livro refere-se àquele que viria a ser um dos mais populares personagens do autor, um detetive particular carioca, de língua afiada, coração mole e sem um tostão no bolso, satirizando o gênero noir e os livros policiais de Raymond Chandler e Dashiell Hammett. Ed Mort passaria a protagonizar uma tira de quadrinhos desenhada por Miguel Paiva e publicada em centenas de jornais diários, gerando uma série de cinco álbuns de quadrinhos (1985-1990) e ainda um filme com Paulo Betti no papel título.

Em 1981, o livro O Analista de Bagé, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, esgotou sua primeira edição em dois dias, tornando-se fenômeno de vendas em todo o país. O personagem, criado (mas não aproveitado) para um programa humorístico de televisão com Jô Soares, é um psicanalista de formação freudiana ortodoxa, mas com o sotaque, o linguajar e os costumes típicos da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. A contradição entre a sofisticação da psicanálise e a "grossura" caricatural do gaúcho da fronteira gerou situações engraçadíssimas, que Verissimo soube explorar com talento em dois livros de contos, um de quadrinhos (com desenhos de Edgar Vasques) e uma antologia.

Neste livro, escrito em 2009, Luis Fernando Veríssimo coloca as férias da classe média nacional no microscópio e mostra o momento em que afloram seus desejos e obsessões. O autor analisa as ambiguidades humanas de forma bem-humorada e revela as fraquezas nossas de cada dia.

As subdivisões do livro trazem os temas: Eles e elas; Obsessões, Separações, A vida em bando e Álbum de família e, cada tema tem várias crônicas.

Veríssimo faz muitas referências a cultura brasileira, num livro gostoso de ler e traz assuntos variados de forma a prender o leitor. O resultado é um livro muito crítico e muito divertido sobre a família brasileira.

Acompanhantes Goianiauniversitariasclub